x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
    Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1

Adaptar freio a disco traseiro, pode?

Fala, povo!

Estou pensando em instalar um kit de freio a disco traseiro na minha viatura (que originalmente tem freio a tambor), e antes de pensar nos prós e contras, gostaria de saber o que a legislação fala sobre essa mudança, se é permitida ou não, e se seria necessário a vistoria técnica e alteração na documentação do veículo.

Há rumores que o DETRAN da minha cidade irá adotar em breve aquela vistoria anual de emissão de poluentes, e estou querendo evitar futuras dores de cabeça com os homis nessas vistorias e eventuais blitzs.

[]'s

Citação Postado originalmente por Jeanilson Ver Post
    Fala, povo!

Estou pensando em instalar um kit de freio a disco traseiro na minha viatura (que originalmente tem freio a tambor), e antes de pensar nos prós e contras, gostaria de saber o que a legislação fala sobre essa mudança, se é permitida ou não, e se seria necessário a vistoria técnica e alteração na documentação do veículo.

Há rumores que o DETRAN da minha cidade irá adotar em breve aquela vistoria anual de emissão de poluentes, e estou querendo evitar futuras dores de cabeça com os homis nessas vistorias e eventuais blitzs.

[]'s
    Jeanilson, quanto ao detran acho que não tem problemas, estas vistorias são feitas para o motor e não para o restante, tem um jipe aqui do forum que passou pela vistoria em Brasilia com pneus 35 e não reclamaram, só encheram o paciencia dele por conta do câmbio e mesmo assim conseguiu provar que o câmbio era original do veiculo ! Ele usa disco na traseira tambem e passou pela vistoria !

Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 12
    Nunca soube de caso em que encrencaram. Em Band essa adaptação é bem comum e não dá problema.
    SW4 95 caveirão

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    PODE MANDAR FREIO A DISCO NA TRASEIRA E SEJA MAIS UM FELIZ E SEM DOR DE CABEÇA COM FREIO .

Fica tranquilo que não tem problema algum .

Eu coloquei no meu ENGESA e RECOMENDO .

Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0
    Fala, povo!
    []'s
    jeanilson, inspeção tecnica aqui no DF? Só rumores mesmo. Que vai acontecer, isso vai, mas acredito que tá bem longe disso. Em relação ao freio a disco, não vejo problema nenhum, até porque freio a disco, desde que bem instalado, é infinitamente melhor que o a tambor. Como poderiam reclamar de algo que dá mais segurança contra um que não dá a mesma segurança? Digo que se bem instalado e equacionado pro veiculo. Colocar freio de uno em um jeep, aí é querer ajuda de santo demais né. E outra: a inspeção tecnica é em relação a diminuição de poluentes e modificações ligada aos motores. O restante, só em inspeções tecnicas, que aqui em Brasilia são na "finatec" e uma outra que não sei o nome. Tenho freio a disco nas 4 rodas e fiz recentemente vistoria de transferencia de documento pro meu nome. Ficaram mais "'babando" o jeep (como já é comum com todo dono de jeep, aquelas perguntas basicas, como: " Esse sobre até parede né?" rs...) do que realmente inspecionar o jeep pra valer. Olharam somente o numero do chassi e o numero do motor. O resto, só elogios!

Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Obrigado à todos pelas respostas !

Citação Postado originalmente por GBarros Ver Post
    jeanilson, inspeção tecnica aqui no DF? Só rumores mesmo. Que vai acontecer, isso vai, mas acredito que tá bem longe disso. Em relação ao freio a disco, não vejo problema nenhum, até porque freio a disco, desde que bem instalado, é infinitamente melhor que o a tambor. Como poderiam reclamar de algo que dá mais segurança contra um que não dá a mesma segurança? Digo que se bem instalado e equacionado pro veiculo. Colocar freio de uno em um jeep, aí é querer ajuda de santo demais né. E outra: a inspeção tecnica é em relação a diminuição de poluentes e modificações ligada aos motores. O restante, só em inspeções tecnicas, que aqui em Brasilia são na "finatec" e uma outra que não sei o nome. Tenho freio a disco nas 4 rodas e fiz recentemente vistoria de transferencia de documento pro meu nome. Ficaram mais "'babando" o jeep (como já é comum com todo dono de jeep, aquelas perguntas basicas, como: " Esse sobre até parede né?" rs...) do que realmente inspecionar o jeep pra valer. Olharam somente o numero do chassi e o numero do motor. O resto, só elogios!
    GBarros,

Para a legislação de trânsito não interessa se a modificação foi bem feita, se é para melhorar a segurança, etc., se alterou as características originais do veículo (seja elas quais foram), está irregular e ponto . Mas fico tranquilo em saber que os Homis não implicam tanto assim com o tipo de freio instalado.

Pode deixar que quando for mexer nos freios, vou fazer algo bem feito. Provavelmente devo pegar um kit americano plug'n'play, mas isso é assunto para outro tópico...

[]'s

Usuário
    Entrada
    28/12/2011
    Local
    Niterói/RJ
    Obrigado à todos pelas respostas !

GBarros,

Para a legislação de trânsito não interessa se a modificação foi bem feita, se é para melhorar a segurança, etc., se alterou as características originais do veículo (seja elas quais foram), está irregular e ponto . Mas fico tranquilo em saber que os Homis não implicam tanto assim com o tipo de freio instalado.

Pode deixar que quando for mexer nos freios, vou fazer algo bem feito. Provavelmente devo pegar um kit americano plug'n'play, mas isso é assunto para outro tópico...

[]'s
    O dia que algum policial rodoviario ou alguem do detran souber que tipo de freio vem original no seu carro. Eles vão parar de idiotices e fazer uma vistoria seria!

Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    A vistoria depende mais do vistoriador do que da lei
    Aqui em Goiânia levei a minha L200 RS de competição para fazer a vistoria e ela passou tranquilamente!
    O cara olhou tudo, abriu a frente de fibra, interior, (até achou legal o volante removível e o fato das portas dianteiras terem sido trocadas pela de ferro completas), gaiola interna, e o escambau, e no final liberou o carro tranquilamente,

No outro dia levei o Pajero TR4 originaleco do meu pai, ai peguei outro vistoriador, e o cara já veio reclamando do pneu, alegando que estava ruim, e acabou reprovando o carro por estar com a borracha do limpador traseiro solta e sem o registro gravado no vidro dianteiro.
    Cabe a ressalva que a RS não tinha este registro em nenhum dos vidros!!!

Ou seja independente do caro. o que vale é o humor do vistoriador....

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Qual freio a disco adaptar na suspensao do fusca?????
      Por benzinox no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 5
      Última resposta: 13/05/2011, 18:52
    2. Kit Freio A Disco Traseiro
      Por geraldo paulino filho no fórum JPX
      Respostas: 46
      Última resposta: 23/12/2010, 10:46
    3. Adaptar freio a disco ventilado no Javali
      Por julianoch no fórum Outros
      Respostas: 17
      Última resposta: 01/10/2010, 09:55
    4. Respostas: 3