Estou pensando em instalar um kit de freio a disco traseiro na minha viatura (que originalmente tem freio a tambor), e antes de pensar nos prós e contras, gostaria de saber o que a legislação fala sobre essa mudança, se é permitida ou não, e se seria necessário a vistoria técnica e alteração na documentação do veículo.
Há rumores que o DETRAN da minha cidade irá adotar em breve aquela vistoria anual de emissão de poluentes, e estou querendo evitar futuras dores de cabeça com os homis nessas vistorias e eventuais blitzs.
Estou pensando em instalar um kit de freio a disco traseiro na minha viatura (que originalmente tem freio a tambor), e antes de pensar nos prós e contras, gostaria de saber o que a legislação fala sobre essa mudança, se é permitida ou não, e se seria necessário a vistoria técnica e alteração na documentação do veículo.
Há rumores que o DETRAN da minha cidade irá adotar em breve aquela vistoria anual de emissão de poluentes, e estou querendo evitar futuras dores de cabeça com os homis nessas vistorias e eventuais blitzs.
[]'s
Jeanilson, quanto ao detran acho que não tem problemas, estas vistorias são feitas para o motor e não para o restante, tem um jipe aqui do forum que passou pela vistoria em Brasilia com pneus 35 e não reclamaram, só encheram o paciencia dele por conta do câmbio e mesmo assim conseguiu provar que o câmbio era original do veiculo ! Ele usa disco na traseira tambem e passou pela vistoria !
Fala, povo!
Estou pensando em instalar um kit de freio a disco traseiro na minha viatura (que originalmente tem freio a tambor), e antes de pensar nos prós e contras, gostaria de saber o que a legislação fala sobre essa mudança, se é permitida ou não, e se seria necessário a vistoria técnica e alteração na documentação do veículo.
Há rumores que o DETRAN da minha cidade irá adotar em breve aquela vistoria anual de emissão de poluentes, e estou querendo evitar futuras dores de cabeça com os homis nessas vistorias e eventuais blitzs.
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jeanilson, inspeção tecnica aqui no DF? Só rumores mesmo. Que vai acontecer, isso vai, mas acredito que tá bem longe disso. Em relação ao freio a disco, não vejo problema nenhum, até porque freio a disco, desde que bem instalado, é infinitamente melhor que o a tambor. Como poderiam reclamar de algo que dá mais segurança contra um que não dá a mesma segurança? Digo que se bem instalado e equacionado pro veiculo. Colocar freio de uno em um jeep, aí é querer ajuda de santo demais né. E outra: a inspeção tecnica é em relação a diminuição de poluentes e modificações ligada aos motores. O restante, só em inspeções tecnicas, que aqui em Brasilia são na "finatec" e uma outra que não sei o nome. Tenho freio a disco nas 4 rodas e fiz recentemente vistoria de transferencia de documento pro meu nome. Ficaram mais "'babando" o jeep (como já é comum com todo dono de jeep, aquelas perguntas basicas, como: " Esse sobre até parede né?" rs...) do que realmente inspecionar o jeep pra valer. Olharam somente o numero do chassi e o numero do motor. O resto, só elogios!
jeanilson, inspeção tecnica aqui no DF? Só rumores mesmo. Que vai acontecer, isso vai, mas acredito que tá bem longe disso. Em relação ao freio a disco, não vejo problema nenhum, até porque freio a disco, desde que bem instalado, é infinitamente melhor que o a tambor. Como poderiam reclamar de algo que dá mais segurança contra um que não dá a mesma segurança? Digo que se bem instalado e equacionado pro veiculo. Colocar freio de uno em um jeep, aí é querer ajuda de santo demais né. E outra: a inspeção tecnica é em relação a diminuição de poluentes e modificações ligada aos motores. O restante, só em inspeções tecnicas, que aqui em Brasilia são na "finatec" e uma outra que não sei o nome. Tenho freio a disco nas 4 rodas e fiz recentemente vistoria de transferencia de documento pro meu nome. Ficaram mais "'babando" o jeep (como já é comum com todo dono de jeep, aquelas perguntas basicas, como: " Esse sobre até parede né?" rs...) do que realmente inspecionar o jeep pra valer. Olharam somente o numero do chassi e o numero do motor. O resto, só elogios!
GBarros,
Para a legislação de trânsito não interessa se a modificação foi bem feita, se é para melhorar a segurança, etc., se alterou as características originais do veículo (seja elas quais foram), está irregular e ponto . Mas fico tranquilo em saber que os Homis não implicam tanto assim com o tipo de freio instalado.
Pode deixar que quando for mexer nos freios, vou fazer algo bem feito. Provavelmente devo pegar um kit americano plug'n'play, mas isso é assunto para outro tópico...
Para a legislação de trânsito não interessa se a modificação foi bem feita, se é para melhorar a segurança, etc., se alterou as características originais do veículo (seja elas quais foram), está irregular e ponto . Mas fico tranquilo em saber que os Homis não implicam tanto assim com o tipo de freio instalado.
Pode deixar que quando for mexer nos freios, vou fazer algo bem feito. Provavelmente devo pegar um kit americano plug'n'play, mas isso é assunto para outro tópico...
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O dia que algum policial rodoviario ou alguem do detran souber que tipo de freio vem original no seu carro. Eles vão parar de idiotices e fazer uma vistoria seria!
A vistoria depende mais do vistoriador do que da lei
Aqui em Goiânia levei a minha L200 RS de competição para fazer a vistoria e ela passou tranquilamente!
O cara olhou tudo, abriu a frente de fibra, interior, (até achou legal o volante removível e o fato das portas dianteiras terem sido trocadas pela de ferro completas), gaiola interna, e o escambau, e no final liberou o carro tranquilamente,
No outro dia levei o Pajero TR4 originaleco do meu pai, ai peguei outro vistoriador, e o cara já veio reclamando do pneu, alegando que estava ruim, e acabou reprovando o carro por estar com a borracha do limpador traseiro solta e sem o registro gravado no vidro dianteiro.
Cabe a ressalva que a RS não tinha este registro em nenhum dos vidros!!!
Ou seja independente do caro. o que vale é o humor do vistoriador....