x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35
  • #1
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0

    Instalação de guincho elétrico - dicas, sugestões e experiências




    Olá a todos, estou instalando um guincho elétrico na minha viatura e gostaria de colher algumas informações.

    Devido o fato do meu carro possuir um sistema elétrico/eletrônico bastante complexo, optei por fazer um sistema totalmente independente para o guincho.

    Sendo assim, vou instalar uma bateria e um alternador exclusivos para ele.

    Minha dúvida vêm exatamente na forma adequada para se fazer isso.

    Existe um alternador mais indicado para esse serviço???? Qual seria a configuração adequada???

    Bateria, quais propriedades mais adequadas para esse serviço???? Existe um modelo mais indicado???

    Cabeamento, existe uma bitola adequada???

    Sistema de segurança, é interessante uma chave geral no cabo positivo, de preferência perto da bateria????

    Interruptores, disjuntores, o que mais é indicado par um serviço seguro e eficiente do guincho???

    Aguardo respostas...


    Abraços a todos

  • #2
    Não seria mais prático instalar o guincho com uma chave geral exclusiva e uma bateria porrada (tipo essas optima yellow)? Acredito que mesmo colocando duas baterias, seria mais fácil que instalar outro alternador para o guincho...
    []'s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #3
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Então, minha preocupação é com a interação da bateria acessória com o sistema elétrico do carro.

    Na Dakota, quem controla o alternador é o módulo da injeção, que controla praticamente tudo no carro.

    Já peguei relatos de Dakotas com problemas severos no gerenciamento eletrônico provocados por guinchos elétricos e sistemas de som mais potentes.

    A idéia então de colocar outro alternador elimina esse problema. Espaço tem de sobra no cofre do motor.

    Minha maior dúvida agora consiste em qual tipo de bateria seria a mais indicada.

    Uma bateria de arranque, ou estacionária????


    Abraços a todos

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/02/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Idade
    42
    Posts
    165
    Agradecimentos: 8
    Opa, tenho uma F75 com um 4.1 MPFI e tem alternador de 90 amperes.
    Coloquei uma bateria optimal de 55A amarela e um guincho de 13mil libras e não tenho problemas com o guincho e a instalação.
    Tanto que separei os reles do guincho, tendo até uma perda extra, alem de toda parafernalia de um injetado.
    Quanto ao sistema da dakota, não sei, mas no geral não precisa de outro alternador.
    Jeferson
    F75 Estendida 4.1I; Cambio 5M e tcase Band; Guincho Mec Diant e Elétrico Tras

  • #5
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    É o que todos me dizem, mas tenho meus receios.

    No seu Jeep, o módulo só controla a injeção.

    No meu carro, controla todos os marcadores do painel, funcionamento do ar condicionado, ABS, AirBag, computador de bordo, e o alternador.

    Tenho motivos para me preocupar????

    Espaço tem de sobra, e tenho idéia de colocar um alternado do NewCivic ou do Honda City, que são bem compactos e já encontrei por R$200,00 para comprar.

    Vale a pena ou não vale????


    Abraços a todos

  • #6
    Renato,

    Quanto a Bateria ela deve ter amperagem CCA (cold cracking ampere) de preferência MAIOR do que a amperagem demandada pelo guincho (em geram vem escrito nas especificações), além disso deve ter capacidade de ciclos de descarga longos, pois a drenagem provocada pelo guincho é enorme, mesmo com um bom alternador funcionando.

    Baterias "grandes" tipo 90Ah ou maiores com CCA adequado dão uma mãozinha.

    Outro ponto importante é a bitola dos cabos que devem ser ligados DIRETAMENTE na bateria e o aterramento (que costuma ser negligenciado)

    Quanto a eletrônica do teu carro X guincho, não tenho conhecimento suficiente para opinar.

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #7
    Aqui já vi instalado guincho em muitos veículos eletrônicos, como cherokee, hilux d4d e nunca deu problema. Usa o guincho com o carro ligado com bateria normal, Moura, Bosch... de 70 amp pra cima.
    Ainda não deu problema em nenhum por causa do guincho..
    []'s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #8
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Pois é, acabei de receber uma notícia que um amigo derreteu o fuel tech do Jeep dele enquanto usava o guincho.

    As variações de tensão são muito grandes.

    Tio Eddie, sei que é uma pergunta capciosa, mas o tipo de bateria acredito ser mais importante do que a capacidade dela.

    BAterias convencionais, denominadas bateria de arranque, são projetadas para oferecer o máximo de corrente porém num intervalo de tempo curto. Tempo esse suficiente para dar a partida no motor.

    Baterias estacionárias, são projetadas para oferecer o máximo de corrente pelo máximo de tempo possível. Quando descarregadas completamente, consegue retomar sua carga sem sequelas, contrário do que ocorre com as de arranque que cada vez que perdem parte da sua carga, acabam tendo o tempo de vida útil reduzido.

    Pesquisando, encontrei baterias projetadas para tocar motores elétricos para pescaria. Acredito ser uma opção razoável, mas não encontrei maiores detalhes a respeito do produto.




    Abraços a todos

  • #9
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Pois é, acabei de receber uma notícia que um amigo derreteu o fuel tech do Jeep dele enquanto usava o guincho.

    As variações de tensão são muito grandes.

    Tio Eddie, sei que é uma pergunta capciosa, mas o tipo de bateria acredito ser mais importante do que a capacidade dela.

    BAterias convencionais, denominadas bateria de arranque, são projetadas para oferecer o máximo de corrente porém num intervalo de tempo curto. Tempo esse suficiente para dar a partida no motor.

    Baterias estacionárias, são projetadas para oferecer o máximo de corrente pelo máximo de tempo possível. Quando descarregadas completamente, consegue retomar sua carga sem sequelas, contrário do que ocorre com as de arranque que cada vez que perdem parte da sua carga, acabam tendo o tempo de vida útil reduzido.

    Pesquisando, encontrei baterias projetadas para tocar motores elétricos para pescaria. Acredito ser uma opção razoável, mas não encontrei maiores detalhes a respeito do produto.




    Abraços a todos
    Renato,

    Independente da bateria, o guincho precisa da corrente (amperagem) adequada para seu funcionamento sob carga. Logo o melhor dos mundos seria uma bateria com CCA adequado para o guincho.

    Já tive situações que o alternador deu mau contato (estava com água quase no capô) e quando a cara da Milona saiu da água, ele não mandava energia suficiente, logo o guincho não tinha "força" suficiente para tirar o carro pois a bateria era de 75Ah (660CCA) e o alternador, naquele momento, praticamente não carregava nada.

    Outro lembrete, comumente ignorado, é a forma de operar o guincho elétrico. Se recomenta algo entre 15-30 segundos puxando para um intervalo igual, sem puxar visando não torrar os solenóides e não deixar o guincho esquentar (não muito..).

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #10
    Usuário
    Entrada
    01/12/2011
    Idade
    49
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Acabei de colocar um parachoque e um guincho na minha XJ.
    Preciso fazer a instalação
    Poderiam me sugerir um local em SP, principalmente,
    para me auxiliar em relação a análise de bateria, alternador...
    Valeu

  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/02/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Idade
    42
    Posts
    165
    Agradecimentos: 8
    E ai Renato conseguiu instalar? boa sorte.
    Jeferson
    F75 Estendida 4.1I; Cambio 5M e tcase Band; Guincho Mec Diant e Elétrico Tras

  • #12
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Sim o guincho está no lugar, o parachoque ficou pronto tem pouco mais de uma semana.

    Agora, estou correndo atras do alternador e da bateria.

    Abraços a todos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Duvidas na Instalação de Guincho Eletrico
      Por Bernardaomodificado69 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 42
      Última resposta: 23/10/2018, 11:22
    2. Respostas: 13
      Última resposta: 26/09/2018, 19:12
    3. Respostas: 3
      Última resposta: 30/01/2012, 17:55
    4. Esquema elétrico e sugestões
      Por CAVESO no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 30
      Última resposta: 25/07/2009, 21:34
    5. Quero trocar meu carro, preciso de sugestões e dicas
      Por dpab no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 19
      Última resposta: 08/06/2004, 11:05

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade