Sou um apaixonado por veiculos a diesel e o mundo offroad como um todo, mas tb sempre fui preocupado com a questao ambiental, preservacao dos recursos naturais e do meio ambiente etc, o que cria um conflito interno muito grande.
Porem ao navegar na internet encontrei algumas materias falando sobre o biodiesel e fiquei muito entusiasmado com o que li.
O biodiesel eh um combustivel com as mesmas propriedades quimicas do diesel oriundo de petroleo, so que livre de enxofre, o que o faz um combustivel muito menos poluente emitindo menos particulas e produzindo menos CO2 que na queima de gasolina por exemplo.
Li este artigo sobre a poluicao dos motores a diesel, queria compartilhar com voces o artigo.
Alem disso no processo de producao de biodiesel e utilizado alcool isopropilico, soda caustica e oleo de origem vegetal ou animal (oleo de cozinha, de mamona e ate cebo animal), que reagindo num recipiente a 52 graus durante algumas horas forma biodiesel e glicerina pura, (na mistura do alcool e a soda caustica e formado um gas que li que era corrosivo mas n consegui achar nada que fale a respeito do potencial de poluicao deste gas, porem ele e liberado em pouquissima quantidade). Ao analizarmos que o poder de poluicao do oleo de cozinha, por exemplo, e de 1 litro de oleo para poluir ate mil litros de agua, reforcamos o potencial ambiental que tem o processo de producao deste combustivel ao reciclar este oleo, alem de a glicerina poder ser utilizada na industria de cosmeticos e produtos de limpeza.
O carbono produzido na queima deste combustivel, na teoria, e quase que completamente (senaum eh completamente) compensado pelo carbono absorvido pelo processo de cultivo das planas que deram origem aos oleos usados na producao.
O processo e tao simples que algumas empresas vendem a maquina para fazer biodiesel em capacidades que variam de 500 a 20.000 litros de biodiesel por mes, e algumas pessoas e fazendeiros estao usando para fabricar o biodiesel para suas frotas. Eles dizem que o biodiesel, quando devidamente purificado no final do processo de producao (retirada de alcool remanescente e agua), melhora muito a fumaca e o cheiro da queima dos motores e aumenta muito a vida util dos componentes do motor.
Enfim, e sabido que nao e do interesse das grandes petroliferas o desenvolvimento desde processo produtivo, apesar da petrobras estar investindo na producao de oleo para producao de biodiesel atraves de algas e de o diesel vendido nos postos atualmente terem 20% de bio diesel na sua composicao, ainda nao e o suficiente visto o enorme potencial deste combustivel para os usuarios e para o meio ambiente.
Gostaria de compartilhar com os colegas estas ideias e convidar aqueles que entendem mais do assunto a desmistificarem ou adicionarem alguma informacao aquilo que ja escrevi aki.
Ainda n tenho meu veiculo a diesel, mas to a procura da minha toyota SW4 japinha... rs um dia chego lah!
Abracos a todos!
Corsa Wind 1.0 gnv 2000.
Honda xr 200 para trilhas
EX: Toyota Hilux SW4 2.8D 1992 O R I G I N A L. "COROA"