x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/04/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb ESP, Controle de tração para offroads - qualquer veiculo




    Problemas com a roda "livre"?

    Estive falando com um amigo jipeiro e resolvi desenvolver em conjunto com mais alguns amigos um sistema mais conhecido como ESP ou controle de tração. Resolvi acompanhar o grupo em um atoleiro e vimos que a maioria dos offroad não possui ou não tem uma funcionalidade 100% dos controladores de tração, as vezes atrapalhando em algumas manobras, embora não sejam todos os offroads assim.

    Enfim, desenvolvi um protótipo de um ESP que funciona da seguinte maneira:
    • Sensores HALL nas 4 rodas do veículo verificarão a rotação das rodas, quando em um eixo uma das rodas girar mais que a outra o sistema aciona o freio da roda que esta girando em "falso" fazendo com que o mecanismo da diferencial faça a distribuição da tração igualmente.
    Mas nas curvas?

    O controlador é equipado com um giroscópio (uma especie de bússola eletrônica) além de um acelerometro (Consegue medir eletronicamente a força G), com base nesses dois sensores ele sabe exatamente quando o motorista esta fazendo uma curva e desliga o sistema de tração automaticamente.

    Mas como se trata de um protótipo precisamos coletar mais informações de pessoas experientes, por esse motivo estamos pedindo a ajuda dos amigos foristas do 4x4Brasil para questionar, opinar dar sugestões ou criticas, para ver se vale a pena ou não esse tipo de sistema.

    Moderadores sou novo por aqui, caso não seja a areá adequada para isso por favor me avise.

  • #2
    Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    41
    Posts
    2,780
    Agradecimentos: 0
    Uso na amarok e funciona perfeitamente.. a não ser quando se tem um atoleiro mais pesado pois o ESP corta o motor em um certo ponto ai o carro para..

    Porém não sobrecarregaria os freios d+ não? e o motor? e os componentes da roda que não está rodando livre ?

    Abraços,

  • #3
    Usuário
    Entrada
    30/04/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Uso na amarok e funciona perfeitamente.. a não ser quando se tem um atoleiro mais pesado pois o ESP corta o motor em um certo ponto ai o carro para..

    Porém não sobrecarregaria os freios d+ não? e o motor? e os componentes da roda que não está rodando livre ?

    Abraços,
    Tudo bom amigo,

    1:Sobre os freios sobrecarregar é um dos problemas, embora ele não vai travar a roda mas mesmo assim terá um certo desgaste, mas pouca coisa, pois a intenção não e parar a roda que esta girando mas sim fazer com que ela gire na mesma velocidade da outra.

    2:O sistema tem controle sobre a injeção do carro também, checando a temperatura do motor constantemente com base nisso e as rotações de todas as rodas é feito um "calculo" para avisar o motorista que o motor está "forçando" ou que esta havendo um desgaste dos mecanismos, caso contrario é "cortada" a bomba de combustível.

    3:O maior problema é esse, saber até que ponto podemos fazer isso, sem danificar o mecanismo da diferencial, seria fácil se existisse um sensor de torque nas rodas, o que pensamos em fazer era verificar qual a posição da marcha e a velocidade da transmissão, mas seria um sério problema na hora da instalação.

    Sobre a Amarok se eu não me engano ela usa o ESP da bosh

  • #4
    Usuário Avatar de Sem Loção
    Entrada
    15/02/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    1,749
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por lukkasm Ver Post
    Tudo bom amigo,

    1:Sobre os freios sobrecarregar é um dos problemas, embora ele não vai travar a roda mas mesmo assim terá um certo desgaste, mas pouca coisa, pois a intenção não e parar a roda que esta girando mas sim fazer com que ela gire na mesma velocidade da outra.

    2:O sistema tem controle sobre a injeção do carro também, checando a temperatura do motor constantemente com base nisso e as rotações de todas as rodas é feito um "calculo" para avisar o motorista que o motor está "forçando" ou que esta havendo um desgaste dos mecanismos, caso contrario é "cortada" a bomba de combustível.

    3:O maior problema é esse, saber até que ponto podemos fazer isso, sem danificar o mecanismo da diferencial, seria fácil se existisse um sensor de torque nas rodas, o que pensamos em fazer era verificar qual a posição da marcha e a velocidade da transmissão, mas seria um sério problema na hora da instalação.

    Sobre a Amarok se eu não me engano ela usa o ESP da bosh

    Amigo, tenho interesse nesse tipo de controle de tração... as Pajeros Full se não me engano após 2003 possuem um sistema de controle integrado ao ABS (na minha ingnorância seria um "ABS às avessas"). Não sei se este sistema poderia ser "ligado" e "desligado" de acordo com o uso offroad do veículo, mas seria possível desenvovler o mesmo em carros que já possuem ABS, que teoricamente, já tem um sistema de diagnóstico de rotação nas rodas?

    Obrigado,

    Um abraço!

    Daniel (SL)
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

  • #5
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    Controle de tração é uma coisa complicada....
    Se vc podar o motor [seja pela ignição [faisca] seja pela bomba de combustivel [o que é impensável num motor preparado]] vc pode ter falta de potencia pra subir um barranco com um facão por exemplo.

    Se vc segurar a roda pra fazer o diferencial trabalhar vc vai ter problemas maiores do que somente o desgaste dos freios. Se forem do tipo a tambor vc pode ter um superaquecimento e ficar com eles travados. Se for a disco vc pode ficar sem freio.

    Existe ainda a necessidade de fazer os pneus girarem para serem limpos.

    Alem desses todos, vc terá problemas com a roda fonica e sensor hall por causa do barro.


    A FORD USA usou por uma temporada o controle de tração podando o motor, mas esta mudando para os freios por causa do tanto de reclamações de falta de potencia.

    Seja qual for o caminho que seguires, o controle de tração ainda será pior que um diferencial limitado na lama em uso geral. Em certas situações um se sobresairá ao outro, claro.

    Uma ultima coisa, controle de tração é diferente de ESP.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #6
    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    Controle de tração é uma coisa complicada....
    Se vc podar o motor [seja pela ignição [faisca] seja pela bomba de combustivel [o que é impensável num motor preparado]] vc pode ter falta de potencia pra subir um barranco com um facão por exemplo.

    Se vc segurar a roda pra fazer o diferencial trabalhar vc vai ter problemas maiores do que somente o desgaste dos freios. Se forem do tipo a tambor vc pode ter um superaquecimento e ficar com eles travados. Se for a disco vc pode ficar sem freio.

    Existe ainda a necessidade de fazer os pneus girarem para serem limpos.

    Alem desses todos, vc terá problemas com a roda fonica e sensor hall por causa do barro.


    A FORD USA usou por uma temporada o controle de tração podando o motor, mas esta mudando para os freios por causa do tanto de reclamações de falta de potencia.

    Seja qual for o caminho que seguires, o controle de tração ainda será pior que um diferencial limitado na lama em uso geral. Em certas situações um se sobresairá ao outro, claro.

    Uma ultima coisa, controle de tração é diferente de ESP.
    Resumiu tudo.

    Lembrando que os controles de tração padrões do mercado calculam as "frenagens" e "patinagens" baseados nas dimensões originais do veículo. Ou seja, se o cara pega um JK e põe pneu 32" ou 33" de diâmetro, esquece. Não tem mais nada funcionando direito. Nem o próprio ESP que comanda o TCS está funcionando direito. Ou seja até o controle de estabilidade pelo qual você pagou mais caro, perdeu a função. Lá nos EUA, dá pra reprogramar. Aqui, nunca vi.

    Aos 2:25 ele fala sobre alteração do diâmetro do conjunto roda/pneu e o que acontece com o ESP e o controle de tração.


  • #7
    Usuário Avatar de Sem Loção
    Entrada
    15/02/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    1,749
    Agradecimentos: 2
    Valeu Jorgao e Desnickado!

    Excelentes ponderações!

    Abs,

    Daniel (SL)
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

  • #8
    Usuário Avatar de Costalonga
    Entrada
    10/05/2011
    Local
    Cachoeiro de Itapemirim/ES
    Idade
    36
    Posts
    1,752
    Agradecimentos: 0
    O TCS funciona muito bem na lama sim.
    Tenho uma Full 2006 e o sistema é incrivel, onde não tem tração ele joga pra onde tenha e vamo que vamo.

    Se aumentar o tamanho do pneu não haverá muitos problemas não.
    Tem muita gente que usa as Full 3P que tem ESP+TCS e colocam 285/75 16 nelas sem problema algum.
    Sem dizer nos amigos que tem Cherokee que colocam 35x12,5 16 sem problema algum.

    O sistema lê no centro da roda, mesmo que o tamanho do pneu aumente o sistema fará o mesmo serviço.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  • #9
    Usuário Avatar de Sem Loção
    Entrada
    15/02/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    1,749
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    O TCS funciona muito bem na lama sim.
    Tenho uma Full 2006 e o sistema é incrivel, onde não tem tração ele joga pra onde tenha e vamo que vamo.

    Se aumentar o tamanho do pneu não haverá muitos problemas não.
    Tem muita gente que usa as Full 3P que tem ESP+TCS e colocam 285/75 16 nelas sem problema algum.
    Sem dizer nos amigos que tem Cherokee que colocam 35x12,5 16 sem problema algum.

    O sistema lê no centro da roda, mesmo que o tamanho do pneu aumente o sistema fará o mesmo serviço.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.
    Opa, vamos botar os neurônios pra ferver aqui André.... hehehe

    O que me fez procurar por este sistema, que eu conheço da FULL foi esse vídeo do cara saindo das erosões com um MB GLK



    que me fez pensar que num breve futuro estaremos "deixando" de explorar aqueles cursos absurdos de suspensão (que tem a intenção na verdade de manter as rodas com atrito) e iremos, mesmo em carros com bom curso, adotar os diversos mecanismos de controle de tração...

    Seria válido achar que um mecanismo de controle "na roda" como o da FULL substitui o bem consagrado bloqueio de diferencial???

    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

  • #10
    Usuário Avatar de Costalonga
    Entrada
    10/05/2011
    Local
    Cachoeiro de Itapemirim/ES
    Idade
    36
    Posts
    1,752
    Agradecimentos: 0
    Daniel, não substitui não.
    Tanto é que lá fora a Full vem com bloqueio do Dif. Traseiro, só aqui no Brasil que não vem, vai entender.

    A Amarok e a Nova Ranger tem a sopa de letrinha toda e mais o Bloqueio do Dif. Traseiro.

    A Full tem horas que me dá raiva por conta do TCS, eu vou arrancar rápido em algum lugar com cascalho ou areia sobre asfalto, ai eu sento a botina no acelerador.
    Só dá a Luz do TCS piscando e eu tendo que folgar o pé do acelerador pro carro poder andar, se não fica parado no lugar.
    No caso da Full tem como desligar o TCS, mas se cantar pneu por mais de uma vez ele volta a ativa.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  • #11
    Usuário Avatar de Sem Loção
    Entrada
    15/02/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    1,749
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Daniel, não substitui não.
    Tanto é que lá fora a Full vem com bloqueio do Dif. Traseiro, só aqui no Brasil que não vem, vai entender.

    A Amarok e a Nova Ranger tem a sopa de letrinha toda e mais o Bloqueio do Dif. Traseiro.

    A Full tem horas que me dá raiva por conta do TCS, eu vou arrancar rápido em algum lugar com cascalho ou areia sobre asfalto, ai eu sento a botina no acelerador.
    Só dá a Luz do TCS piscando e eu tendo que folgar o pé do acelerador pro carro poder andar, se não fica parado no lugar.
    No caso da Full tem como desligar o TCS, mas se cantar pneu por mais de uma vez ele volta a ativa.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.
    É que brasileiro tupiniquim é paiaço mesmo.... a TR4 (io) lá fora vem com LSD traseiro e aqui, vem com coroa e pinhão, e olhe lá...

    Valeu pelas informações!

    Abraço!
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

  • #12
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    O único problema que vc pode ter com pneu maior no caso de um controle de tração pelo freio é o desgaste prematuro deste, fadiga e essas coisas. Fora isso, tudo funcionará perfeitamente.

    Acredito que somente o controle de estabilidade pode dar uma diferenciada no funcionamento dependendo da modificação do centro de gravidade do carro.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 66
      Última resposta: 24/02/2024, 09:47
    2. Controle de Tracao para Gaiola, Baja e Buggy.
      Por luucassmo no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 24
      Última resposta: 14/02/2012, 11:10
    3. Jipe sem tração, ajuda para colocar.
      Por amithai no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 13
      Última resposta: 01/06/2008, 10:03
    4. freio de mão no jimny para controle da tração
      Por luiz fernando silva no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/04/2008, 22:30
    5. TRAVA DO CAPO DO OPALA COMPLETA (ADAPTAVEL EM QUALQUER JIPE)
      Por otaviofilho no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 27/06/2005, 10:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade