x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 34
  • #1

    Bomba de óleo caseira




    olá a todos.

    há alguns dias atrás, resolvi trocar os óleos de diferenciais e t- case do meu vitara em casa, assim tenho certeza de que ficou bem feito, sem misturar óleos diferentes como nas bombas das casas de troca de óleo.

    me deparei com um grande problema: não tenho a bomba de óleo!!!

    coloquei os neurônios para funcionar e tive uma grande idéia!
    não sei se alguém já havia pensado nisto antes, mas se não e se "gambiarra" desse prêmio nobel, este ano eu seria sério concorrente.

    vamos lá. a engenhoca consiste no seguinte:

    1 vaso de expansão de água de refrigeração de carros com sitema selado.(que tenha pelo menos uma entrada em cima e uma saída embaixo. eu usei uma de fiat uno que era a mais barata R$ 14,00)
    1,5 mts. de mangueira ( usei aquelas que os pedreiros usam para medir nível, na loja de materiais de construção deram de graça)
    10 cm de tubo de cobre de diâmetro compatível com a mangueira curvado
    para "enganchar" no furo onde v. vai colocar o óleo, só p/ não precisar segurar durante o enchimento. ( ou algo equivalente). já tinha em casa.
    1 bombinha daquelas pretas que se usa em aparelhos de medir pressão arterial e sua respectiva mangueirinha de borracha. ( a minha peguei de um aparelho velho que tinha em casa. talvez v. encontrem em farmácias e com certeza em lojas de material hospitalar, é barato +- R$ 10,00.)
    apesar de ser dedutível e fácil, vou explicar como montar:
    ligue a mangueira de pedreiro na saída inferior do vaso e na outra ponta o tubinho de cobre. na entrada superior coloque a bombinha e... pronto.
    coloque o óleo pela tampa, feche-a bem (p/ pressão não escapar), bombeie, o ar entrará no vaso pressurizando-o e o óleo fluirá calmamente para dentro do diferencial, câmbio, t -case ou qualquer outro uso que v. precise.
    simples e barato.

    obs: não tente aperfeiçoar o aparato ligando-o a um compressor, nem mesmo aqueles de encher pneu chinês que as consequências serão desatrosas. o óleo será ejetado a alguns metros de distância, melecando uma área considerável. experiência própria.

    espero ter contribuído. até mais.

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Uso bisnaga , de 300 ml , coloco o óleo na bisnaga , o bico dentro do furo do cambio ou dif. e aperto pra expulsar o óleo da bisnaga ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Eu uso uma mangueira comprida ligada a um funil.Coloco uma pta da mangueira no diferencial, e o funil conectado na outra pta seguro no alto e vou derramando o oleo dentro dele.
    Fácil e seguro.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #4
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Eu já vi em oficinas, mas ainda não corri atrás, e uma ferramenta pequena... o óleo é colocado numa lata (por exemplo), e você coloca a ferramenta dentro, ela tem uma manivela e uma mangueira saindo, aí é só girar a manivela que ela puxa o óleo para a mangueira... pelo tamanho e pouca complexidada parece não ser caro, vou perguntar ao mecânico...

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/07/2005
    Idade
    55
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Você pode utilizar também uma almotolia com um bico flexivel longo, serve tanto para o diferencial quanto para o câmbio

  • #6
    uma manivela e uma mangueira saindo, aí é só girar a manivela que ela puxa o óleo para a mangueira... pelo tamanho e pouca complexidada parece não ser caro, vou perguntar ao mecânico...

    se for a mesma que eu to pensando, a ultima vez que perguntei o preço era uns 70 paus

    eu gostei da ideia do gustavo, o lance com funil demoooooora pra kar@i, e com almotolia da pra dar cãimbra na mão de tanto bombar

    [ ]", de quem usa oleo 140 no jeep

  • #7
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Funil demora muito mesmo ...
    Das várias tentativas que fiz achei mais prática o uso da bisnaga mesmo , é bem rápido ...

    []s....
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    O legal é o sistema parecido com a engraxadeira, com uma bomba... mais profissional... pode compensar o investimento, já que pode trocar o óleo de qualquer veículo... A bomba da engradadeixa, se não me engano de 10 litros, é $90... a do óleo deve ser mais ou menos isso...

  • #9
    Usuário Avatar de bacana00
    Entrada
    29/06/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    445
    Agradecimentos: 0
    Eassa ferramenta pequena é uma bomba de óleo de qualquer motor velha.. Funciona bem e não dá dor de cabeça...

  • #10
    Usuário
    Entrada
    29/09/2004
    Idade
    49
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    poxa!!!!
    esses dias eu estava pensandu justamente isso!! (como trocar o oleo do cambio sem ir ao posto)
    vlw pelas dicas pessoal!!!
    a do gustavo que eu mais gostei hehehehe

  • #11
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Oi pessoal, comprei uma bombinha de plastico para trocar os oleos da transmissão.
    Ela é barata paguei 25,00, mas acho que quem mora em cidade grande deve achar mais barato, pois aqui é cidadezinha pequena e essas coisas são sempre mais caras.
    Ela não é nenhuma Brastemp, mais funciona bem.
    Vc coloca o oleo num recipiente, enfia a mangueira de baixo nele bombeia e sai o oleo na outra.
    A Marca dela é Mac Lub. Feita em Araraquara.
    Estou enviando a foto dela.

    Abraço
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #12
    Usuário
    Entrada
    29/09/2004
    Idade
    49
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    pô !!! bacaninha essa bombinha, vou ver se acho pra trocar em casa mesmo, pois trocar no posto sem condições, os kras são extremamente relaxados, misturam tudo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade