x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 45
  • #1

    Borra de óleo no motor.




    Olá pessoal,

    Estive semana passada em uma Oficina&Lava rápido, para dar uma lubrificada no carango.
    Por curiosidade me aproximei de uma pagerinho ( Pagero IO), que estava com a tampa do cabeçote retirada. Estava conversando com o mecânico e ele me disse que o carro chegou rebocado.
    Impressionante, a tampa e as válvulas estavam como se alguém estivesse jogado piche no motor.
    Ele iria abrir todo o motor e provavelmente teria que fazer uma retífica. Disse que estava acontecendo demais, a formação de uma borra (piche) nos motores a gasolina e álcool. Nos motores a diesel com bem menos frequência.
    Falei pra ele que estava trocando o óleo dos carros lá de casa com 5000km, e estou usando somente óleo mineral. Mas ele me afirmou que isto não era garantia do motor ficar livre da famigerada BORRA.
    Segundo palavras dele: “até mesmo entre os mecânicos não existia um consenso sobre que está ocasionando esta borra”.
    Alguém sabe de algo parecido???

    Abraços,
    J.Gualberto.

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Idade
    50
    Posts
    1,457
    Agradecimentos: 0
    A borra por ter sido ocasionada por ter sido misturado oleo mineral com oleo sintetico.

    rgds,

    Marcelo
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #3
    Vixxx.... isso é problema de memória cara....

    Tenho um amigão que é dono de oficina e ele sempre me liga quando tem um motor aberto.... Muita gente esquece de trocar o óleo, ou troca só o óleo e esquece o filtro.... a maioria é isso. Depois vem da gasolina ruim. Mas a gasolina tem que ser muito ruim mesmo...

    Eu já sabia mas ele sempre me falou: "Em motores novos, antigos, diesel, gasolina, álcool, turbo ou não, é troca de 5 em 5 mil km.... e use somente o que a fábrica colocou no seu carro.... não inventa a roda. E gasolina o mínimo que se deve usar é aditivada... melhor seria a premium, que é aditivada e "menos poluída""

  • #4
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Ajudando o topico,

    As dicas que passamos a tdos os clientes da oficina são:

    - Gasolina: "somente aditivada". Podium seria a melhor escolha. Principalmente se o carro for injetado (injeção eletrônica);

    - óleo: Na pior das hipoteses, sugerimos oleo semi-sintetico e com troca de 5000 em 5000 km. Lembrando sempre que ao trocar o Oleo, deverá ser trocado o filtro também. Podendo utilizar oleo sintetico seria a melhor escolha.

    Mas há uma observação a ser feita. Em motores em que não são utilizados oleo semi-sintetico ou sintetico e gasolina aditivada a muito tempo (para não dizer "anos"), o melhor é fazer uma limpeza completa do motor pois os dutos do bloco ja podem estar entupidos. Ou seja, não será um oleo sintetico que salvará a patria.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #5
    Valeu Moçada ,

    Acabei de falar com um colega, que a pouco tempo teve um problema semelhante. Simplesmente a bomba de óleo não conseguia puxar o óleo. Acho que deu um aviso de nível de óleo baixo e ele parou o carro. Tinha formado a famigerada BORRA. Era a segunda troca. O óleo era trocado de 20.000 em 20.000km, conforme o fabricante. Resultado, o carro ficou parado 2 semanas esperando uma nova bomba, na revenda. Depois que recebeu o carro , vendeu. Não tinha mais confiança em um carro de 40.000km.
    Outro dia estava trocando o óleo da picape e tinha um carrinho com o motor ligado. O trocador disse que estava fazendo uma limpeza com um produto para tirar a BORRA, pois o carro estava com o nível muito baixo de óleo no cárter, e filtro de óleo estava imprestável.
    Ele propôs que fizesse o mesmo no meu carro. Como não sei que diabo de produto é esse, e que é colocado com um óleo de segunda e fica circulando por 15 minutos no motor ligado. Não aceitei. Ele me disse que era tipo um solvente.
    Bem, acho que algo que pode ser feito diante do exposto pelos colegas, seria melhor simplesmente tirar a tampa do cabeçote, operação super bem simples e dar uma olhada. Se tiver a "famigerada", tratar de limpar.
    Agora, com esse produto??? Da maneira como estava a Pajero IO, acho que só com escova e muito trabalho.
    Abraços.

  • #6
    Citação Postado originalmente por J. G. Junior
    Valeu Moçada ,

    Acabei de falar com um colega, que a pouco tempo teve um problema semelhante. Simplesmente a bomba de óleo não conseguia puxar o óleo. Acho que deu um aviso de nível de óleo baixo e ele parou o carro. Tinha formado a famigerada BORRA. Era a segunda troca. O óleo era trocado de 20.000 em 20.000km, conforme o fabricante. Resultado, o carro ficou parado 2 semanas esperando uma nova bomba, na revenda. Depois que recebeu o carro , vendeu. Não tinha mais confiança em um carro de 40.000km.
    Outro dia estava trocando o óleo da picape e tinha um carrinho com o motor ligado. O trocador disse que estava fazendo uma limpeza com um produto para tirar a BORRA, pois o carro estava com o nível muito baixo de óleo no cárter, e filtro de óleo estava imprestável.
    Ele propôs que fizesse o mesmo no meu carro. Como não sei que diabo de produto é esse, e que é colocado com um óleo de segunda e fica circulando por 15 minutos no motor ligado. Não aceitei. Ele me disse que era tipo um solvente.
    Bem, acho que algo que pode ser feito diante do exposto pelos colegas, seria melhor simplesmente tirar a tampa do cabeçote, operação super bem simples e dar uma olhada. Se tiver a "famigerada", tratar de limpar.
    Agora, com esse produto??? Da maneira como estava a Pajero IO, acho que só com escova e muito trabalho.
    Abraços.
    Acho que esse produto chama flush alguma coisa..... é uma latinha azul.... ajuda a remover a borra quando ainda está começando e é bom, ajuda quando vc detecta a borra muito no início, fez aquela "graxa", já era. Depois dos 15 min deve trocar o óleo.

  • #7
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por J. G. Junior
    Valeu Moçada ,

    O óleo era trocado de 20.000 em 20.000km, conforme o fabricante.
    Praticamente nenhum fabricante (somente a renault) está indicando a trocar o oleo com a kilometragem superior a 10.000km. Claro que dependendo do carro, e do motor, a troca é feita com 5000km. Lembrando que nos casos onde o fabricante indica 10.000 para trocar o óleo, este normalmente é sintético.

    Mesmo assim, indico aos amigos trocar o oleo com 5.000km.


    Citação Postado originalmente por J. G. Junior
    Valeu Moçada ,

    Outro dia estava trocando o óleo da picape e tinha um carrinho com o motor ligado. O trocador disse que estava fazendo uma limpeza com um produto para tirar a BORRA,
    Ele propôs que fizesse o mesmo no meu carro. Como não sei que diabo de produto é esse, e que é colocado com um óleo de segunda e fica circulando por 15 minutos no motor ligado. Não aceitei. Ele me disse que era tipo um solvente.
    Bem, acho que algo que pode ser feito diante do exposto pelos colegas, seria melhor simplesmente tirar a tampa do cabeçote, operação super bem simples e dar uma olhada. Se tiver a "famigerada", tratar de limpar.
    Abraços.
    J.G. vc fez bem em não ter feito esse tipo de limpeza.

    É so vc pensar na seguinte questão: Acho que eu consigo explicar isso.

    Pensa em um motor, cheio de borra e estando com tdos as canaletas e tdos de cabeçote e bloco entupido por borra. Ao colocar o solvente eles colocam o motor para funcionar por 15 min com esse produto misturado ao oleo. A partir dai, abre a porca de esgotamento do oleo para cair a borra. So que, vc se lembra que a bomba de oleo fica la embaixo ?? Que quando esta passando o produto esta forçando aneis, retentores e etc ? ... Dai ... é claro que a pessoa não vai limpar a bomba corretamente, deve ficar ainda muitos residuos da borra agora no carter e assim, funcionando estes residuos junta-se a outros que ficam na bomba de oleo e com um certo tempo trava-se a bomba.

    Podem até falar q ... ahh ... meu amigo fulano fez, e o carro dele esta otimo .... tdo bem, concordo contigo ... so que la na oficina tem chegados carros com esses problemas após ter rodado algo em torno de 6 meses ou menos com a bomba travada sempre com o mesmo problema.


    A limpeza q fazemos é com a retirada do cabeçote onde avaliamos tdo o motor do cliente.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #8
    A melhor coisa a ser feita realmente é a retirada da tampa de válvulas pra saber o que está acontecendo.... esse produto (flush) é recomendado pra início de borra.... quando vc nota micro bolas de óleo mais escuro. Mesmo assim, como custa uns 10/15 reais, meu amigo usa uns 2 no carro. É uma opção pra quem "não quer gastar muito na hora" e tb pra motores que não estão destruídos ainda.

    No meu motor, se tem borra, eu mando abrir e limpar tudo no pincel.... nada de produto, mas que ele é eficiente é, porque eu já usei pra dissolver uma graxa que tinha no meu carro, não no motor.... o resto tirei com desengraxante....

  • #9
    Citação Postado originalmente por samukanvas
    No meu motor, se tem borra, eu mando abrir e limpar tudo no pincel....
    Você tá brincando né?
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #10
    No meu motor, se tem borra, eu mando abrir e limpar tudo no pincel






    samukanvas, como é isso, num entendi.



    []'s espero que sem ou com bem pouca BORRA.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Acho o seguinte:

    -Misturou sintetico com qualquer coisa - certamente ocorrerá borra

    -Trocar óleo a cada 5000km E/OU NO MÁXIMO 6 MESES e não usar sintetico(essa é a receita da Toyota para o Corola e 3 anos de garantia)

    -Flush .Muito cuidado,existe uma variedade grande de produtos e alguns atacam retentores e causam vazamentos.

    -A maioria dos problemas de bomba nesses casos acontece porque no pescador da bomba existe uma redinha e esta obstrue pois a trama é relativamente fina.Não necessáriamente a bomba precisa ser trocada.

    -Se já formou um piche creio que só desmontando o motor e mesmo assim por exemplo nos Marea 2.0 há uns canais no bloco muito dificil de limpar.

    -Se já tiver borra mas não endurecida eu esgotaria o óleo quente,colocaria querosene sem trocar o filtro,funcionaria o motor por 15 min em MARCHA LENTA ou até acender a luz do oleo(por ser fino ,ao aquecer a pressão diminui).Dai em diante tem 2 opções:

    1-Colocar novo filtro com oleo barato 20w40 ligar o motor ,andar com o carro por uns 30 minutos e quente trocar novamente o filtro e colocar o oleo definitivo 20w40 ou 20w50 sj ou melhor(mineral)

    2-Tirar o carter e inspecionar e limpar o pescador da bomba ,tirar também a tampa de valvulas e limpar tudo que for possivel, fechar fazer o item 1.

    Homero

  • #12
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Não sei se deveria entregar o ouro...


    mas vou dar a receita que está sendo usada por muitos mecânicos nos casos em que os donos NÃO querem gastar com retirada do cabeçote, mas corre-se o pequeno (mas real) risco de ressecamento de retentores.

    Em termos de desmontágem é só a aberta da tampa de válvulas e no final a do carter, e só.

    O processo é o seguinte:

    1) abre-se a tampa de válvulas e retira a borra dura com um palito ou outra ferramenta, a sobra da borra limpa-se com um pincel dissolvendo com querosene e esfregando, qdo o metal estiver todo limpo joga-se o restante do litro de querosene no motor e 250ml de FLUIDO DE FREIO.

    2) fecha-se a tampa de válvulas e funciona-se o motor em MARCHA LENTA por 30 minutos, deve-se ficar durante todo tempo no banco do motorista atento a barulhos estranhos e/ou acendimento da luz do óleo, que se ocorrer deve-se desligar o motor imediatamente.

    3) Ao final deste tempo escorre o óleo e abre-se a tampa do carter e verifica-se 2 coisas:
    a) se o carter for pintado por dentro, deve-se remover o restante da pintura interna para não descascar e entupir o pescador.
    b) verificar se há borra no filtro/peneira da bomba, se tiver remover e limpar a parte de baixo do motor com querosene.

    4) remontar o carter e usar óleo comum até o nível, funcionar novamente por outros 30 minutos em MARCHA LENTA, com a tampa de completar o óleo aberta (ajuda a evaporar o querosene), observando se há barulhos e/ou queda de pressão (acendimento da luz do óleo) neste caso desligar imediatamente.

    5) esvaziar novamente o carter, trocar o filtro e usar o óleo definitivo, não se esquecer de funcionar o motor em MARCHA LENTA por pelo menos 5 minutos antes de acelerar devido a troca do filtro.


    material:
    1,5 litros de querosene
    250ml de fluido de freio
    pincel
    óleo provisório de qualidade comum
    óleo definitivo de boa qualidade



    NÃO ACONSELHO NEM DESACONSELHO O MÉTODO, só falo do que vi várias vezes sendo feito.


    para evitar o aparecimento da borra troque o óleo sempre com 5.000 km, e abasteça somente com combustivel de boa qualidade (normalmente são os com preço normal (cuidado com as promoçoes)) e com consumo médio igual/melhor aos abastecimentos anteriores (por isso é importante marcar sempre o consumo a cada abastecimento marcando também o posto onde se abasteceu).


    para limpeza de bicos vejo também o uso do querosene no tanque (1litro a cada 20 litros de gasolina) a cada 6 meses, para carros carburados nao sei dizer se a receita funciona pq o sistema provavelmente vai trabalhar rico provocando carbonização, o q nao ocorre nos injetados q corrigem a mistura.


    valeu

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23
    3. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade