com a inspeção veicular o motor tem que estar cadastrado no prontuário do veículo. sempre.
Versão Imprimível
com a inspeção veicular o motor tem que estar cadastrado no prontuário do veículo. sempre.
Mas Maurício, e quando nunca foi cadastrado, e quando o motor não tem numeração?
Há que se ver também que o novo motor a ser cadastrado tem que ter sido baixado. Aqui no estado de SP é possível cadastrar um novo motor sob responsabilidade (assina-se um termo) do proprietário.
Hercílio, pensei na mesma coisa. pq tem varias pessoas que tem jeep e trocam motor as vezes do mesmo modelo e nao alteram nada pq ja nao tem numero mesmo. inclusive meu caso é esse. não encontrei em lugar nenhum o número do motor, já no outro carro, consta nas observações, então teóricamente se eu trocar, só de olhar da pra ver que nao é original, mas o que teria que ser feito era somente cadastar o numero e nao alterar o numero, ja q nao tem. e a questao do motor novo, como aferir a potência? num dinamometro talvez? complicado esse negócio.
Abs.
Os dados do veículo não são apenas aqueles que constam do documento. Se fizer uma consulta no Detran chamada BIN vai aparecer até a cor da cueca do dono do carro. Os dados são inseridos quando se faz transferencia. Por isso, nos mais antigos e que não tiveram transferencia nos últimos anos, a base de dados pode estar incompleta.
Alem dos despachantes, essa consulta pode ser feita no site Carcheck - Consulta placa, Consulta carro, Detran, Veículo roubado, Gravame, Multas, Chassi, Renavam, mas tem que se cadastrar e pagar.
Walter. acabei de chegar o BIN. e como eu previa, não consta mesmo. inclusive tinha uns 2 documentos do dono anterior e tmb nao constava. saiu na consulta assim---> MOTOR: NÃO INFORMADO.
Então só vou cadastrar se pedirem e caso mudarem a lei eu ajeito isso.
Abs.
Alisson,
É importante ver se o motor a ser colocado nunca constou em outro veículo. Se isso ocorreu, melhor cadastrar no documento.
Se nunca constou em outro veículo, então é só trocar e ficar quieto.
Alisson:
Nesse caso em que não consta numero nem potencia de motor, então está liberado para colocar aquele que quiser.
Hercílio.
Eu, particularmente, recomendo regularizar. Se deixar quieto corre-se o seguinte risco:
Um desmanche te vende um motor limpo (sem estar cadastrado em nenhum veículo). Você instala e deixa quieto o documento. Depois de algum tempo o vendedor mal intencionado vê que vc não cadastrou e remarca outro motor com o mesmo número e vende para outra pessoa. Essa pessoa cadastra e aí quando vc resolver vender e for cadastrar... já era.
Pode até ser um hipótese remota, mas como a tendência é a coisa ficar cada vez mais burrocrática, é melhor resolver enquanto pode e depois ficar tranquilo.
Walter, voce tem razão. Eu não tinha pensado nessa hipótese.
Não custa se precaver.
Então Walter. consta só potência (91cv), só a numeração que não, então como constatar a potência pelo órgão? e com certeza eu queria regularizar, mas se a lei não permite, vou fazer oq, vai ter que ficar irregular. se um dia trocar essa porcaria de resolução mal feita como 90% das nossas leis eu regularizo, mas me desfazer doq está quase tudo certo, não vou. no Brasil eles gostam de fazer uma lei que nem sabe se dá certo na prática e já coloca, muitas delas têm que ser prorrogadas por anos para poder dar certo, outras nunca dão certo e ficam irregular, pois esquecem que não adianta um país de 5º mundo copiar uma lei de 1º. então acredito que na maioria dos casos o correto não é dizer: as pessoas que não querem regularizar, mas sim: os órgãos "responsáveis" não deixam, pois se o problema seriam freio ou algo assim, que fizessem esse teste na inspeção do inmetro, que por sinal pra mim não tem credibilidade alguma. pois já vi N produtos certificados por ele que não valem nada. provando ser somente burocracia, tem o "selinho" aí "presta".
E é como alguém disse nesse tópico: ao invés de fazerem sua parte, ficam jogando a culpa em coisa que não tem sentido. paga-se um absurdo de impostos pra ter um lixo de rodovias, salvo algumas pedagiadas, q seria o mesmo que ir num mercado, pagar a conta, pegar os itens e na saída pagar novamente. fazer oq né. esperar pra ver se talvez um dia isso melhora, mas não acredito muito nisso.
Abs a todos e obrigado pelos esclarecimentos e sugestões.