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  • #1
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
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    Ranger V6 SOHC 210cv - Cabeçote - Dúvidas




    Olá pessoal,
    estive meio sumido do forum, mas agora to arrumando meu tempo...

    A rajola queimou a junta do cabeçote, mas nao ferveu, apenas subiu um pouco a temperatura e qdo eu vi, estava jogando agua pra fora do radiador (salvador de água).
    Fez isso 3 vezes, tirei a termostatica e continuou, entao mandei desmontar a parte de cima, e constatou um pequeno queimado na junta no 4ºcilindro, mas enfim...

    Troquei as valvulas, retifiquei o cabeçote, comprei jg de juntas e tal.
    O Motor está com 140mil Km, e nao baixava NADA de óeo.
    Minha dúvida é se realmente preciso trocar anéis e bronzinas, tendo em vista que tudo está como novo ainda, até o comando de valvulas, nao apresenta nada de desgaste...

    O Carro nao tinha nenhum batido no motor, e nada anormal qto ao funcionamento mecanico do mesmo.
    O problema que estava tentando reesolver, era que ela cortava 2 cilindros, o 3 e 5, de vez enqdo, mas qdo desligava e ligava a chave, com o carro andando mesmo, ela voltava ai normal, e isso pra mim era chicote, q agora tbm comprei um novo.

    Mas enfim, mecanicos e retificas sempre aconselham trocar aneis e brozinas e pistao e resto tudo se depender deles, o que eu quero saber é a real nescessidade disso, realmente precisa, se tratando de um motor V6, que tem tbm bastante torque e tal??

    Se precisa, o que realmente que precisa? Somente aneis e bronzina de biela ou mais alguma coisa??

    Seguem algumas fotos do motor...

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2011-06-03-13.17.33.jpg   -2011-06-03-13.17.39.jpg   -2011-06-03-13.18.47.jpg   -2011-06-03-13.18.51.jpg   -2011-06-03-13.18.57.jpg  
    PU9TAZ-Yaesu FT-8900R-Ranger XLT CE V6 210cv 4x4+BL4"+35"->"Amante"
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  • #2
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    Se está bom, pra que trocar?
    Já vi relatos desse motor rodando mais de 300.000km sem abrir.
    Se fosse realmente tem o cuidado com o carro que parece ter, ainda vai rodar muito antes de precisar retificar.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #3
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Se está bom, pra que trocar?
    Já vi relatos desse motor rodando mais de 300.000km sem abrir.
    Se fosse realmente tem o cuidado com o carro que parece ter, ainda vai rodar muito antes de precisar retificar.
    Exatamente, o motor roda muito, acredito eu que o que acarretou a queima desta junta que é de aço, foi a flata de aditivo combinado com a falha nos cilindros.
    Uso muito o carro e muitas vezes em algumas trilhas e passeios, mas sempre com cuidados...
    To numa p... duvida.
    Tem 6 meses parado o carro, e to numa ansiedade lascada de andar nela, comprei as peças a 4 meses, mas as ultimas chegaram na semana passada e está pronto pra montar, mas tenho que me decidir com base nos relatos e ajudas dos amigos foristas, assim como a sua.
    Abraço
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  • #4
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    Ford Explorer 98.
    Sempre usei oleo original e filtros ford.
    Sempre fiz trocas a cada 5000...
    Sempre revisei tudo na minha explorer e com 230.000 ferveu e parou.
    dentro nao tinha mais nada bom.
    Foi refeito e custou R$ 6800.
    Bom negocio em um carro que vale 9000....

  • #5
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
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    Citação Postado originalmente por adams Ver Post
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    Ford Explorer 98.
    Sempre usei oleo original e filtros ford.
    Sempre fiz trocas a cada 5000...
    Sempre revisei tudo na minha explorer e com 230.000 ferveu e parou.
    dentro nao tinha mais nada bom.
    Foi refeito e custou R$ 6800.
    Bom negocio em um carro que vale 9000....
    Putz adams, aí é complicado.
    Mas a minha sorte é que nao deixei ferver, apenas subiu um pouco a temperatura, fora do normal, que é um pouco abaixo do meio, no ponteiro, e eu já parei...
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  • #6
    Usuário Avatar de Alessandro,
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    Já alguns relatos de pessoas que entendem e cuidam bem do carro, mas que 'perdem' o motor sem entenderem o motivo.

    Tb tenho uma Explorer, mas é 97 motor V6 EFI com 285.000 km.

    Óleo 20w50 mineral, trocado de 5 em 5 mil km, conforme o manual e original, nunca aberto.

    Foi medida a compressão dos cilindros, há um ano e estão todos com a mesma medida.

    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #7
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
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    Bom, nao tive muitas opinioes...
    Resolvi comprar tudo, quer dizer quase tudo.
    Só nao comprei as bielas e pistoes.
    Entao foram:
    bronzinas, mancal e biela;
    aneis
    tuchos
    bomba oleo
    bomba agua
    retentor diant e tras virabrequim
    kit completo de corrente de comando


    Nao precisou retificar nada, apenas trocar por segurança.
    O que vai fazer no motor é somente brunir as camisas, estavam um pouco espelhadas,
    mas ainda sentia as ranhuras com a unha.
    As coisas que vou trocar, sao mais por segurança, apenas para aproveitar que o motor está aberto,
    com excessao da corrente de comando, que estava um pouco gasta, e acabou quebrando um dos esticadores.
    As bombas de oleo e agua, tem carcaça de aluminio e nao tem como trocar reparos, entao por segurança, vou trocá-las também.

    quando ficar pronto, falo no que deu.

    Abraço a todos e um Feliz natal e próspero ano novo!
    PU9TAZ-Yaesu FT-8900R-Ranger XLT CE V6 210cv 4x4+BL4"+35"->"Amante"
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