x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    Câmbio Automático Explorer V8 ... Como saber se está TUDO OK?




    PessoALL,

    Como alguns sabem estou com a "neguinha" parada a cerca de 60 dias pois tive problemas no cabeçote(foi para retífica). Mandei também ver toda suspensão, trocar atuador de marcha lenta, trocar cabo de velas, velas, esticador e outros detalhes como óleo e etc...Enfim...
    Depois disso tudo e da fortuna que vou gastar(Está até agora uns 3.500), queria me precaver e dar uma "manutenção"no câmbio automático dela, e para tal preciso da ajuda de vcs.

    1) Existe(m) algun(s) sintoma(s) que indicam necessidade de alerta e/ou manutenção no funcionamento do câmbio automático?

    2) O que vcs indicam para que que eu preste atenção no câmbio?

    3) Posso pedir algo na oficina em específico para verem no câmbio?


    Abraços e aguardo a ajuda de vcs...
    Marco A. Correia
    Ex Range Rover 2009
    Ex Ford Explorer Limited V8 - 2002

  • #2
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Para testar siga as dicas do Gouveia: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...rer-ajuda.html
    Estando tudo em ordem, procure uma oficina especializada em câmbio automático e troque o ATF (óleo) pelo sistema Flushing que utiliza uma máquina para substituir cerca de 99% do ATF.
    Ford V6

  • #3
    Aproveitando o tópico vou fazer uma pergunta!

    Outro dia passei em várias poças grandes e a luz do Over Drive ascendeu! Deixei pra lá e fui embora, no dia seguinte quando liguei o carro a luz tinha apagado. Lembro que isso já tinha acontecido ano passado na época das chuvas... Será pq a luz do meu OverDrive ascende nessas situações? Alguma dica?

    Abs

  • #4
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    A luz do OD piscando significa que está ocorrendo algum tipo de anomalia no câmbio.
    Manda verificar os chicotes que são ligados na transmissão e se for necessário devem ser isolados com fita e silicone.
    Ford V6

  • #5
    Valeu Orleans! Vou verificar.

    Mais uma dúvida, outro dia antes das chuvas chegarem, mesmo com o asfalto seco depois de rodar uns 100 km a luz do Over Drive resolveu ascender. No dia seguinte ao ligar o carro a luz havia apagado. Será que o meu cambio está esquentando d+ ai ascende a luz?

    Ressalto que há menos de 4 meses eu fiz um flush no óleo da caixa e coloquei Dexron III novinho, minha caixa não pinga nem nada. Agora estou com a pulga atras da orelha, será o que é?

  • #6
    Usuário Avatar de Rustão
    Entrada
    28/02/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    412
    Agradecimentos: 0
    Hugo, partindo do principio que antes do flushing tava tudo normal...
    E a especificação do óleo ta correta, da uma conferida no nivel... carro funcionando em Neutro
    Só um palpite
    abss
    Jeep Grand Cherokee Limited V8 5.2 - 1998

  • #7
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Como se comporta seu marcador de temperatura? Fica um pouco acima de 1/4?
    Um detalhe importante, a luz pisca ou fica acesa?
    Quando ela pisca significa anomalia no sistema, quando fica acesa é porque teoricamente ocorreu o bloqueio da ultima marcha, se o seu carro é 1998 então a 5ª marcha.
    Para ter certeza, verifique se quando a luz acende a rotação do motor aumenta mantendo a mesma velocidade.
    Ford V6

  • #8
    Bom o ponteiro de temperatura sempre fica bem baixo, mas não reparei se está a 1/4...

    A luz só pisca, nunca ficou acesa direito... é bem raro ela piscar, mas de vez em quando ela resolve ficar piscando no painel. Normalmente é só desligar o carro e de um dia para o outro a luz volta a ficar apagada...

    O funcionamento do cambio está perfeito, passa todas as marchas direitinho, não patina nem nada, inclusive o próprio botão do Overdrive funciona caso eu o pressione na manete de cambio. É só apertar o botão que ele ascende a luz e fica só em 4 marchas, volto a apertar e pronto apaga a luz e volta a ter 5. O cambio está perfeito com relação a isso. O que me incomoda é que de tempos em tempos ele resolve piscar essa luzinha, mas mesmo piscando o cambio funciona normal!

    A título de curiosidade tem gente que quando está viajando com o carro pesado e tudo mais utiliza esse recurso de desligar o Overdrive para reduzir o carro em curvas mais acentuadas, subidas mais longas ou retomadas. Eu particularmente não gosto de ficar apertando esse botãozinho hehehe.

    []´s

  • #9
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    53
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Tenho experimentado o O/D pra aproveitar o freio motor, mas não percebo muita diferença. O giro do motor sobe, mas em velocidade até 80 km/h a diferença na frenagem é quase nula.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #10
    Imagina que vc está em 80 de quinta e joga para quarta, realmente a diferença no freio motor vai ser pequena e o giro vai subir um pouco, mas experimenta fazer isso desligando o overdrive a a partir de 120 por hora, vc vai ver o carro reduzindo legal e subindo bastante o giro.

    Vc pode fazer isso para reduzir antes de curvas ou em ultrapassagens... ou se estiver com o carro muito pesado mesmo ou em estradas ruins de terra pode deixar o OD direto desligado evitando que o cambio passe para quinta marcha e fique forçando o powertrain.

    []´s

  • #11
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    53
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Pois é. Em altas velocidade pode fazer efeito mesmo. Vou experimentar.

    Quanto a estradas de chão ruins... Neste caso, não terá alta velocidade. Existe OD abaixo de 60 km/h?
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #12
    O OD só evita que a 5 marcha entre, ele limita o carro até a 4 marcha, só isso pelo que sei...

    Se o carro estiver muitíssimo pesado pode ser que mesmo a 60 km/h o giro suba muito, ai não sei como o cambio AT vai se comportar se ele vai passar marcha ou ficar com o giro alto sem trocar a marcha... de qualquer forma acho pouco provável entrar a 5 antes dos 80 km/h

    []´s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 18/01/2012, 15:05
    2. Como funciona o 4X4 automatico na Explorer?
      Por Snap_Skol no fórum Ford
      Respostas: 3
      Última resposta: 17/12/2010, 10:51
    3. Respostas: 16
      Última resposta: 23/04/2008, 14:33
    4. Como saber se esta tracionando ?
      Por Eduardo Thum no fórum Suzuki
      Respostas: 24
      Última resposta: 24/01/2005, 21:21
    5. Como saber se um câmbio auto está bom?
      Por GuTo_Cerulli no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 12
      Última resposta: 26/11/2004, 20:14

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade