x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1

    Motor 4.0 V6 Ranger Devo Retificar?




    Amigos,

    Tenho uma Explorer e recentemente comprei uma Ranger V6 1999/2000 para trabalho.
    O antigo dono manteve a parte estética do carro impecável durante esses anos e fez o contrário com o motor. Como já comprei sabendo, vou ter que assumir a bomba.
    Ficarei muito grato se vocês me ajudarem a tirar algumas dúvidas.
    O que acontece é o seguinte: o carro anda bem e normalmente não sai fumaça pela descarga mas se eu estiver em algum lugar frio e úmido sai uma fumaça branca por algum tempo, depois para.
    Tenho que completar o óleo com 1 litro a cada dez dias se ficar rodando na cidade, viajando gasta menos óleo.
    O carro anda muito bem o motor continua forte, só percebo que bebe mais que a minha Explorer, o que não deveria acontecer por ser um carro com câmbio manual.
    Quilometragem - 203.000
    Fui em três mecânicos e os três me passaram informações diferentes.
    O primeiro disse que isso parecia ser retentores e que eu só precisaria fazer a parte superior do motor.
    O segundo disse que eu deveria retificar o motor todo, comprando camisas de cilindro e pistões std.
    O terceiro disse que também é melhor arrumar o motor completo, retificar o bloco e comprar pistões 0,50, porque as camisas que são fabricadas no Brasil não prestam e com a troca por pistões 0,50 o carro fica igual, somente aumentando um pouco o consumo de gasolina.

    Com três opiniões diferentes fiquei na dúvida e não sei o que devo fazer.

    O que vocês acham?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Se está sumindo óleo, ou tem vazamento, ou está queimando óleo... via de regra isso acontece pelos anéis (nao sei se há possibilidade de ser pelas válvulas)...
    A retifica desse motor é um tanto salgada e o cabeçote um tanto problemático... dificil dizer qual o sintoma... já experimentou colocar um oleo mais grosso?
    Outra coisa, tenho um motor desse para vender, em excelente estado... mas acho que o frete não compensa, pois estou no Paraná!
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #3
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Acho essa quilometragem baixa pra esse motor abrir o bico tão cedo, a não ser que tenha sido muito mal-tratado pelo dono, com trocas de óleo fora de tempo e uso de óleo inadequado ou ruim. Tem motor desses com mais de 400 mil rodados sem abrir...

    Eu apostaria mais em fazer primeiramente um teste de compressão nos cilindros,e depois partir pra mexer em retentores, válvulas ou mesmo retificar o motor.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #4
    Vinicius
    Vazamento já foi verificado e não tem pode estar queimando óleo, o estranho é que não sai fumaça pela descarga.
    Na última troca botei um óleo mais grosso na primeira semana melhorou depois começou novamente a sumir.
    Quanto quer no seu motor? Já foi retificado?

    SAPO-BOMBA
    A quilometragem é baixa mesmo, tem um conhecido que só com GNV a Ranger dele já rodou 200.000 mais uns 140.000 com gasolina e não baixa óleo.
    O antigo dono vivia de aparência o carro é um brinco por fora mas revisão, troca de óleo e outras coisas ele só fazia quando estava nas ultimas.
    Vou procurar uma oficina que faça o teste de compressão. Esse teste indica o que? Se eu for mesmo retificar o melhor é trocar os pistões por maiores ou comprar camisas? Tentei achar camisas de cilindro em sites americanos e parece que eles não vendem isso.

  • #5
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    841
    Agradecimentos: 5
    É... avalie o motor primeiro antes de abrir. Vai saber...
    Quanto à retífica, bem, só olhando mesmo pra saber se o cilindro vai estar ovalizado, marcado, riscado, ..., mas é meio difícil conseguir montar de novo em medida std. Se ele estiver muito bom mesmo, pode até ser que dando uma ret[ifica mínima possa entrar os mesmos pistões com anéis novos e tal. Mas isso só examinando mesmo, medindo, retificando e medindo de novo...
    Fumaça branca em lugar frio e úmido com motor frio ainda acontece com todos os veículos.
    Fumaça de óleo é azulada. Pede pra alguém acelerar o motor sem carga e fica cuidando a saída do escape. Tem que aparecer fumaça de óleo, ter cheiro de óleo queimado.
    Outro sintoma: ela está botando pressão no cárter? Tem sinal de pressão no suspiro, na vareta de óleo, essas coisas?

  • #6
    Mando um meca medir a compressão nos cilindros, pelo menos...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Então, o motor nunca foi retificado... estava na minha explorer (to colocando motor diesel nela) e abri o mesmo por excesso de zelo quando comprei o carro, estava zerado...troquei as juntas e alguns retentores e depois disso, não rodei nem 10.000km (fiz duas trocas de óleo no período, trocando o flitro em ambas).
    No motor completo (com modulo, bicos, alternador, arranque, hidráulico, bobina, cabos de vela, etc) to pedindo 5.000,00... se quiser apenas o motor, sem os periféricos, dá para fazer por R$ 3.000,00!
    E realmente, a dica do Walter é excelente, mande medir a compressão dos cilindros!
    PS - as velas tem sinal de óleo ou algo parecido?
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #8
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
    Entrada
    09/06/2011
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    745
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ExplorerXLT Ver Post
    Amigos,

    Tenho uma Explorer e recentemente comprei uma Ranger V6 1999/2000 para trabalho.
    O antigo dono manteve a parte estética do carro impecável durante esses anos e fez o contrário com o motor. Como já comprei sabendo, vou ter que assumir a bomba.
    Ficarei muito grato se vocês me ajudarem a tirar algumas dúvidas.
    O que acontece é o seguinte: o carro anda bem e normalmente não sai fumaça pela descarga mas se eu estiver em algum lugar frio e úmido sai uma fumaça branca por algum tempo, depois para.
    Tenho que completar o óleo com 1 litro a cada dez dias se ficar rodando na cidade, viajando gasta menos óleo.
    O carro anda muito bem o motor continua forte, só percebo que bebe mais que a minha Explorer, o que não deveria acontecer por ser um carro com câmbio manual.
    Quilometragem - 203.000
    Fui em três mecânicos e os três me passaram informações diferentes.
    O primeiro disse que isso parecia ser retentores e que eu só precisaria fazer a parte superior do motor.
    O segundo disse que eu deveria retificar o motor todo, comprando camisas de cilindro e pistões std.
    O terceiro disse que também é melhor arrumar o motor completo, retificar o bloco e comprar pistões 0,50, porque as camisas que são fabricadas no Brasil não prestam e com a troca por pistões 0,50 o carro fica igual, somente aumentando um pouco o consumo de gasolina.

    Com três opiniões diferentes fiquei na dúvida e não sei o que devo fazer.

    O que vocês acham?

    se o problema é somente sumir oleo....eu não mexeria nele agora...ate começar apresentar outros problemas....

    o versailes aqui de casa some oleo a uns 10 anos...e dela pra ca só aumento o consumo de oleo...hj o consumo de oleo dele esta 1l pra 800km...
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

  • #9
    Essa semana o mecânico vai medir a taxa de compressão e eu escrevo o resultado aqui.
    O consumo de óleo continua o mesmo, na cidade consome mais e na estrada muito menos.
    Nada de fumaça escura, somente branca em dias mais frios.
    Se precisar retificar andei pesquisando os preços em sites americanos e não vou gastar muito.
    Alguém sabe informar quais os sintomas de cabeçote com retentores estourados?

    Vinicius, acredito que não seja o caso de trocar o meu motor. E esse motor da Explorer é igual ao da Ranger 1999/2000?

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Sim, é o mesmo motor... (mas o que eu tinha, já foi vendido)...
    Conheço um pouco do mesmo, pois tenho dois carros com a mesma motorizacao...
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #11
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Explorer XLT;

    Fumaça branca em locais frios = vapor d'agua, potencializado no Brasil pela adição de alcool na gasolina. Se o lugar for MUITO frio, a "fumacinha" é persistente, se não desaparece quando o motor (e a tubulação de descarga) esquenta.

    Agora os tres mecanicos falaram coisas questionáveis (ou mal interpretadas)

    Meca 1: "fazer a parte de cima?!?!" O que quer dizer? Se for retificar cabeçote, tem que haver um porquê do tipo, contaminação do óleo com água, pressão no sistema de arrefecimento com compressão do motor ou desaparecimento de água do sistema de arrefecimento.

    Se for troca APENAS dos retentores, faz sentido uma vez que eles sofrem desgaste e permitem a passagem de óleo para a câmara de combustão.

    Agora faça o que a galera aqui recomendou: Teste a compressão dos cilindros. Se estiver ok e o motor não fizer ruidos anormais na parte de baixo, ignore os mecanicos 2 e 3 que tão querendo apenas "fuçar" no motor.

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #12
    Daniel,

    Muito obrigado pelas dicas. Ainda não conseguir mandar medir a taxa de compressão o mecânico reclama que a oficina esta cheia e manda eu voltar depois mas na próxima semana eu consigo.
    O primeiro mecânico que eu fui comentou isso mesmo que os retentores poderiam estar desgastados e deixavam passar óleo para os cilindros e também porque eu disse que o carro estava baixando um pouco de água, muito pouco mas baixa.
    Vou fazer o serviço com esse mesmo, só depois de medir a taxa de compressão e postar aqui.
    Obrigado a todos em breve retorno com novidades.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Quanto custa retificar motor BF/Ford?
      Por SAPO-BOMBA no fórum Jeep Willys
      Respostas: 98
      Última resposta: 02/10/2015, 08:53
    2. Devo colocar Pneus 155/75 em aro 15 na Ranger?
      Por wagner2104 no fórum Ford
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/12/2010, 13:51
    3. Motor da Ranger V6 95, qual câmbio devo usar?
      Por shaolin36 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 22/10/2010, 08:37
    4. que cx devo usar no motor 4.0 v6 da ranger
      Por mpozzer78 no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 6
      Última resposta: 27/07/2010, 12:31
    5. Respostas: 26
      Última resposta: 26/05/2010, 12:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade