x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 49
  • #1

    Ranger - troca de óleo hidráulico da direção




    Boa tarde aos amigos do fórum !
    Sou novato no mundo 4x4 e como todo novato cheio de dúvidas e espectativas com relação ao uso e manutenção da viatura. Gostaria de aproveitar a experiência de todos e perguntar aos colegas: Qual o melhor procedimento para trocar o óleo da direção hidráulica da Ranger ? Basta soltar as mangueiras que chegam ao reservatório e drenar o sistema por gravidade ? Existe algum dreno em local de difícil visualização junto a caixa de direção ? Desde já agradeço qualquer colaboração, obrigado !

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Vou esperar o post do Walter pois acredito que ele já fez isso. Eu trocaria com a retirada da mangueira e deixava escoar por gravidade.
    Para remover o ar, completa o nível e vai torcendo o volante de um lado ao outro, de batente a batente com o motor ligado, se levantares as rodas dianteiras fica muito mais fácil.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3

    Ranger - troca de óleo hidráulico da direção

    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Vou esperar o post do Walter pois acredito que ele já fez isso. Eu trocaria com a retirada da mangueira e deixava escoar por gravidade.
    Para remover o ar, completa o nível e vai torcendo o volante de um lado ao outro, de batente a batente com o motor ligado, se levantares as rodas dianteiras fica muito mais fácil.
    Valeu Edintruder ! Tbm imagino que deva ser dessa forma. Aguardarei mais respostas.
    Obrigado.

  • #4
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Vou esperar o post do Walter pois acredito que ele já fez isso. Eu trocaria com a retirada da mangueira e deixava escoar por gravidade.
    Para remover o ar, completa o nível e vai torcendo o volante de um lado ao outro, de batente a batente com o motor ligado, se levantares as rodas dianteiras fica muito mais fácil.
    É isso mesmo, mas quando fiz, fiz porque precisei retirar a caixa da direção pra trocar os tirantes...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Segundo os foruns gringos para tirar o ar da bomba hidraulica da explorer , que é a mesma da ranger , deve-se erguer as rodas dianteiras , completar o nivel do oleo e virar as rodas de um lado ao outro 10 vezes com o motor desligado , assim a bomba não esta atuando e o oleo vem da caixa p/ a bomba.
    na minha Fcem (motor 4.9i usa mesma bomba tb ) o barulho só parou qdo fiz dessa maneira .
    e o ATF num é comum , é o mercon V

    []'s

  • #6
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    Segundo os foruns gringos para tirar o ar da bomba hidraulica da explorer , que é a mesma da ranger , deve-se erguer as rodas dianteiras , completar o nivel do oleo e virar as rodas de um lado ao outro 10 vezes com o motor desligado , assim a bomba não esta atuando e o oleo vem da caixa p/ a bomba.
    na minha Fcem (motor 4.9i usa mesma bomba tb ) o barulho só parou qdo fiz dessa maneira .
    e o ATF num é comum , é o mercon V
    O manual de manutenção recomenda esse procedimento mais o uso de uma bomba de vácuo. No meu caso sem a bomba de vácuo a direção só voltou ao normal no dia seguinte.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O manual de manutenção recomenda esse procedimento mais o uso de uma bomba de vácuo. No meu caso sem a bomba de vácuo a direção só voltou ao normal no dia seguinte.
    também não usei bomba de vacuo Walter , e na Fcem chegou a espumar o ATF como ar saindo ,ai tem que epserar a bolhas sairem , é até rapido, sem duvidas o procedimento funciona .
    na lista da comunidade da ranger também ja foi falado disso , e explicado dessa maneira .

    porém só notei agora que a caminhonete de vc`s é diesel , não sei se é a mesma bomba da V6 .
    tudo que eu falei , foi sobre a bomba da V6
    []'s

  • #8
    Usuário
    Entrada
    21/07/2006
    Idade
    60
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    Quantos litros???

    Alguem sabe dizer quantos litros de fluido hidráulico cabem no sistema de direção da Ranger? Embora meu interesse seja neste volume para uma Hilux, penso que sejam números próximos ...... ou não??
    FroesdaMotta

  • #9
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    Segundo os foruns gringos para tirar o ar da bomba hidraulica da explorer , que é a mesma da ranger , deve-se erguer as rodas dianteiras , completar o nivel do oleo e virar as rodas de um lado ao outro 10 vezes com o motor desligado , assim a bomba não esta atuando e o oleo vem da caixa p/ a bomba.
    na minha Fcem (motor 4.9i usa mesma bomba tb ) o barulho só parou qdo fiz dessa maneira .
    e o ATF num é comum , é o mercon V

    []'s
    Beto, você viu recomendação de MERCON V para a DH? Que eu saiba, o tipo "premium" é o MERCON (III ou sem numeração), mas pode usar um ATF normal. A especificação MERCON V é para a transmissão automática das EXPLORER acima de 97.

    Fui eu quem postou o procedimento de eliminar o ar virando a direção n vezes (na verdade, eles falam 15-20 vezes e com o motor desligado), mas minha experiência não foi bem sucedida. Aconteceu o seguinte: Depois de inúmeras vezes empurrando a roda de um lado para o outro (não é virar a direção pelo volante, é empurrando a roda), parou de sair bolhas. Mas, foi só ligar o motor e o nível do fluido baixar - provavelmente devido a um bolsão de ar preso - e entrar ar de novo no sistema. Tentei usar a bomba de vácuo, mas vai ser preciso um adaptador, porque o bocal do reservatório é muito largo.

    Wagninho, os esquemas abaixo são da DH da Explorer. A Ranger a diesel - não sei se todas - a bomba é diferente.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -85558076l.gif   -dh-2.jpg  
    Imagens Anexas -dh-1.jpg 
    Arquivos Anexos

  • #10
    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Beto, você viu recomendação de MERCON V para a DH? Que eu saiba, o tipo "premium" é o MERCON (III ou sem numeração), mas pode usar um ATF normal. A especificação MERCON V é para a transmissão automática das EXPLORER acima de 97.

    Fui eu quem postou o procedimento de eliminar o ar virando a direção n vezes (na verdade, eles falam 15-20 vezes e com o motor desligado), mas minha experiência não foi bem sucedida. Aconteceu o seguinte: Depois de inúmeras vezes empurrando a roda de um lado para o outro (não é virar a direção pelo volante, é empurrando a roda), parou de sair bolhas. Mas, foi só ligar o motor e o nível do fluido baixar - provavelmente devido a um bolsão de ar preso - e entrar ar de novo no sistema. Tentei usar a bomba de vácuo, mas vai ser preciso um adaptador, porque o bocal do reservatório é muito largo.

    Wagninho, os esquemas abaixo são da DH da Explorer. A Ranger a diesel - não sei se todas - a bomba é diferente.
    Marcio, muito obrigado pela ajuda !
    Vou seguir essas orientações , e com certeza será possível substituir o óleo que já está com um aspecto de cor muito escura e eu não sei se o proprietário anterior trocou o óleo alguma vez. Na dúvida é melhor prevenir ! O óleo que eu vou usar é o mesmo do câmbio ( Mercon ) é o óleo ATF da Lubrax que atende a especificação Mercon. Após a troca vou postar o resultado !

  • #11
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O manual de manutenção recomenda esse procedimento mais o uso de uma bomba de vácuo. No meu caso sem a bomba de vácuo a direção só voltou ao normal no dia seguinte.
    Walter, obrigado pela ajuda !
    Vou tentar a troca do óleo nesse fim de semana, depois vou postar o resultado.

  • #12
    alo a todos
    troquei o reparo da bomba DH na Hilux, numa especializada, acompanhei 100% do procedimento e foi adicionado ATF Dexron III com o motor desligado, dai liga por uns segundos ate secar o reservatorio, completa de novo e repete ate sair todo ar. FUNCIONA.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade