X2 !!
todo mancal do tipo rolamento passa por tratamento térmico chamado cementação/nitretação, em hipótese alguma é recomendado a usinagem de pistas internas, externas ou elementos rolantes.
Sds.
Versão Imprimível
Interessante, mas toda a vez que alguém recupera esse tópico a minha Ranger dá algum problema em algum rolamento dianteiro!!!
O dianteiro direito passou pelos 30000km com louvor, o esquerdo agarrou com 7.002 km de uso. Troquei na garantia e depois de mais 4251km ele começou a roncar. Não chegou nem aos 5000km aonde eu faço o re-engraxamento deles...
Liguei para a Usitec em Caxias do Sul que faz o serviço nesses rolamentos, e o Luiz falou que eles montam esses cubos com o rolamento 32009X, porém eles montam com rolamentos de 1a e 2a linha. O meu caso os dois eram com rolamentos de 2a linha, o de 1a linha é mais caro.
Se tiver CNPJ (eu tenho) dá para comprar direto da Usitec o cubo com rolamentos de 1a linha por R$245,00. O da direita na minha Ranger eu paguei quase R$400,00 na loja, o que indica que é esse aí mesmo.
Se alguém quiser comprar direto com CNPJ, é só falar com o Luiz no (54) 3229 3514.
O próximo com certeza será esse com a certeza que o rolamento montado e retentores é de 1a linha!
Já que um dia vou ter que trocar os rolamentos, e aproveitando o tópico aberto, pergunto:
1- qual é a melhor marca de rolamento.
2- qual é o tipo de eixo das Ranger 1999 4x4 CD. (ainda não ví na minha).
3 - dá para substituir em casa?
Abração
Meu rolamento é de um carro 2000 a gasolina...tá mais de 300000km....sem chiar..uma sorte....em compensação meu câmbio...
Voltando ao assunto Rolamentos.
Como não achei aquele tópico q relatei os problemas dos rolamentos shimeck vou postar aqui. Depois, qdo achar posto lá tbm.
Dias atrás enfrentei novo problema com rolamentos. O rolamento q ainda estava na garantia (lado do motorista) novamente deu problema e era mais um dos rolamentos da lista de problemas na hora da usinagem. PAra resolver de vez esse problema, usamos agora o rolamento que é o mais indicado para linha de montagem pelos mecânicos q trabalham na Ford, além de vários outros que andei conhecendo por esse dias. A marca do rolamento é IMA, so que o bixim custa 2x ou mais caro que os shimeck. Paguei a diferença dos shimeck para eles e voltei novamente para a garantia. ... o Rolamento novo custa R$ 550,00.
A diferença dos dois é muito grande. Principamente no local aonde se dá o problema da folga do mesmo pois no IMA há uma trava de segurança para o lado da homocinetica. Vejam essa peça de plastico que fixa no lado do motorista.
O Rolamento Shimeck do lado do motorista rodou desde Dezembro de 2007 quase 30.000km/rodados. Aproveitei e troquei o rolamento do lado do passageiro que havia começado a roncar em Fevereiro de 2008, que tbm era shimeck, e q estava com mais de 50.000km/rodados.
Perguntando aos mecânicos q trabalham nas concessionarias Ford, os IMA tem vida útil quase igual aos originais FORD sendo q são metade do preço e são os melhores para linha de montagem fora de concessionária.
Seguem as fotos dos dois rolamentos. Vejam as diferenças.
Seguem as fotos do rolamento antigo. Shimeck. Vejam o local da trava que mencionei.
O Ima é consagrado no mercado sim, pois els só montam o kit com rolamentos de primeira linha e principalmente com retentores adequados e à prova d'água.
Anthonius, Para trocar os rolamentos da 4x4 eu levo cerca de 20 minutos em casa, precisa somente de uma chave 19mm para tirar a roda e uma 15mm para tirar a pinça direto com o suporte e o cubo do rolamento. Para a instalação tem que montar obrigatoriamente com Locktite.
Edin, como se aplica o Locktite no parafuso? Só na ponta. No meio? No parafuso todo? ...
Troca-se a peça toda que o Pequeno postou, ou pode-se trocar só a rolemã?
Abração
O locktite só se coloca um pouco na parte aonde a rosca fica presa na rosca oposta. No caso da Ranger troca-se o cubo completo conforme as fotos do Pequeno.
Eu comprei um tal de VOBER, alguem sabe se presta???
Olá, Edin.
Na Explorer, acho que o mais complicado é a porca da ponta do eixo (hexagonal 1 1/4" ou 32mm): O torque de aperto é bem alto (mais de 200Nm), a porca tem pré-carga e não pode ser reutilizada (R$30,00 na autorizada). No meu caso, a porca só saiu depois de fazer uns entalhes com a Dremel. P'rá apertar, o torquímetro foi no fim da escala. Acredito que p'rá quem faz trocas regularmente, talvez não esteja tão grimpado - ou a Ranger tem outro sistema? :pensativo:
Pessoal
só uma pergunta. Esse rolamento das fotos é o sem freio ABS, certo? quanto voces pagaram nesse?
O com ABS também tem que ser trocado por inteiro. Tá muito caro, achei uns por 700 reais mas tenho receio de comprar, é pela internet, mercado livre. O original é 2100, mas esse tá fora de cogitação. É mais facil $$ trocar 3 de 700 do que um de 2100.
Abraço