Pois é, pessoal... nada de acender mais. É o tal do problema de "osmar" que a css queria trocar minha bomba de óleo.
Papa, te mandarei um e-mail para fazermos contato.
Versão Imprimível
Pois é, pessoal... nada de acender mais. É o tal do problema de "osmar" que a css queria trocar minha bomba de óleo.
Papa, te mandarei um e-mail para fazermos contato.
Senhores,
Depois de mais um tempo do ocorrido, resolvi trocar mais uma vez a tal da cebolinha - comprada na MWM International original - por uma comprada na autorizada, pois notei uma diferença estética entre as duas peças. O mecânico e o balconista da MWM me afirmaram que o modelo da cebolinha que estava no meu carro não se faz mais, e que a nova trabalha com os mesmos padrões. Mas, tentei na investida de ser este o problema.
Após a troca, tudo como antes - a luz continuava acendendo. Então, deixei o carro na autorizada Indiana, daqui de Salvador, e expliquei o problema, minhas constatações e as ações tomadas por mim antes daquele momento. O técnico me explicou que iria então começar as verificações pelas conexões dos sensores na rede CAN e desta para o painel de instrumentos.
Deixei o carro o dia todo na Css e, à tarde, o carro estava pronto. Era um mau contato entre o chicote que trazia entre seus cabos o fio do sensor de óleo e o conector da rede CAN. Então, ele aproveitou, fez uma limpeza nos contatos diversos, reconectou-os de volta e fez os testes com o carro funcionando durante o dia.
Estou acompanhando, mas ao que parece foi isto mesmo, pois o funcionamento está correto como antes: liga o quadro, acende a luz (check do sistema); funciona o motor, acende por um ou dois segundos e apaga - como antes.
Gostei do atendimento e da sinceridade do profissional, pois estava esperando ser até algo mais grave no orçamento. Mas também é importante conversar com o técnico o que vc já fez antes e o que vc constatou do problema. Ajuda o entendimento do fato tanto por ele quanto por você.
O que tambem causa este problema é o "rele inversor de sinal função presão de oleo para o painel de instrumentos"; No manual do proprietario lhe dirá qual é a posição que se encontra este rele.
Marcos boa noite, a minha tbm está assim, vou colocar uma manômetro para monitorar a pressão da bomba.
Três semanas atrás, a luz do óleo acendeu fracamente e logo depois ficou acesa, apagando e repetindo a situação após rodar com ela durante horas na cidade. Na primeira, parei o carro imediatamente, verifiquei o nível do óleo, vazamentos, verifiquei água e temperatura - tudo normal - e no dia seguinte fiz o mesmo processo, aproveitando o motor frio. A julgar pelo comportamento intermitente da luz, suspeitei do sensor. Levei-o no mecânico e medimos a pressão do óleo, onde apresentou pouco mais que 2 bar em baixa, motor quente, e pouco mais que 6 bar em 2000 rpm. Bomba de óleo boa, trocamos o sensor. Ao trocar o mesmo, comprado na autorizada International daqui de SSA, agora a luz estava acendendo direto, minutos depois do motor alcançar a temperatura, mesmo com o sensor desconectado (teste feito na oficina). Removido o sensor, fizemos uma limpeza e recolocamos apertando mais o mesmo e reconectando o fio. Rodei 3 horas na cidade em testes, parei e deixei-a parada funcionando por mais de 40 minutos e nada da luz acender. Dado o problema como resolvido, peguei a estrada. Após umas 3h de estrada, a luz acendeu de novo e assim ficou por umas 3 horas acesa, depois apagou e ficou apagada sem ser feito nada, apenas rodando na estrada em velocidades de 110-140 Km/h. Nas duas paradas, o comportamento foi o mesmo: apagada 3 horas, acendia por umas 3 horas e apagava de novo. Na última, no segundo dia de viagem, desliguei-a e liguei-a e a luz continuou acesa.
Gostaria de saber de vocês se já aconteceu algo com estes sensores ou com a parte de fiação / módulos eletrônicos, haja visto que a bomba de óleo está normal e rodei 1000 Km durante estas situações, após os testes na oficina (que rodei umas 3 horas em teste). E também traçar otras linhas de investigação.
Obrigado mais uma vez![/QUOTE]
Minha ranger 4.0 v6 gasolina está marcando com o motor quente na lenta 1.5 a 2bar e 3.5bar a 2.000 rpm isso está correto?
Pessoal, a minha 2010 3.0, esta igual a todos os relatos que fizeram, ja tem alguma novidade?
esse relé existe mesmo? não achei informação nenhuma sobre ele.
A minha ranger também está com esse problema da luz do oleo, parece ser bem comum na Ranger. Todas até o modelo 2011 usam interruptor de óleo com circuito normal aberto e parece que da defeito, mesmo sendo gasolina ou diesel.
Ja mexi no painel da minha, ficou 2 semanas sem acender mas ja voltou a acender e piscar.
Alguem tem informação desse rele que o amigo citou?
Amigo, tive um problema parecido no meu Troller 2007 (usa exatamente o mesmo motor das Ranger 3.0). O primeiro passo foi medir a pressão de óleo com um manômetro analógico pra ver se a luz estava piscando realmente por conta da perda de pressão. Ao ver que a pressão estava normal e constante, troquei a cebolinha por outra original MWM, não resolveu.
No final das contas, o problema era o conector da cebolinha (prece uma "botinha" preta). Ele estava meio frouxo e acabei trocando por um conector modelo olhal, aí ele vai parafusado no eixo da cebolinha e não encaixado como o conector original.
Seguem as fotos de como ficou:
Anexo 578539
Anexo 578540
Opa, obrigado pelo retorno.
A minha é a gasolina, é um conector de plastico, estou pensando em substituir ele também, mas fico meio na duvida pois acredito mesmo que é no painel. Já que ficou um tmepo sem acender depois que mexi no painel.
Ja fiz todos os testes com manometro, até mesmo com uma lampada de teste ligada por fora do painel e não acusa perda de pressão.
Vou ver se faço a substituição do conector também.
obrigado pelo retorno