x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
  • #1
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    54
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Question Resistência do teto para bagageiro




    Vou construir um bagageiro para o teto da Explorer.

    Os trilhos do bagageiro original avançam da traseira para frente apenas 1,42 metro, porém pretendo construir um com 2 metros de espaço útil, mais 10 cm para faróis, ou seja, avançará 70 cm sobre o teto.

    Para fixá-lo, em cada lado, pretendo utilizar 3 apoios sobre os trilhos originais e outro ponto sobre o teto onde não tem trilho. Esse ponto mais a frente, pretendo apoiá-lo na canaleta do teto (na Explorer é um rebaixo, sem calha) sem furar a lataria do carro. Daí vem as dúvidas:

    Pesquisando sobre o assunto, mesmo não encontrando nada especificamente sobre as Explorer, encontrei alguns relatos afirmando que os trilhos originais não tem muita resistência ao peso, que melhor seria apoiar o bagageiro nas canaletas. Isto procede?

    Caso os trilhos sejam suficientes, a parte dianteira pode ficar apoiada na canaleta?

    Ainda não sei como fixar esse apoio na canaleta (se é que as usarei). Talvez com garras pegando na borda junto a porta ou usando alguma guia colada com fita dupla face de forma que seja reversível, a sua retirada.

    O uso do bagageiro não se destina a algo específico. Mas deverá suportar o peso de uma pessoa, para o caso de ajeitar alguma carga, ou seja, com o veículo parado, o mínimo que deverá suportar seja 100 kg.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/06/2012
    Local
    cxs-rs/RS
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0
    Alessandro ou demais proprietários, alguém encarou essa modificação de bagageiro, ultimamente?

    Fiz uma busca por um bom tempo há pouco, aqui no forum, e não encontrei nada mais específico a esse respeito, como modelos ou capacidades de bagageiro.

    Na minha Explo 94 anterior, lembro que instalei, além dos dois "racks" originais, mais dois modificados de Ecosport que, apesar do limite original de 45Kg (conf. manual do proprietário Explorer 94), aguentaram sem problemas uma barraca iglu com duas pessoas (além dos quatro "racks", eu coloquei duas chapas de compensado sobre estes para ficar confortável e distribuir o peso).

    Então, para aproveitar sem danos ao veículo e evitar essas gambiarras de "tira-e-bota" quando precisa, gostaria de saber se alguém instalou alguma coisa nelas recentemente, principalmente naquele estilo de bagageiro que se usa nas Bandeirantes, para coisas como bagageiro + barraca que aparece nas imagens do Cesar Machado:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...motor-14b.html (Bandeirante longa - 05 marchas - motor 14b)

  • #3
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    54
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Post

    Cataclism, passei por um perrengue $$ e não pude 'brincar' com a explorer, só mesmo a manutenção básica e troca de pneus.
    Estudei o assunto e nada definitivo encontrei, a não ser algumas informações que me deram mais confiança no projeto.

    A estrutura do teto é muito resistente! A legislação americana exige que o teto tenha resistência para aguentar 1,5 vez peso do próprio carro, ou seja, pode colocar outra Explorer em cima, que o teto não desaba. Claro que uma coisa é resistência da estrutura e outra é querer preservar a lataria e pintura do teto. No caso específico da Explorer, a Ford conseguiu aprovação do modelo, comprovando resistência de 1,57 vez o peso do carro.

    Portanto, nossas pretenções em termos de peso, são viáveis. Resta saber onde apoiar o bagageiro. Já removi parcialmente o forro do teto para instalar um CD/monitor, mas foi um serviço rápido e não observei a estrutura para esse fim. Como não obtive informações esclarecedoras, farei essa desmontagem novamente para verificar onde apoiar o bagageiro.

    Mas esse projeto por enquanto, está engavetado. Estou me livrando do perrengue, mas preciso concluir alguns serviços de reforma em minha casa antes de voltar a 'brincar'.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/06/2012
    Local
    cxs-rs/RS
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0
    Tranquilo. Ainda assim, valeu por essa atualização!

    Quero ver se em julho eu consigo iniciar a brincadeira, aí vou fotografando e estudando pra facilitar a minha vida e a de outros. Mas só o fato de saber que a cobertura aguenta já é mais do que eu esperava "escutar".

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bagageiro de teto para Pajero GLS-B 98
      Por Carlos-Pajero-JPA no fórum Mitsubishi
      Respostas: 20
      Última resposta: 28/05/2019, 10:16
    2. Bagageiro de teto Thule para TR4
      Por Marcos Paiva no fórum Mitsubishi
      Respostas: 13
      Última resposta: 22/08/2010, 08:51
    3. Bagageiro de teto
      Por sajo no fórum JPX
      Respostas: 9
      Última resposta: 28/03/2010, 13:13
    4. Farois no teto (Bagageiro)
      Por alexx.files no fórum Land Rover
      Respostas: 2
      Última resposta: 04/02/2010, 11:50
    5. Compro Bagageiro De Teto Para Cj5
      Por Caiogaucho no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 09/12/2007, 00:19

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade