x
Convex Datacenter
  • #2557



    Citação Postado originalmente por LeoPOA Ver Post
    Boa noite pessoal,

    Adquiri recentemente uma Ranger 3.0 XLT 2012.

    Ocorre que esses dias ao ligar o carro, a luz da temperatura da água ligou sendo que o motor estava frio.... O ponteiro também ficou se mexendo sozinho... andei um pouco e logo ele voltou ao normal...
    Hoje voltou a acontecer o mesmo.... Passei no scanner via OBD2... e detectou um erro P0119 dizendo ser problema no sensor de temperatura. (seria o sensor que vai ali perto da valvula termostatica?)

    Vi no youtube um vídeo sobre testar o painel da ranger 3.0 tentei fazer e todos os ponteiros ficaram apenas tremendo na posição inicial... Nao foram até o final dos marcadores e retornaram conforme o vídeo...

    Queria saber dos amigos se alguém já passou por essa situação com sua Ranger e como foi corrigido ? Estou na 3a Ranger 3.0 e nunca havia passado por isso.....

    Abraço
    Posta o link do video de teste do painel por favor.

    Esse caso dos ponteiros ficarem tremendo no ponto inicial pode ser falta de aterramento. Meu carro faz isso na partida. Limpa os conectores da bateria e se possível passa graxa específica de contatos eletricos. É bom usar nos conectores em geral também.

    O sensor de temperatura é esse mesmo. Inclusive acho que o meu pifou... preciso dar um jeito de testar
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • #2558
    Usuário Avatar de LeoPOA
    Entrada
    08/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,283
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por tiorico Ver Post
    Posta o link do video de teste do painel por favor.

    Esse caso dos ponteiros ficarem tremendo no ponto inicial pode ser falta de aterramento. Meu carro faz isso na partida. Limpa os conectores da bateria e se possível passa graxa específica de contatos eletricos. É bom usar nos conectores em geral também.

    O sensor de temperatura é esse mesmo. Inclusive acho que o meu pifou... preciso dar um jeito de testar
    Obrigado pela ajuda Amigo.

    Segue o link do Video...


    Abraço
    Samurai 93 - Under Construction
    De volta as Origens....

  • #2559
    Usuário
    Entrada
    12/03/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    41
    Posts
    124
    Agradecimentos: 2
    Boa tarde pessoal. Com tantos tópicos, não sei se estou no correto, peço desculpa por qualquer coisa.
    Estou com problema de falta de pressão no rail de uma ranger 3.0. Se tiverem alguma dica ou sugestão, será bem vinda.
    Estou com meu carro particular com problema na injeção, uma ranger 3.0 2010/2011
    Gostaria de saber se poderia me ajudar com alguma dica ou sugestão, pois já estou sem saber oq fazer. Segue o relato da saga (um ano sem o carro)
    Estava eu andando normalmente com o carro, quando ele morreu e não pegou mais. Fiz vários testes e desconfiei da bomba injetora, comprei um manômetro, e verifiquei que a pressão do rail estava muito baixa, deixei o carro parado por meses até encarar o monstro.

    a) desmontei e fiz uma limpeza da bomba. Limpei os pistões, as válvulas de cada conjunto de elementos. Montei no lugar, e nada de subir a pressão.

    b) retirei a bomba, desmontei os elementos e verifiquei que as válvulas dos elementos não estava com um estanque perfeito.

    c) Comprei o kit de reparo com 3 elementos, que já acompanham as válvulas, que veio com uma pcv nova junto com os elementos. Troquei os elementos e a válvula PCV. Coloque no carro, dei a partida e a pressão deu um pulo para 300bar. Montei o conjunto, verifiquei o ponto e nada do carro pegar.

    d) Fiz vários testes e verifiquei que os bicos não estavam pulsando. Por descaso de consciência, coloquei o manômetro e lá estava a linha principal sem pressão. Fiz o teste na saída da bomba p descartar vazamento na linha de alta ou problema de vazamento dos bicos e nada.

    e) Acionei a VCV diretamente na bateria, e verifiquei que a mesma está funcionando, dei a partida com ela energizada e nada da pressão subir.

    Resumo, troquei todos os elementos que já vem com os cabeçotes e as válvulas, a pcv é nova, a vcv foi testada em bancada.
    Alguma dica ou sugestão? A carcaça da bomba pode dar problema de pressão? O conjunto da bomba interna de palhetas eu não mexi. A bomba leva diesel até o rail, mas praticamente sem pressão. Se puder me ajudar com alguma dica ou sugestão...

    Desde já, muito obrigado.
    4X4 Brasil

  • #2560
    Arruma um Scanner profissional e passa no carro. Tive problemas similares com a PCV e no fim era mal contato no chicote (emendas mal feitas e aterramento).

    Por desencargo, revisou os filtros, bomba elétrica e peneira?
    4X4 Brasil
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • #2561
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    A pressão do rail no momento do arranque varia em torno de 290 a 420 BAR, mas a partir de 80 Bar já é possível dar partida.
    Pode ser que a bomba de alta esteja criando a pressão correta, mas essa pressão pode estar escapando após o rail por um bico defeituoso e despejando combustível na linha de retorno.
    Outra possibilidade é a bomba de alta não estar recebendo alimentação suficiente para criar pressão. Verifique o funcionamento da bomba elétrica ou obstrução no circuito de alimentação.

  • #2562
    Usuário
    Entrada
    12/03/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    41
    Posts
    124
    Agradecimentos: 2
    Bom dia Walter, muito obrigado pela atenção.

    Eu desconfiei de vazamento na linha de alta, por isso fiz um teste com o manômetro direto na saída da BI.

    O carro estava parado a um bom tempo e eu fiz apenas a limpeza no sistema de injeção. Desmontei a BI agora, e percebi a presença daquela borra laranja de diesel velho. Vou limpar novamente do o sistema de injeção e posteriormente o tanque e a linha de baixa. depois volto para postar. quanto ao chicote, fiz os testes de continuidade, e coloquei um conector novo que veio com a pcv.

    Obrigado e um grande abc p amigo.

  • #2563
    Usuário
    Entrada
    12/03/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    41
    Posts
    124
    Agradecimentos: 2
    Bom dia pessoa. Problema de baixa pressão resolvido. Era problema de sujeira na linha de baixa, que, consequentemente superou o filtro e foi p linha de alta. baixei o tanque, limpei novamente toda linha de alta, assim como a de baixa e agora a bomba está tinindo. Ao girar o motor "sem pegar, chega a passar dos 400bar.

    Agora, para minha infelicidade, não chega pulso elétrico nos bicos.

    Já verifiquei ponto, sensor de rotação e do comando. Dei a partida sem a conexão elétrica dos bicos, para descartar a possibilidade de bico em curto, teste de continuidade ok.


    Pergunto aos mais calejados com esse motor, se eu desconectar o sensor do rail e der a partida, o módulo manda pulso para os bicos?

    Testei a corrente do sinal "pino do meio" e marcou 0,5v com o motor parado e 0,5v tentando dar a partida. sei que essa voltagem indica pressão baixa no rail, mas a pressão foi conferida com manômetro e chega a passar dos 400bar. Por isso pergunto, se esse sensor defeituoso poderia inibir o módulo de mandar pulso para os bicos?

  • #2564
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Se desconectar o sensor do rail com o motor ligado, ele continua funcionando e entra em modo de segurança com o seguinte código de erro: P0192 - Sensor de Pressão do Combustível - Tensão Acima do Normal.
    Se desconectar o sensor do rail com o motor desligado, ele não dá a partida.
    O meu marcava 0,6V durante o arranque, com 400Bar de pressão.
    No seu caso, se não está pulsando, deveria ter algum código de falha presente.

  • #2565
    Usuário Avatar de JRoberto
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,002
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Matagato Ver Post
    Bom dia pessoa. Problema de baixa pressão resolvido. Era problema de sujeira na linha de baixa, que, consequentemente superou o filtro e foi p linha de alta. baixei o tanque, limpei novamente toda linha de alta, assim como a de baixa e agora a bomba está tinindo. Ao girar o motor "sem pegar, chega a passar dos 400bar.

    Agora, para minha infelicidade, não chega pulso elétrico nos bicos.

    Já verifiquei ponto, sensor de rotação e do comando. Dei a partida sem a conexão elétrica dos bicos, para descartar a possibilidade de bico em curto, teste de continuidade ok.


    Pergunto aos mais calejados com esse motor, se eu desconectar o sensor do rail e der a partida, o módulo manda pulso para os bicos?

    Testei a corrente do sinal "pino do meio" e marcou 0,5v com o motor parado e 0,5v tentando dar a partida. sei que essa voltagem indica pressão baixa no rail, mas a pressão foi conferida com manômetro e chega a passar dos 400bar. Por isso pergunto, se esse sensor defeituoso poderia inibir o módulo de mandar pulso para os bicos?
    Depois da limpeza do sistema, você chegou a medir a vazão da bomba de baixa só na ignição?
    Abraços!
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

  • #2566
    Usuário
    Entrada
    02/05/2019
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    36
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Boa noite amigos a minha ranger 2009/2009 3.0 power stroker com 277mil km, apresentou problemas de vazamento no bico 4 cilindro, então ela começou a perder potência e a falhar levei ao mecânico colocado no aparelho e acusou que o bico que foi trocado está com defeito, e após a troca do bico começou a fumaçar azulado quem puder me ajudar agradeço pq uns mecânicos falam tanta coisa que não sei em quem confiar

  • #2567
    Usuário
    Entrada
    31/05/2019
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    56
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Recentemente comprei uma XL 11/12 estava com a manutenção ruim, tive que abrir a caixa, arrumar o 4x4, trocar os cubos dianteiros , um pivô, dois pneus, óleos, filtros, lavar o tanque, etc.
    Ela anda bem, tem força, como ainda não troquei todas as borrachas e amortecedores, não arisco muito, mas vi que vai fácil a 150 km/h.

    Porem tem um problema que não estou conseguindo resolver, ela corta demais na lenta, especialmente em segunda e terceira marcha, quando está andando dentro da cidade em ruas que não pode acelerar, ou na estrada, quando na subida fica atras de um caminhão, e 20 ou 30 Km por hora, em segunda marcha, vai saltando o tempo todo, tem que compensar na embreagem. Mas quando acelera para fazer a ultrapassagem vai embora sem problema nenhum. Morro em um serra, uns 850 mts acima do nível do mar, e a cidade fica a uns 300 mts, então quase todo dia vou a cidade, e quando volto com carga sobe tranquilo. Apesar de ter subida bem forte, (estrada do interior), não precisa colocar primeira em nenhum lugar, mesmo com 500 Kg na caçamba. Já passei scaner em pelo menos duas mecânicas, o funcionamento dos bicos é normal, e não acende a luz da ignição, ou seja tudo normal. Dai os mecânicos daqui querem tirar os bicos, mas como já li que isso é difícil, quero esgotar todas as possibilidades antes. Se alguém tiver uma dica agradeço. Até se tiver um mecânico bom aqui em Juazeiro do Norte, agradeço a dica. O marcador diz que tem 80 mil Km, mas olhando o estado das molas da suspensão na traseira, deve ter muito mais do que isso.

  • #2568
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Inbert Ver Post
    Recentemente comprei uma XL 11/12 estava com a manutenção ruim, tive que abrir a caixa, arrumar o 4x4, trocar os cubos dianteiros , um pivô, dois pneus, óleos, filtros, lavar o tanque, etc.
    Ela anda bem, tem força, como ainda não troquei todas as borrachas e amortecedores, não arisco muito, mas vi que vai fácil a 150 km/h.

    Porem tem um problema que não estou conseguindo resolver, ela corta demais na lenta, especialmente em segunda e terceira marcha, quando está andando dentro da cidade em ruas que não pode acelerar, ou na estrada, quando na subida fica atras de um caminhão, e 20 ou 30 Km por hora, em segunda marcha, vai saltando o tempo todo, tem que compensar na embreagem. Mas quando acelera para fazer a ultrapassagem vai embora sem problema nenhum. Morro em um serra, uns 850 mts acima do nível do mar, e a cidade fica a uns 300 mts, então quase todo dia vou a cidade, e quando volto com carga sobe tranquilo. Apesar de ter subida bem forte, (estrada do interior), não precisa colocar primeira em nenhum lugar, mesmo com 500 Kg na caçamba. Já passei scaner em pelo menos duas mecânicas, o funcionamento dos bicos é normal, e não acende a luz da ignição, ou seja tudo normal. Dai os mecânicos daqui querem tirar os bicos, mas como já li que isso é difícil, quero esgotar todas as possibilidades antes. Se alguém tiver uma dica agradeço. Até se tiver um mecânico bom aqui em Juazeiro do Norte, agradeço a dica. O marcador diz que tem 80 mil Km, mas olhando o estado das molas da suspensão na traseira, deve ter muito mais do que isso.
    Esse funcionamento é normal na ranger, ela da essas cabeçadas mesmo, se tiver com pneus maiores isso se acentua. Ela tem uma relação um pouco longa para um motor hsd.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 100
      Última resposta: 22/08/2015, 02:14
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 03/10/2011, 01:07
    3. Tópico da RANGER 2.5 e 2.8
      Por Imperador! no fórum Ford
      Respostas: 23
      Última resposta: 19/08/2011, 20:14
    4. Respostas: 12
      Última resposta: 04/06/2005, 09:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade