x
Convex Datacenter
  • #2401
    Usuário Avatar de JRoberto
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,002
    Agradecimentos: 7



    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Minha ranger e desse jeito também.
    Citação Postado originalmente por tiorico Ver Post
    Fiz o teste da partida agora. Tem umas 4 horas que rodei com ela.
    1-Virando a chave, a MIL acende junto com o restante do painel e apaga 2 ou 3 segundos depois. Ficam só as luzes do óleo e bateria acesas.
    Aqui também funciona do mesmo modo.
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

  • #2402
    Usuário
    Entrada
    25/09/2011
    Local
    Barreiras/BA
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por tiorico Ver Post
    Acontece da seguinte forma:
    Quando dou partida no motor frio, liga e morre, parece que não consegue estabilizar. Tem que dar várias partidas e acelerar para conseguir manter ligado. Esse numero de partidas varia, parece que quanto mais frio, mais demora. Dou partidas curtas pra não forçar o arranque e bateria.

    Depois que pega, a rotação fica oscilando e mesmo rodando isso acontece. Não noto quando estou acelerando, mas se tirar o pé e deixar rodando na marcha, oscila. Parece ser alimentação pois se o compressor de ar estiver ligado, a vibração/barulho dele oscila tb.

    Fiz o teste da partida agora. Tem umas 4 horas que rodei com ela.
    1-Virando a chave, a MIL acende junto com o restante do painel e apaga 2 ou 3 segundos depois. Ficam só as luzes do óleo e bateria acesas.
    2-Ao acionar o motor de arranque, o motor liga, as luzes se apagam, a rpm baixa, quase morre, mas consegue manter ligado, porém fica oscilando. (não acionei o acelerador na partida)

    Vou tentar levar em algum lugar a tarde para fazer outros testes:
    - Retirar minha bateria e dar partida usando uma outra.
    - Desconectar/reconectar (um a um) os cabos (bicos e sensores) e dar partida pra identificar se algum está com mal contato
    Na minha Ranger nunca aconteceu isso, mas acabei de resolver esse mesmo problema na minha Pajero Sport 2.8. Depois de 1 mês no bombista, chegou-se a conclusão de que era a bomba alimentadora, que na Pajero fica na carcaça da injetora. Como não achamos só a carcaça para comprar e a bomba completa é caro pra kct, colocamos uma bomba usada naqueles caminhões mercedes 710 e resolveu o problema. Portanto, creio que o seu problema deve ser na alimentação mesmo.
    Ranger XL 3.0 PSE 163cv 4x4 2007 CD
    Ex-Ranger 2.5 4x4 2000 13D

  • #2403
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Sobre a bomba alimentadora, eu fiz um teste retirando o relê da bomba elétrica e dando a primeira partida do dia. O carro pegou e andou normalmente na cidade (não testei em alta velocidade/rotação). A bomba de alta do NGD possui uma bomba alimentadora interna que tem força suficiente para puxar o combustível do tanque. A função da bomba elétrica é aliviar o esforço necessário para alimentar o motor nas piores condições, como alta rotação ou restrição por sujeira no filtro de diesel. No Troller existe um dosador de pressão que limita em 0,45Bar após a bomba (não sei se a Ranger tem esse regulador).

    Tiorico, quando for fazer o teste das conexões em busca de mal-contato, tome o cuidado de nunca desligar o chicote dos bicos com o motor funcionando. Ao contrário dos bicos acionados magneticamente (solenoide), os bicos piezoelétricos do NGD necessitam de um pulso elétrico para abrir e outro para fechar. Ao ser desconectado, o bico pode parar aberto e ficar mijando diesel, com consequencias desastrosas para o motor. É por isso que o sistema de injeção fica alimentado por vários segundos depois que se desliga a chave.

    Antes disso, tente colocar o scanner medindo a pressão do rail durante essas partidas. Se houver má alimentação, a pressão ficará bem abaixo do normal.
    4X4 Brasil

  • #2404
    Usuário
    Entrada
    10/07/2016
    Local
    Santa Cruz do Sul/RS
    Idade
    66
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Olá Ralison, estou com o mesmo "problema", comprei na semana passada minha primeira Ranger, uma XLT 2008 preta, e notei a parte dianteira mais baixa que a traseira, como "levantar" a dianteira ? Se puderes me ajudar, agradeço.
    4X4 Brasil

  • #2405
    Citação Postado originalmente por jcaraujo Ver Post
    Na minha Ranger nunca aconteceu isso, mas acabei de resolver esse mesmo problema na minha Pajero Sport 2.8. Depois de 1 mês no bombista, chegou-se a conclusão de que era a bomba alimentadora, que na Pajero fica na carcaça da injetora. Como não achamos só a carcaça para comprar e a bomba completa é caro pra kct, colocamos uma bomba usada naqueles caminhões mercedes 710 e resolveu o problema. Portanto, creio que o seu problema deve ser na alimentação mesmo.

    Quando disse alimentação, me referi ao chicote de energia 12v

    A bomba elétrica é nova mas vou fazer o teste de aterra-la direto no chassi e ver se muda alguma coisa.
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • #2406
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Sobre a bomba alimentadora, eu fiz um teste retirando o relê da bomba elétrica e dando a primeira partida do dia. O carro pegou e andou normalmente na cidade (não testei em alta velocidade/rotação). A bomba de alta do NGD possui uma bomba alimentadora interna que tem força suficiente para puxar o combustível do tanque. A função da bomba elétrica é aliviar o esforço necessário para alimentar o motor nas piores condições, como alta rotação ou restrição por sujeira no filtro de diesel. No Troller existe um dosador de pressão que limita em 0,45Bar após a bomba (não sei se a Ranger tem esse regulador).

    Tiorico, quando for fazer o teste das conexões em busca de mal-contato, tome o cuidado de nunca desligar o chicote dos bicos com o motor funcionando. Ao contrário dos bicos acionados magneticamente (solenoide), os bicos piezoelétricos do NGD necessitam de um pulso elétrico para abrir e outro para fechar. Ao ser desconectado, o bico pode parar aberto e ficar mijando diesel, com consequencias desastrosas para o motor. É por isso que o sistema de injeção fica alimentado por vários segundos depois que se desliga a chave.

    Antes disso, tente colocar o scanner medindo a pressão do rail durante essas partidas. Se houver má alimentação, a pressão ficará bem abaixo do normal.

    Antigamente a minha não tinha a bomba elétrica e funcionava normalmente, mesmo em velocidade. Vou aterrar direto no chassi e ver se melhora alguma coisa.

    Vou passar limpa contato nos conectores e tentar fazer os testes com o scanner tb
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • #2407
    Hj amanheceu bem frio por aqui...

    fiquei quase 20 minutos dando partida, uma atrás da outra, pra conseguir pegar. Vira a chave, o motor pega e morre...

    Pelo menos sei q a bateria está boa, mas esse problema tá me desanimando
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • #2408
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Qual a pressão do rail durante essas partidas?
    Qual a temperatura da água que aparece no scanner (não no painel)?
    Qual o tempo de abertura dos bicos (milisegundos) durante essas partidas?

    Citação Postado originalmente por tiorico Ver Post
    Hj amanheceu bem frio por aqui...

    fiquei quase 20 minutos dando partida, uma atrás da outra, pra conseguir pegar. Vira a chave, o motor pega e morre...

    Pelo menos sei q a bateria está boa, mas esse problema tá me desanimando

  • #2409
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Qual a pressão do rail durante essas partidas?
    Qual a temperatura da água que aparece no scanner (não no painel)?
    Qual o tempo de abertura dos bicos (milisegundos) durante essas partidas?
    Walter,

    estava sem o scanner pra ver esses números pelo Torque e não sei se ele mostra o tempo de abertura dos bicos. Sabe dizer?

    Estou querendo comprar um scanner . Recomenda algum?

    Pensei nesse: Fala que atende o NGD 3.0
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-gratis-_JM


    http://www.dmferramentas.com.br/DM-2...o%20DM-290.pdf
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • #2410
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Qual a pressão do rail durante essas partidas?
    Qual a temperatura da água que aparece no scanner (não no painel)?
    Qual o tempo de abertura dos bicos (milisegundos) durante essas partidas?
    Segue os dados que consegui durante as tentativas de partida e depois de chegar no trabalho respectivamente

    Partida: Pressão do Rail: 39.620,0 Kpa = 396,20 Bar
    Temperatura água/motor: 14°C

    A percepção é como se a partida consumisse o combustível que está no Rail e o mesmo não fosse realimentado, consequentemente o motor desliga.
    Sai fumaça branca pelo escapamento a cada tentativa de partida.
    Não faz diferença pisar no acelerador ou não.

    Depois da partida, a marcha lenta oscila entre 280 e 320 RPMs aproximadamente. É bem perceptível de ouvir e sentir as vibrações do motor.

    Em marcha/rotação alta, não tem falhas. 1.596,9 Bar no Rail a quase 4.000 RPM
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img-20160719-wa0010.jpg.jpg   -img-20160719-wa0012.jpg.jpg  
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • #2411
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Nunca utilizei o Torque, mas tente localizar o parâmetro de abertura dos bicos pelos nomes "tempo de injeção", "duração da injeção".

    Se o seu motor for de Ranger, o modulo pode ser lido por praticamente qualquer scanner. Se for de Troller, somente scanner profissional (Rasther, Kaptor, Raven, Napro...)

    Se durante a partida a pressão do rail está acima de 200 Bar, então o problema não deve ser alimentação de combustível.
    Está parecendo algo relacionado a mal contado no chicote ou conectores do sensor de rotação ou de fase. Tente movimentar os fios quando estiver ocorrendo o problema e veja se muda o comportamento.

    A fumaça branca pode indicar que a injeção está ocorrendo fora de fase. Daí vem a suspeita sobre os sensores acima.

    Citação Postado originalmente por tiorico Ver Post
    Walter,

    estava sem o scanner pra ver esses números pelo Torque e não sei se ele mostra o tempo de abertura dos bicos. Sabe dizer?

    Estou querendo comprar um scanner . Recomenda algum?

    Pensei nesse: Fala que atende o NGD 3.0
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-gratis-_JM


    http://www.dmferramentas.com.br/DM-2...o%20DM-290.pdf

  • #2412
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Nunca utilizei o Torque, mas tente localizar o parâmetro de abertura dos bicos pelos nomes "tempo de injeção", "duração da injeção".

    Se o seu motor for de Ranger, o modulo pode ser lido por praticamente qualquer scanner. Se for de Troller, somente scanner profissional (Rasther, Kaptor, Raven, Napro...)

    Se durante a partida a pressão do rail está acima de 200 Bar, então o problema não deve ser alimentação de combustível.
    Está parecendo algo relacionado a mal contado no chicote ou conectores do sensor de rotação ou de fase. Tente movimentar os fios quando estiver ocorrendo o problema e veja se muda o comportamento.

    A fumaça branca pode indicar que a injeção está ocorrendo fora de fase. Daí vem a suspeita sobre os sensores acima.
    Walter,

    Meu motor é da Ranger.

    Aonde ficam os sensores de rotação e fase?

    Obrigado,
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 100
      Última resposta: 22/08/2015, 02:14
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 03/10/2011, 01:07
    3. Tópico da RANGER 2.5 e 2.8
      Por Imperador! no fórum Ford
      Respostas: 23
      Última resposta: 19/08/2011, 20:14
    4. Respostas: 12
      Última resposta: 04/06/2005, 09:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade