x
Convex Datacenter
  • #2281
    Usuário
    Entrada
    25/06/2015
    Local
    Campo Grande/MS
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0



    Boa noite amigos. To com problema de super aquecimento. Meu cabeçote esta com a altura de cabeçote de 126. E ferveu pela segunda vez. Aqui na cidade onde estou os cara nao manja desse motor. Preciso de ajuda sobre. Ouvi falar que da pra compensar com junta. Mas nao sei. Oque vcs me dizem? Obrigado

  • #2282
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por CJTELECOM Ver Post
    Boa noite amigos. To com problema de super aquecimento. Meu cabeçote esta com a altura de cabeçote de 126. E ferveu pela segunda vez. Aqui na cidade onde estou os cara nao manja desse motor. Preciso de ajuda sobre. Ouvi falar que da pra compensar com junta. Mas nao sei. Oque vcs me dizem? Obrigado
    Não tenho aqui a informação da altura mínima desse cabeçote, porém não fica bom compensar com a junta pq aumenta a pressão interna de trabalho o que provoca o estouro mais fácil do serviço depois.

    Esse cabeçote já foi retificado alguma vez? As retificadoras costumam dizer que ele não pega retífica por ser de alumínio, mas aguenta sim, desde que bem feito o serviço. Agora a segunda retífica é difícil de ele aguentar.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #2283
    Usuário
    Entrada
    25/06/2015
    Local
    Campo Grande/MS
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde amigo. Obrigado. A altura minima desse cabeçote é de 125.9 e meu estava com 126, e com a junta 3 pik. Dai ferveu. E fiz outra retifica. Dai baixou mais ainda. E coloquei junta 4 pik. Agr o cabeçote ja era. Pq ferveu novamente kkkkk... dai to atras de um cabecote novo ou usado STD. Mas ta difícil. Um rapaz me falou que a camionete dele estava usando um cabecote de 96 de altura e funcionava perfeitamente. Mas nao acredito nao. Oque vcs achao??

  • #2284
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    A pergunta pode ser meio óbvia, mas você já verificou todas as outras possíveis causas de fervura, principalmente a bomba d'água que um dos pontos fracos desse motor?

    Ainda estou aprendendo sobre o NGD 3.0, mas motor não deveria entrar em modo de segurança logo no início do superaquecimento, evitando que a temperatura chegue num ponto crítico de condenar o cabeçote?

    Outra pergunta aos experts: Considerando que a taxa original é bem baixa (17:1) não haveria bastante margem de tolerância para aumento dessa taxa antes de chegar a níveis que venham a causar superaquecimento?





    Citação Postado originalmente por CJTELECOM Ver Post
    Boa tarde amigo. Obrigado. A altura minima desse cabeçote é de 125.9 e meu estava com 126, e com a junta 3 pik. Dai ferveu. E fiz outra retifica. Dai baixou mais ainda. E coloquei junta 4 pik. Agr o cabeçote ja era. Pq ferveu novamente kkkkk... dai to atras de um cabecote novo ou usado STD. Mas ta difícil. Um rapaz me falou que a camionete dele estava usando um cabecote de 96 de altura e funcionava perfeitamente. Mas nao acredito nao. Oque vcs achao??

  • #2285
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por CJTELECOM Ver Post
    Boa tarde amigo. Obrigado. A altura minima desse cabeçote é de 125.9 e meu estava com 126, e com a junta 3 pik. Dai ferveu. E fiz outra retifica. Dai baixou mais ainda. E coloquei junta 4 pik. Agr o cabeçote ja era. Pq ferveu novamente kkkkk... dai to atras de um cabecote novo ou usado STD. Mas ta difícil. Um rapaz me falou que a camionete dele estava usando um cabecote de 96 de altura e funcionava perfeitamente. Mas nao acredito nao. Oque vcs achao??
    Achar esse cabeçote usado em bom estado e bom preço acho que não vai ser tão fácil não. É preciso cuidado pra não comprar joio pensando que é trigo. Muito difícil o cabeçote com uma diferença superior a 10% não apresentar nenhum problema. Esse causo aí desse rapaz tá mais história de pescador.

    Dá uma olhadinha pelo mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/M...005-a-2012-_JM

    Lembrando que mesmo que você ache um cabeçote desse original e em bom estado, você ainda vai gastar com as válvulas (aproxidamente 20 reais por válvula), juntas (dá uns 600 reais se forem originais) e mão de obra, fora uma limpeza química e talvez desempeno numa retífica.

    A pergunta pode ser meio óbvia, mas você já verificou todas as outras possíveis causas de fervura, principalmente a bomba d'água que um dos pontos fracos desse motor?

    Ainda estou aprendendo sobre o NGD 3.0, mas motor não deveria entrar em modo de segurança logo no início do superaquecimento, evitando que a temperatura chegue num ponto crítico de condenar o cabeçote?

    Outra pergunta aos experts: Considerando que a taxa original é bem baixa (17:1) não haveria bastante margem de tolerância para aumento dessa taxa antes de chegar a níveis que venham a causar superaquecimento?
    Walter, espero que ele tenha investigado essa outras coisas.
    O que acontece nesse motor, como na grande maioria dos motores modernos (acho que todos na verdade) é que o limite da margem de segurança entre o motor funcionar perfeitamente e apresentar todo tipo de problema (como aquecer, fumar ou perder potência) é mínimo. Precisaria de fazer uma medição, mas uma diferença de 0,5mm já joga a compressão pra mais de (20:1) o que já é bastante (o 4D56, acho que é o recordista, trabalhava com 21:1). Só que em relação a taxa original (17), isso já é um aumento de 20%, o que provoca muita diferença.

    Outro detalhe é que os cabeçotes atuais costumam ser de alumínio e trabalhar fora das especificações FODE com eles.
    4X4 Brasil
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #2286
    Usuário Avatar de Paulo Medeiros
    Entrada
    19/07/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    68
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    A primeira coisa a ser verificada é se foi colocada apenas uma arruela de vedação. É comum ocorrer de esquecerem uma no fundo do alojamento e colocar outra nova quando instala o bico. Com 2 arruelas o jato de injeção fica em posição errada e causa fumaça.
    Obs. Informação tirada do grupo WhatsApp do Troller 3.0 NGD.
    Justa mente Walter, levei numa oficina que alguém aqui do site tinha indicado a alguns anos atraz e o cara verificou tudo e achou esse problema , deixaram uma arruela no quarto bico causando tanto transtorno e prejuízo, agora só ficou uma coisa errada com o carro o mostrador pressão da turbina nao funciona, quando LIGO o carro no check de luzes do painel acende todos os tracinhos mas quando o motor funciona o mostrador fica estático com três barrinhas, será que o sensor de pressão do coletor de admissão está ruim?

  • #2287
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Deve ter rompido algum fio do sensor map, ou apenas desencaixou o plugue do chicote.

  • #2288
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Feliz ano novo a todos.

    Hoje eu coloquei o scanner obd2 na ranger e fiquei observando. A pressão do turbo chegou no máximo a 1,35 bar. As condições do teste foram primeiro em segunda marcha a 3500 rpm com pé no fundo, segundo foi na BR em quarta e subindo com pé em baixo, nas duas situações a pressão máxima foi a citada.

    Alguém arrisca um palpite se tem algo errado? Existe alguma diferença da pressão real para a indicada pelo scanner? Pode ser WG da turbina mais aberta do que o padrão de fábrica?
    Olá colegas, vou dar um up nesse post para ver se alguém tem algum palpite.

    Outra coisa, aqui em campo grande como em quase todo Brasil, tem chovido bastante, minha ranger fica sempre no tempo e ela tem entrado água com frequência. O carpete fica bem molhado no pé do motorista e no restante tem ficado úmido. Eu sempre deixo um jornal entre o carpete e o tapete para absorver a água. Eu já andei bastante na chuva e já fiquei parado também e não há sinal de entrada de água pelas portas. Alguém tem esse problema também? Sabe por onde entra essa água?

  • #2289
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Precisa verifica se existe um sensor específico para esse medidor, tal como acontece com a temperatura, que tem um sensor para o painel e outro para a central. Provavelmente devem existir 2 sensores, porque se a central detecta pressão irregular no coletor o motor deveria entrar em modo de segurança.

    Citação Postado originalmente por Paulo Medeiros Ver Post
    Justa mente Walter, levei numa oficina que alguém aqui do site tinha indicado a alguns anos atraz e o cara verificou tudo e achou esse problema , deixaram uma arruela no quarto bico causando tanto transtorno e prejuízo, agora só ficou uma coisa errada com o carro o mostrador pressão da turbina nao funciona, quando LIGO o carro no check de luzes do painel acende todos os tracinhos mas quando o motor funciona o mostrador fica estático com três barrinhas, será que o sensor de pressão do coletor de admissão está ruim?

  • #2290
    Usuário Avatar de Paulo Medeiros
    Entrada
    19/07/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    68
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Precisa verifica se existe um sensor específico para esse medidor, tal como acontece com a temperatura, que tem um sensor para o painel e outro para a central. Provavelmente devem existir 2 sensores, porque se a central detecta pressão irregular no coletor o motor deveria entrar em modo de segurança.
    Pode até ser mas nunca ouvi ninguém falar nada sobre outro sensor mas noto que o carro ainda não está com aquele torque característico

  • #2291
    Usuário Avatar de Ldromachado
    Entrada
    30/04/2012
    Local
    Arroio do sal/RS
    Idade
    46
    Posts
    124
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Olá colegas, vou dar um up nesse post para ver se alguém tem algum palpite.

    Outra coisa, aqui em campo grande como em quase todo Brasil, tem chovido bastante, minha ranger fica sempre no tempo e ela tem entrado água com frequência. O carpete fica bem molhado no pé do motorista e no restante tem ficado úmido. Eu sempre deixo um jornal entre o carpete e o tapete para absorver a água. Eu já andei bastante na chuva e já fiquei parado também e não há sinal de entrada de água pelas portas. Alguém tem esse problema também? Sabe por onde entra essa água?
    Bom dia Coophamat

    Esses dias a minha também apresentou uma infiltração quando lavei ela. Em principio pensei que era pelo vidro, cheguei a ver preço de borrachas novas para o vidro kkkk. Mas o vidro é colado e estava tudo bem. o meu problema, é que as borrachas tipo anel de vedação da barra de direção estava solto, fora do lugar, e na porta do carona a borracha tipo uma coifa de vedação na passagem dos fios, tb estava fora do lugar. Foi só recolocar no lugar e não tive mais problema. Espero ter ajudado.
    Ford Ranger Limited CD 04/05 4x4 Diesel twotones
    Ex. Ford Ranger Limited CD 08/08 4x4 Diesel
    Ex. Ford Ranger Sport CS 08/08 4x2 Gasolina

  • #2292
    Boa noite,

    Amigos, estou com um problema na Ranger 3.0 2012 XLT 120.000 Km, procurei no forum problemas parecidos, mas não encontrei nada exatamente igual com o que me aconteceu. Tem algum tempo que eu percebi o carro com potência reduzida, não é uma perda catastrófica, mas é bem perceptível, principalmente em viagens, onde o consumo aumentou drasticamente. Foi feita uma calibragem nos bicos e o problema não sanou, o carro continuava com essa perda de potência. Tinha dificuldades em atingir velocidade superiores a 150km/h.

    Então o carro foi levado a uma oficina muito conhecida por aqui, que trabalha com manutenção e reprogramação de veículos diesel. Foi feito uma calibragem dos bicos via notebook, cada bico regulado individualmente e etc. O carro apresentou uma melhora significativa. O consumo na estrada tinha, praticamente, normalizado e o desempenho voltou a agradar. Porém aproximadamente 3 meses apos a realização do serviço, constatei novamente falta de potência no carro e consumo elevado.

    Observei alguns detalhes:
    - Carro perde muita força com ar condicionado ligado, sendo necessárias reduções de marchas em situação que não se precisaria, normalmente.
    - A turbina, de acordo com o painel, só preenche todas as barras com aproximadamente 3000(três mil) RPM. Andei em Rangers de amigos e a turbina enchia com menos de 2500(dois mil e quinhentos) RPM.
    - O acelerador parece falhar as vezes, onde posso observar uma resposta lenta dele e, as vezes, ele não responde, sendo preciso acelerar mais de meio pedal para o motor reagir.

    Alguém já passou por algo parecido ou já viu algo? O carro foi passado em scanner mas não acusa nenhum defeito. O carro não tem dificuldade para pegar e muito menos barulhos estranhos, apenas falta de potência.

    Conto com a ajuda dos amigos foristas para resolver este problema. Se não fui claro, sintam-se a vontade para perguntar.

    Att,
    Victor Medeiros
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 100
      Última resposta: 22/08/2015, 02:14
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 03/10/2011, 01:07
    3. Tópico da RANGER 2.5 e 2.8
      Por Imperador! no fórum Ford
      Respostas: 23
      Última resposta: 19/08/2011, 20:14
    4. Respostas: 12
      Última resposta: 04/06/2005, 09:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade