x
Convex Datacenter
  • #1465
    Usuário
    Entrada
    09/08/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    78
    Agradecimentos: 0



    Pessoal, minha Ranger ta na oficina.

    Alguém sabe me dizer se o atuador da embreagem que vai na Ranger 2.8 é o mesmo da 3.0?
    TROLLER T4 15/15
    EX NISSAN FRONTIER 190CV BF 265/75 A/T 12/13
    EX FORD RANGER 3.0 TD 4x4/ BF 265/75 A/T 08/08

  • #1466
    Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Idade
    51
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    Qual a função da válvula termostática?
    Eu imagino o seguinte: ela fecha para manter a água no bloco até atingir a temperatura de trabalho, depois que atingiu ela abre deixando a água circular para não aumentar mais a temperatura. Seria isto mesmo?
    O que aconteceria se passasse a usar o motor sem esta válvula, ficando aberto direto?
    Eu imagino que somente demoraria mais para aquecer o motor. Ou tem algum problema mais grave?

  • #1467
    Usuário
    Entrada
    12/03/2012
    Idade
    38
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gui ranger 00 Ver Post
    Pessoal, minha Ranger ta na oficina.

    Alguém sabe me dizer se o atuador da embreagem que vai na Ranger 2.8 é o mesmo da 3.0?

    Sim é o mesmo

  • #1468
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por emschas Ver Post
    Qual a função da válvula termostática?
    Eu imagino o seguinte: ela fecha para manter a água no bloco até atingir a temperatura de trabalho, depois que atingiu ela abre deixando a água circular para não aumentar mais a temperatura. Seria isto mesmo?
    O que aconteceria se passasse a usar o motor sem esta válvula, ficando aberto direto?
    Eu imagino que somente demoraria mais para aquecer o motor. Ou tem algum problema mais grave?
    Vários problemas.
    O primeiro você já citou, é a questão da temperatura de trabalho do motor que não será atingida. E, com isso, provoca-se o desgaste prematuro de vários componentes do motor que foram desenhados para trabalhar em temperatura X.
    O segundo e mais comumente esquecido é que a válvula termostática controla a passagem de água para o cabeçote e ficar sem ela pode fazer ele fica com muita ou pouca/nenhuma água também.
    O desempenho, consumo e eficiência do motor também ficam comprometidos...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #1469
    Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Idade
    51
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Vários problemas.
    O primeiro você já citou, é a questão da temperatura de trabalho do motor que não será atingida. E, com isso, provoca-se o desgaste prematuro de vários componentes do motor que foram desenhados para trabalhar em temperatura X.
    O segundo e mais comumente esquecido é que a válvula termostática controla a passagem de água para o cabeçote e ficar sem ela pode fazer ele fica com muita ou pouca/nenhuma água também.
    O desempenho, consumo e eficiência do motor também ficam comprometidos...

    Valeu pela contribuição Imperador!

  • #1470
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Vários problemas.
    O primeiro você já citou, é a questão da temperatura de trabalho do motor que não será atingida. E, com isso, provoca-se o desgaste prematuro de vários componentes do motor que foram desenhados para trabalhar em temperatura X.
    O segundo e mais comumente esquecido é que a válvula termostática controla a passagem de água para o cabeçote e ficar sem ela pode fazer ele fica com muita ou pouca/nenhuma água também.
    O desempenho, consumo e eficiência do motor também ficam comprometidos...
    Mencionaria também, apenas para iliustrar com exemplos práticos:

    -> Muitos motores sem válvula termostática trabalham frio. A água não atinge a temperatura ideal de trabalho do motor. Assim, o óleo trabalha mais viscoso, gasta-se mais combustivel e maior desgaste. O MWM é um exemplo. Sem termostática, a temperatura não sobe, especialmente na estrada e em climas frios.

    -> Em veiculos de ciclo otto injetados, motor trabalhando sem termostática, a oscilação de temperatura fica muito grande, e em muitos casos, o motor trabalha frio. Com isso, a injeção entende que o motor está em fase fria e injeta mais combustivel, aumentando o consumo e mesmo a carbonização em decorrência da mistura rica.

    -> Já vi casos de motores a álcool mais antigos que, ao ter a termostática removida, quando trafegando em condições de chuva extrema, com poças de água na pista, a temperatura de trabalho do motor caia a niveis tão baixos que requeria o uso do afogador para o funcionamento em marcha lenta. Mesmo estado funcionando a bastante tempo.

    -> O Novo motor VW EA-211 3 cilindros do Fox Bluemotion tem 2 valvulas termostáticas, uma controlando a agua que circula no bloco e outra da água que circula no cabeçote, a uma temperatura inferior (80 graus no cabeçote no lugar dos 95 no bloco), o que permite que a camara de combustão trabalhe mais fria, inibindo a detonação. Agora, imagina tirar a válvula termostática de um motor desses? Bagunça todinho o sistema e o engenho perde a eficiência.

    Abraços
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #1471
    Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Idade
    51
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    Valeu Daniel!

    Mais uma dúvida. Se a VT travar aberta ficaria como se ela não existesse. Correto?
    E se ela travar fechada? O que pode acontecer? O marcador exibiria a temperatura correta? E a ventuinha armaria?
    O sensor da ventuinha acho que fica no radiador e o sensor de temperatura acho que fica na VT. Ele fica do lado da água do bloco ou do lado da água do radiador?





    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Mencionaria também, apenas para iliustrar com exemplos práticos:

    -> Muitos motores sem válvula termostática trabalham frio. A água não atinge a temperatura ideal de trabalho do motor. Assim, o óleo trabalha mais viscoso, gasta-se mais combustivel e maior desgaste. O MWM é um exemplo. Sem termostática, a temperatura não sobe, especialmente na estrada e em climas frios.

    -> Em veiculos de ciclo otto injetados, motor trabalhando sem termostática, a oscilação de temperatura fica muito grande, e em muitos casos, o motor trabalha frio. Com isso, a injeção entende que o motor está em fase fria e injeta mais combustivel, aumentando o consumo e mesmo a carbonização em decorrência da mistura rica.

    -> Já vi casos de motores a álcool mais antigos que, ao ter a termostática removida, quando trafegando em condições de chuva extrema, com poças de água na pista, a temperatura de trabalho do motor caia a niveis tão baixos que requeria o uso do afogador para o funcionamento em marcha lenta. Mesmo estado funcionando a bastante tempo.

    -> O Novo motor VW EA-211 3 cilindros do Fox Bluemotion tem 2 valvulas termostáticas, uma controlando a agua que circula no bloco e outra da água que circula no cabeçote, a uma temperatura inferior (80 graus no cabeçote no lugar dos 95 no bloco), o que permite que a camara de combustão trabalhe mais fria, inibindo a detonação. Agora, imagina tirar a válvula termostática de um motor desses? Bagunça todinho o sistema e o engenho perde a eficiência.

    Abraços

  • #1472
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por emschas Ver Post
    Mais uma dúvida. Se a VT travar aberta ficaria como se ela não existesse. Correto?
    E se ela travar fechada? O que pode acontecer? O marcador exibiria a temperatura correta? E a ventuinha armaria?
    O sensor da ventuinha acho que fica no radiador e o sensor de temperatura acho que fica na VT. Ele fica do lado da água do bloco ou do lado da água do radiador?
    Travada aberta digamos que é praticamente como se ele não estivesse lá, apesar que o tanto que travou pode variar de caso para caso, metade, inteira, etc...

    Travada fechada o superaquecimento é iminente e praticamente instantâneo, pois a água vai circular apenas pelo bloco e pelo cabeçote e não no radiador. Será indicado no painel o superaquecimento, mas a temperatura vai subir muito rápido.

    Na Ranger diesel não há eletro-ventilador, apenas há um acoplamento viscoso.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #1473
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Esse fim de semana fui vítima de um acidente.
    Estava lutando para encontrar o alargador do paralama original (lado direito, frente) da Ranger. Que luta! Não encontrei nem no Mercado Livre, o jeito foi cair com 500 (!!!) nas ccs aqui de Fortaleza. Que roubo! Eu sou fã da Ford, mas todos sabem que as peças da Ford são caras e difíceis de encontrar...

    PS: No Mercado Livre só tem aquelas paralelas fininhas, usadas nas Ranger XL que não tem alargador, que são diferentes do modelo original da Ranger...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #1474
    Usuário
    Entrada
    18/08/2013
    Local
    São Luis/MA
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcoswiedemann Ver Post
    Primeiro vc deve levar em um mecanico de confiança.
    quando vc for ver o carro, pede pro dono não ligar ela antes de vc chegar, verifica se o motor esta friu, poe a mão no coletor.
    quando liga verifica aquele barulho que as correntes comando fazem, se tiver muito alto vai ter que troca ai ja foi 2mil.
    tira a entrada da turbina verifica a quantidade de oleo que passa por ali, sempre ta melada mas não pode ter em exesso
    verifica tambem a consistência do oleo, não pode ser muito grosso, se tiver ele ta usando aditivo ai esconde algum problema serio no motor.
    agua do radiador suja, indica dono relaxado.
    quanto a rolamento das rodas e diferencial tenta verifica quando anda se estão fazendo algum tipo de barulho.
    tenta verifica se na cidade tem alguma autorizada ford e leva pra uns dos mecanicos darem uma olhada.
    no mais boa sorte.
    Marcos, pensei melhor e acabei desistindo da compra da Ranger. 160.000km rodados, no meu 1º carro diesel, vou deixar passar. Obrigado pelas dicas, estou procurando outra...

  • #1475
    Usuário
    Entrada
    20/02/2013
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    44
    Posts
    211
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcus Caminha Ver Post
    Marcos, pensei melhor e acabei desistindo da compra da Ranger. 160.000km rodados, no meu 1º carro diesel, vou deixar passar. Obrigado pelas dicas, estou procurando outra...
    Vai com calma que tem muito file por ai.
    Se é teu 1º carro 4X4, procura que vc acha um em bom estado.
    Se comprar aquele por empolgação e começa dar problema, depois vai por a culpa nas ranger e motor que não presta.
    Geralmente ex donos não faziam manutenção preventiva e depois quem compra paga o pato.
    Boa sorte, espero que consiga compra algo muito bom.
    abraço
    RANGER XLT 4X4


  • #1476
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Esse fim de semana fui vítima de um acidente.
    Estava lutando para encontrar o alargador do paralama original (lado direito, frente) da Ranger. Que luta! Não encontrei nem no Mercado Livre, o jeito foi cair com 500 (!!!) nas ccs aqui de Fortaleza. Que roubo! Eu sou fã da Ford, mas todos sabem que as peças da Ford são caras e difíceis de encontrar...

    PS: No Mercado Livre só tem aquelas paralelas fininhas, usadas nas Ranger XL que não tem alargador, que são diferentes do modelo original da Ranger...
    Você sabe se a CSS vende aquela borracha que fica entre o alargador e a lata do paralama?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 100
      Última resposta: 22/08/2015, 02:14
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 03/10/2011, 01:07
    3. Tópico da RANGER 2.5 e 2.8
      Por Imperador! no fórum Ford
      Respostas: 23
      Última resposta: 19/08/2011, 20:14
    4. Respostas: 12
      Última resposta: 04/06/2005, 09:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade