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  • #1
    Usuário Avatar de roberto.cardoso@ig.com.br
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    Manutenção na homocinética da Ranger




    Pessoal,

    Minha carroça completou os 222.000KM, e estou pensando em fazer uma manutenção preventiva nas homocinéticas, limpeza e troca de graxa.

    Minha dúvida é, alguém já desmontou a homocinética da Ranger com RL's à vácuo? O processo é muito complicado? (sou do tipo faça em casa e faça bem feito)

    Acham necessário retirar a homocinética para limpeza ou será que é possível realizar no local mesmo?

    Já vi que as abraçadeiras ainda são originais e caso faça no local terei que trocar por aquelas com aperto por parafuso.

    Se alguém já desmontou, possui algum procedimento de como fazer? Pesquisei no fórum e no google e não achei...

    Abraços,
    Roberto Cardoso
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  • #2
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Pensas em trocar também as coifas?

    Se encarar mesmo a empreitada não esqueça de tirar umas fotos. A minha tem uns kms a menos que a sua e também tenho a intenção de algum dia fazer coisa parecida.

  • #3
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    Também tenho planos de revisar a homocinética.

    No verão ela começou a fazer barulho que cessou depois que injetei fluido ATF na coifa com uma seringa. Ia desmontar pra dar uma geral mas tô enrolando até hoje.

  • #4
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    Moçada, tenho jogado aqui em casa um conjunto desses completo e o sistema é um pouco diferente de homocineticas, parecem cruzetas, mas são com 3 pontas cada junta! Usa uma graxa grafitada eu acho!

    Acho que o uso de abraçadeiras com parafuso deve desbalancear o conjunto, o ideal seria usar abraçadeiras originais, porque o giro é alto!
    Se alguem precisar de alguma coisa manda uma Mp, beleza!
    Abraço...

    Ah, esqueci de mencionar, é muito facil desmontar tudo, pois as pontas são apenas encaixadas no diferencial, teta!!
    CHEVY C-14 V8 5.7 1964 MTR 32"OFFHOT
    JEEP CHEROKEE HEMI V8 5.7 2005

  • #5
    As minha tão com 230.000Km. Até os rolamentos das rodas são originais. Time que está ganhando não se meche. Se quiser o próximo dono que mecha...
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  • #6
    Usuário Avatar de roberto.cardoso@ig.com.br
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    As minha tão com 230.000Km. Até os rolamentos das rodas são originais. Time que está ganhando não se meche. Se quiser o próximo dono que mecha...
    Walter,

    A minha também está com os rolamentos originais, dianteiros e traseiros, mas fico pensando se 13 anos com a mesma graxa, enfrentando temperaturas ambientes entre 40ºC e -5ºC, vibrações e outros desgastes não possam afetar no rendimento das peças e da lubrificação. Pensei em desmontar, limpar e lubrificar. Já chequei as coifas e estão ok tb. Será que é furada?

    Ainda tem o detalhe da RL's á vácuo, que não gira o tempo todo e deixa a graxa muito tempo parada, será que pode influenciar em algo?

    Abraços,
    Roberto Cardoso
    Defender 110 TDI - http://www.permitidoviajar.com.br viaje junto com a gente!
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  • #7
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    Roberto, eu precisei trocar uma coifa da minha ex-ranger, então pra desmontar é fácil, primeiro solta a ponta da homocinética do cubo de roda e da manga de eixo, depois tira a abraçadeira grande da coifa interna que prende na tulipa e tira o conjunto inteiro. Depois é só soltar a outra abraçadeira grande e recuar a coifa. Se trocares a coifa coloca a original, que é mais dura e resistente. Lava tudo com gasolina, dá um jato de ar e coloca a graxa nova. Mas é como o Walter falou, é algo desnecessário de ser feito, pois é uma peça que tem pouco esforço nesses 13 anos de uso, no caso, não deve ter rodado sob tensão nem 10% da kilometragem total da picape, a graxa ocupa todos os espaços e não se deteriora com o tempo. Na verdade vais desmontar tudo, limpar e constatar que a peça se parece com uma nova...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    (...) Na verdade vais desmontar tudo, limpar e constatar que a peça se parece com uma nova...
    Foi o que aconteceu quando abri o diferencial traseiro. Até o óleo estava como novo. Só perdi tempo.

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