x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário
    Entrada
    01/03/2011
    Posts
    47
    Agradecimentos: 0

    Ranger eletronica falhando, apagando e entrando ar no filtro de combustivel(do motor)




    Gente, estou postando um novo tópico a respeito da falha da minha ranger pq tenho novos dados. Assim posto de maneira bem reduzida e didática.
    É uma renger eletronica 2006.
    Ela está falhando e qdo vou subir uma serra com o pé em baixo(acelerando forte) ela acaba apagando com sintomas de pane seca.
    Vc vai no filtro de combustivel q tem ao lado do motor, aperta naquele ventil e sai ar de dentro dele.
    Após ter dado a pane, vc tira o ar do filtro(pelo ventil), vira a chave algumas vezes até vir o oleo diesel(lá no ventil do filtro de combustivel ao lado do motor), bate arranque, ela pega e vai meio falhando.
    Já foi trocado esse filtro de combustivel do motor e ela ficou boa por uns 3 dias.
    Foi limpado o tanque e ela tbém ficou boa por dois dias, muito forte e praticamente sem falhas.(interessante como quando mexem em alguma coisa ela apresenta melhora momentanea)
    Na autorizada não acusa nada nos computadores deles. E eles desconfiam de bico injetor.
    De onde vem esse ar q entra no filtro?Pode ser bico injetor? Não é algo de alimentação? Acho q esse ar é a chave pra resolução do problema. Não deve ser normal esse ar alí. Tem q vir de algum lugar.
    Estou realmente precisando de ajuda. É um vai e vem em oficina e ninguém resolve.Me ajudem por favor.

  • #2
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Ranger2006 Ver Post
    Gente, estou postando um novo tópico a respeito da falha da minha ranger pq tenho novos dados. Assim posto de maneira bem reduzida e didática.
    É uma renger eletronica 2006.
    Ela está falhando e qdo vou subir uma serra com o pé em baixo(acelerando forte) ela acaba apagando com sintomas de pane seca.
    Vc vai no filtro de combustivel q tem ao lado do motor, aperta naquele ventil e sai ar de dentro dele.
    Após ter dado a pane, vc tira o ar do filtro(pelo ventil), vira a chave algumas vezes até vir o oleo diesel(lá no ventil do filtro de combustivel ao lado do motor), bate arranque, ela pega e vai meio falhando.
    Já foi trocado esse filtro de combustivel do motor e ela ficou boa por uns 3 dias.
    Foi limpado o tanque e ela tbém ficou boa por dois dias, muito forte e praticamente sem falhas.(interessante como quando mexem em alguma coisa ela apresenta melhora momentanea)
    Na autorizada não acusa nada nos computadores deles. E eles desconfiam de bico injetor.
    De onde vem esse ar q entra no filtro?Pode ser bico injetor? Não é algo de alimentação? Acho q esse ar é a chave pra resolução do problema. Não deve ser normal esse ar alí. Tem q vir de algum lugar.
    Estou realmente precisando de ajuda. É um vai e vem em oficina e ninguém resolve.Me ajudem por favor.
    Se fosse no rail ou no bicos, é alta pressão e ia vazar diesel pra tudo quanto é lado. tem que correr toda a tubulação pra ver onde está frouxo.

    As conexões de cima do tanque estão com certeza bem apertadas? como é que esta a entrada do cabeçote do filtro estão apertadas? o filtro está bem firme? como é que ta a tubulação da entrada da bomba?
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #3
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Foi limpado o tanque e ela tbém ficou boa por dois dias, muito forte e praticamente sem falhas.(interessante como quando mexem em alguma coisa ela apresenta melhora momentanea)
    Na autorizada não acusa nada nos computadores deles. E eles desconfiam de bico injetor.
    De onde vem esse ar q entra no filtro?Pode ser bico injetor? Não é algo de alimentação? Acho q esse ar é a chave pra resolução do problema. Não deve ser normal esse ar alí. Tem q vir de algum lugar.
    Estou realmente precisando de ajuda. É um vai e vem em oficina e ninguém resolve.Me ajudem por favor.
    Vamos ver se eu posso ajudar.
    Não tem como entrar ar pelo bico injetor. Como o Carlos falou acima, a pressão é tão alta que se isso estivesse acontecendo ia jogar diesel pra todo lado.

    Geralmente a entrada de ar está ligada às mangueiras de alimentação do tanque-filtro - bomba de alta pressão ou nas mangueiras de retorno de combustível pro tanque. Já foram verificadas?

    Já foi verificado o funcionamento da bomba de alta pressão, se está alimentando o motor da forma como deveria, especialmente quando o acelerador está em curso máximo?

    Tem como estar o funcionamento do teu carro com outra ECU? O problema também pode estar nela.
    Antes de fazer qualquer verificação, faz um "reset" na ECU do teu carro. Deixa o cabo da bateria desligado por 24h e segue o procedimento descrito abaixo:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post1092722
    http://www.allcorsa.co.uk/forums/sho...ecu-1701.html?
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...tml#post465616
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #4
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Vamos ver se eu posso ajudar.
    Não tem como entrar ar pelo bico injetor. Como o Carlos falou acima, a pressão é tão alta que se isso estivesse acontecendo ia jogar diesel pra todo lado.

    Geralmente a entrada de ar está ligada às mangueiras de alimentação do tanque-filtro - bomba de alta pressão ou nas mangueiras de retorno de combustível pro tanque. Já foram verificadas?

    Já foi verificado o funcionamento da bomba de alta pressão, se está alimentando o motor da forma como deveria, especialmente quando o acelerador está em curso máximo?

    Tem como estar o funcionamento do teu carro com outra ECU? O problema também pode estar nela.
    Antes de fazer qualquer verificação, faz um "reset" na ECU do teu carro. Deixa o cabo da bateria desligado por 24h e segue o procedimento descrito abaixo:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post1092722
    http://www.allcorsa.co.uk/forums/sho...ecu-1701.html?
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...tml#post465616
    Tudo bem que defeito eletronico é uma coisa quase impossivel de se dizer o que ele pode fazer ou não.
    Mas isso tá com cara de bomba de alimentação com falha ou vazamento na tubulação, mas vai que...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #5
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Tudo bem que defeito eletronico é uma coisa quase impossivel de se dizer o que ele pode fazer ou não.
    Mas isso tá com cara de bomba de alimentação com falha ou vazamento na tubulação, mas vai que...
    Grande Carlos, eu concordo com você, tanto que pedi um teste da bomba de alta pressão.
    Mas, veja vem, todos esses componentes são controlados pela ECU. Se ela estiver com os parâmetros irregulares, pode dar o defeito que o colega apresenta sim.

    Continuo afirmando que o primeiro teste a ser feito é o reset da ECU; depois, se possível, a troca da ECU para teste.; depois, verificação da linha de combustível (alimentação e retorno); bomba de alta pressão.

    Acredito ser difícil o problema não estar em um desses componentes.

    E os problemas com ECU são mais comuns que o que parece. Semana passada fui na oficina comprar aditivo pro radiador do meu pai, lá tinha uma Ranger com defeito na ECU (não sei qual era o sintoma), a oficina tirou o ECU para mandar reprogramar.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #6
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    43
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Tente drenar a agua do filtro de combustivel... lembre-se que para drenar agua é no bujão de baixo do filtro e não no ventil, tem de abrir (desrosquear).. é comum tirarem o sensor de agua e isolarem isso no filtro, dai pq nao acende luz alguma no painel, ou até mesmo pode ser que o sensor esteja com defeito..

    Outra coisa, ja que funcionou por 3 dias, que tal verificar esse filtro ? Esse filtro é danado de dar problemas.. toda vez que vou trocar da problema e olha que coloco sempre o original, ja deu vazamento no ventil, no dreno, no encaixe... quem sabe nao esta por ai?
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #7
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Grande Carlos, eu concordo com você, tanto que pedi um teste da bomba de alta pressão.
    Mas, veja vem, todos esses componentes são controlados pela ECU. Se ela estiver com os parâmetros irregulares, pode dar o defeito que o colega apresenta sim.

    Continuo afirmando que o primeiro teste a ser feito é o reset da ECU; depois, se possível, a troca da ECU para teste.; depois, verificação da linha de combustível (alimentação e retorno); bomba de alta pressão.

    Acredito ser difícil o problema não estar em um desses componentes.

    E os problemas com ECU são mais comuns que o que parece. Semana passada fui na oficina comprar aditivo pro radiador do meu pai, lá tinha uma Ranger com defeito na ECU (não sei qual era o sintoma), a oficina tirou o ECU para mandar reprogramar.
    Hehehe, bem com toda essa explicação, mudei de ideia hehehehe.

    E talvez seja bem mais facil e rapido fazer esse reset e dá pra fazer ao mesmo tempo dá pra procurar se tiver alguma conexão frouxa..
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #8
    Usuário
    Entrada
    01/03/2011
    Posts
    47
    Agradecimentos: 0
    Vou desligar o cabo da bateria então.
    /Será q uma falha eletronica permitiria essa entrada de ar no filtro?
    Eles fizeram um teste de vazão na oficina, desconectaram o cano q entra no filtro de combustivel do motor e colocaram ele numa garrafa pet de 2 litros, com ela parada. em 30 segundos passou por volta de 1 litro de oleo diesel. Agora tbém não sei se com o uso dela e talvez aquecimento essa bomba possa estar dando problema e não dando conta de sustentar o consumo do motor. Mas mesmo assim tô encucado com esse ar. Deve ser a chave pra resolver esse mistério.
    No caso de um entupimento de tubulação ou falha na bomba entraria ar alí?
    Outra coisa a bomba de alta pressão é a bomba q está dentro do tanque? ou é outra?

  • #9
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Ranger2006 Ver Post
    Vou desligar o cabo da bateria então.
    /Será q uma falha eletronica permitiria essa entrada de ar no filtro?
    Eles fizeram um teste de vazão na oficina, desconectaram o cano q entra no filtro de combustivel do motor e colocaram ele numa garrafa pet de 2 litros, com ela parada. em 30 segundos passou por volta de 1 litro de oleo diesel. Agora tbém não sei se com o uso dela e talvez aquecimento essa bomba possa estar dando problema e não dando conta de sustentar o consumo do motor. Mas mesmo assim tô encucado com esse ar. Deve ser a chave pra resolver esse mistério.
    No caso de um entupimento de tubulação ou falha na bomba entraria ar alí?
    Outra coisa a bomba de alta pressão é a bomba q está dentro do tanque? ou é outra?
    Então o unico jeito de "entrar ar" é com alguma conexão de alimentação frouxa, que só pode ter na entrada do bocal pro tanque, na entrada da bomba de alimentação que no caso sa ranger fica imersa no diesel, e na tubulação que vai da saida da bomba de alimentação até o cabeçote do filtro e de lá vai pra bomba de alta. só que na bomba de alta pro rail + bicos iria ter uma enchente de diesel no motor, mas pelo visto isso não acontece, muito menos enche de verdade, isso é só pra dizer que vaza bastante diesel.
    Mas siga esses conselhos do amigo imperador e faça o reset da central vai que da certo
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #10
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Ranger2006 Ver Post
    Vou desligar o cabo da bateria então.
    /Será q uma falha eletronica permitiria essa entrada de ar no filtro?
    Eles fizeram um teste de vazão na oficina, desconectaram o cano q entra no filtro de combustivel do motor e colocaram ele numa garrafa pet de 2 litros, com ela parada. em 30 segundos passou por volta de 1 litro de oleo diesel. Agora tbém não sei se com o uso dela e talvez aquecimento essa bomba possa estar dando problema e não dando conta de sustentar o consumo do motor. Mas mesmo assim tô encucado com esse ar. Deve ser a chave pra resolver esse mistério.
    No caso de um entupimento de tubulação ou falha na bomba entraria ar alí?
    Outra coisa a bomba de alta pressão é a bomba q está dentro do tanque? ou é outra?
    A Ranger tem duas bombas de combustível.
    Uma dentro do tanque (chamada de baixa pressão) e outra no cofre do motor (bomba de alta pressão). A primeira tem a única função de levar o diesel do tanque até o motor; a segunda é responsável por alimentar de fato do motor, pegando o diesel em baixa pressão e botando numa pressão de 1800bar para ser queimado no bico injetor.

    Ranger2006, esse teste que fizeram não é o teste na bomba de alta pressão, mas na de baixa (e aparentemente está boa). Mande verificar a tubulação depois de fazer o reset pra só depois fazer o teste na bomba de alta.

    Faça também o que o Daniel disse: troque o filtro de combustível. Eu nunca tive problemas com nenhum, mas se ele disse que os problemas nele são frequentes, não custa tentar.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #11
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Quando sair dos testes iniciais e passar para a bomba de alta pressão(BAP)>
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...ml#post1082813
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #12
    Usuário
    Entrada
    01/03/2011
    Posts
    47
    Agradecimentos: 0
    Blz pessoal.
    Uma coisa me ocorreu agora. Alguem sabe como fica esse filtro de combustivel do motor no caso de uma pane seca? ou melhor no caso de entupimento na bomba lá do tanque, ou melhor ainda. Ela estando fraca pode entrar ar alí?
    Faço essa pergunta justamente pra tentar eliminar essas hipóteses.
    ----------------------
    Vou descer e desligar o cabo da bateria, e qto ao filtro de óleo imagino q se ele estiver com problemas a ford mesmo vai substituir afinal foram 270 paus num filtro original a menos de um mes.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. filtro combustivel ranger
      Por filipecyriaco no fórum Ford
      Respostas: 11
      Última resposta: 27/04/2009, 20:28
    2. Filtro de combustível da Ranger
      Por Pboeira no fórum Ford
      Respostas: 22
      Última resposta: 08/04/2009, 15:00
    3. Bomba de combustível da Ranger 3.0 eletrônica.
      Por Dennis Figueiredo no fórum Ford
      Respostas: 16
      Última resposta: 16/05/2007, 09:41

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade