x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    03/11/2010
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    42
    Posts
    70
    Agradecimentos: 0

    Ranger 3.0 XLT 4x4 - troca de óleo e vazamento de óleo pela caixa de transferência




    Pessoal,

    Gostaria de relatar um problema que eu tive com a caixa de transferência da Ranger e fazer um alerta para os serviços os quais solicitamos.
    Na primeira troca de óleo com a Ranger, há uns 3 meses atrás, consultei na internet alguma oficina credenciada aqui em Salvador - BA para efetuar a troca do mesmo e que fosse mais perto da minha casa, para também abrir o leque de opções em relação à autorizada onde faço quase tudo, embora ela já esteja fora da garantia. Encontrei uma e fui até lá para a troca de óleo do motor e verificação dos demais níveis de óleo (o dono anterior já tinha trocado todos).
    Então, cheguei lá com as informações do manual e conferindo, na medida em que o meu telefone não tocava, o trabalho do pessoal.
    Primeiro erro: especificação do óleo
    O manual fala em 15w40 e ele tinha colocado o óleo MD400 da lubrax, me dizendo que eram equivalentes. Procurei na embalagem e não encontrei especificação de viscosidade neste formato (xx W yy). Fiquei de olhar em casa quando chegasse para confirmar. Ao observar, vi que este óleo é mais viscoso e se trata de um óleo para máquinas ou motores mais antigos. Tive que ir a outro lugar para baixar este óleo e colocar o correto, pois sou metódico e busco sempre seguir o que o fabricante recomenda.
    Segundo erro: verificação do nível de óleo do diferencial
    Após sair desta oficina, com os 4 níveis verificados (motor, caixa e diferenciais), segui com minhas rotinas e percebi que o diferencial traseiro começou a vazar um pouco de óleo pela tampa de verificação. Como antes rodei e nada notei, suspeitei imediatamente do serviço desta oficina.
    Terceiro erro: verificação do óleo da caixa de transferência
    Na oportunidade da troca de óleo do motor, uns dias depois e uns 500 Km rodados, pedi para que o atendente repassasse a troca do óleo do motor e verificação de todos os óleos e verificasse o vazamento do diferencial traseiro. No caso do diferencial traseiro, nenhum problema encontrado: apenas quando se remove aquela tampa para verificação, deve-se limpar a mesma e o local onde ela veda, para que a sujeira normal externa do diferencial não forme uma camada atrapalhando a vedação. Foi o que aconteceu: o mecânico da oficina não limpou e colocou a tampa de qualquer jeito, ocasionando a perda de 200 ml do óleo do diferencial traseiro. Reposto o óleo e tampado corretamente o diferencial, vamos adiante:
    Ao verificar o óleo da caixa de transferência, o atendente verificou que a mesma estava com o nível muito baixo, mas ele não tinha o óleo daquela especificação. Fui à autorizada e, ao repor o óleo, o mecânico de lá notou que a caixa estava quase seca e encontrou um vazamento pelo retentor do cardã traseiro. Efetuei a substituição do retentor três dias depois, aguardando chegar a peça. Deixei o "doberman" em casa e fui rodar com outro. Trocadas as peças, dei uma geral por baixo em busca de alguma não-conformidade, mas estava tudo em ordem.

    Resumindo: um péssimo trabalho por parte da oficina que trabalha com caminhonetes faz muitos anos - conforme conversa com o proprietário - e que quase me dava um prejuízo grande se eu não estivesse notado estes detalhes. eles colocaram o óleo errado no motor, olharam o óleo do diferencial e não fecharam a tampa direito e não olharam o óleo da caixa de transferência, embora afirmando que tinham feito tudo isso.

    O alerta é que devemos estar, sempre que possível, acompanhando os serviços feitos em nossos carros. Embora estivesse perto, perdi o lance provavelmente quando fui tratar por telefone alguns assuntos de trabalho e não peguei a última parte da inspeção no carro e quase tomo um prejuízo grande. Sei que a maioria aqui acompanha, mas através deste reforço a importância por mais uma situação destas que passei - fora outras com carros pequenos.

    Aproveitando, gostaria de saber de voçês sobre este óleo da caixa de transferência, se este período que ele andou baixo devido ao vazamento pôde causar algum dano aos internos da mesma. E também se alguém já viveu um problema de desgaste deste retentor da saída da caixa pro cardã traseiro.

    Grande abraço!
    MarcioBahia
    Ranger XLS CD 3.2 4x4 2013
    Ex - Ranger XLT CD 4x4 2008

  • #2
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Vc utilizou o aditivo recomendo pelo fabricante para o diferencial traseiro?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #3
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Aproveita e posta o nome da oficina.

    Por essas .. .e outras ... prefiro fazer certos serviços na concessionária.

    Paga-se um pouco mais, mas tem-se a garantia e a certeza do serviço certo.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #4
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Não custa nada o dono ler o manual e se INFORMAR antes de mandar fazer esses serviços. Inclusive, não custa NADA tb adquirir previamente os itens necessários por contra própria ( filtros, óleos, aditivos ) seguindo o que consta no manual.

    E por fim, acompanhar o serviço e inspecionando cada coisa feita.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #5
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    43
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Não custa nada o dono ler o manual e se INFORMAR antes de mandar fazer esses serviços. Inclusive, não custa NADA tb adquirir previamente os itens necessários por contra própria ( filtros, óleos, aditivos ) seguindo o que consta no manual.

    E por fim, acompanhar o serviço e inspecionando cada coisa feita.

    x2..

    se nao tem o manual, entra aqui que possivelmente não sairá sem as informações necessárias..
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 17
      Última resposta: 18/06/2016, 14:35
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 18/10/2014, 20:08
    3. Vazamento de óleo pela tampa de válvulas
      Por Wilton GOmes Silveira no fórum Kia Sportage
      Respostas: 1
      Última resposta: 15/11/2009, 08:56
    4. Troca de oleo da caixa de transferencia
      Por jasantos no fórum Land Rover
      Respostas: 14
      Última resposta: 22/07/2009, 08:16
    5. Vazando oleo pela cx transferencia
      Por DougBRSP no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 08/03/2004, 17:35

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade