Prezados, boa tarde.
Comprei uma EXLORER XLT V6 4WD ano 97 em SP e voltei de lá com um probleminha

Andando em qualquer velocidade, mais notadamente em alta marcha, percebo pequenas e grandes reduções de aceleração que na verdade traduzem reduções de marchas me levando a crer, mesmo sem grande experiência, que as marchas estão sendo passadas indevidamente pelo sistema automático de transmissão.
Antes da compra o vendedor afirmara que o piloto automático estava sem funcionar por causa de um mau contato. Fiquei insatisfeito e insisti que se era um pequeno mau contato ele deveria consertá-lo para justificar minha viagem para SP e comprar o carro.
Como esta condicionante era vital para que eu comprasse o veículo, parece que ele religou o sistema de piloto automático e me comunicou que tinha "trocado alguns fusíveis" e que subitamente o piloto estava funcionanado mas, ao mesmo tempo, subitamente também informou novo problema, que as marchas precisavam de regulagem e/ou os bicos injetores porque "pequenos pulos" eram sentidos quando as marchas eram trocadas.
Estou achando que pelo fato do piloto ter sido religado que está havendo uma interferência de comandos da caixa de transmissão e por isso mesmo, ele vendedor, sabedor deste choque de sistemas, havia desligado o piloto e manteve assim o carro sem problemas com as marchas, mas , a minha insistência em que consertasse o piloto fez com que ele o religasse e o problema das marchas voltassse a ocorrer.
Não sei se miha suspeita tem fudamento e precisaria da posição dos senhores. Esses dois equipamentos podem em certo momento entrarem em conflito e o mau funcionamento de um (piloto automático) provocarem o mau funcionamento do outro (automático da caixa de transmisão) ???
Com a palavra os Srs expertises.

Att Márcio