x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    Ranger - dias frios e inverno rigoroso




    Olá amigos,

    A dúvida é como vcs estão fazendo coma ranger diesel nos dias frios para aquecê-la.

    Eu faço assim, partida, deixo um minuto em lenta e depois saio, procurando manter rotações baixas.

    Ela leva cerca de 5km para mexer o ponteiro ao C no fundo de escala da temperatura e uns 15 km para chegar dentro da faixa de temperatura. Valvula termostatica ok.

    Pergunto: é melhor dar pau e fazer aquecer mais rápido ou ir na manha. Aqui em curitiba é bem frio e quando eu to quase chegando em casa (10km) é que consigo o minimo de aquecimento do ar...risos

    Será que cobrir o radiador com papel ajuda?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #2
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Não faço nada diferente, até porque raramente uso o carro fora da faixa de torque (só quando preciso ultrapassar mesmo).

    Ligo o carro, espero os 30s pra lubrificar a turbina e vou embora.
    Esses dias no CE está "frio", nas manhãs de chuva tá fazendo 22ºc +-, que aqui é como se fosse o frio glacial.

    Nesse procedimento, demora o mesmo que você comentou para esquentar o motor.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #3
    Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Idade
    45
    Posts
    913
    Agradecimentos: 8
    Aqui no frio da serra gaúcha (7ºC de manhã, a semana inteira), é necessário que a bateria esteja em ótimas condições.
    Meu Maxion 2.5 pega de primeira, aguardo 30 seg, e vou embora. Nunca passando de 2.500rpm ate atingir a temperatura de operação.
    _____________
    Renegade STD

  • #4
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    43
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por lcdalzoc Ver Post
    Aqui no frio da serra gaúcha (7ºC de manhã, a semana inteira), é necessário que a bateria esteja em ótimas condições.
    Meu Maxion 2.5 pega de primeira, aguardo 30 seg, e vou embora. Nunca passando de 2.500rpm ate atingir a temperatura de operação.
    x2.. até atingir a temperatura de trabalho nao gosto de passar de 2500 rpm nao..
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #5
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por NGDaniel Ver Post
    x2.. até atingir a temperatura de trabalho nao gosto de passar de 2500 rpm nao..
    Então é padrão. Ninguém gosta de sair da faixa de torque com o motor frio.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/04/2011
    Idade
    50
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Aqui em BSB a temperatura já está baixa esta época do ano. Não chega a ser igual à gauchada, mas dá um friozinho de botar nordestino para tremer. Semana passada peguei 13ºC na madrugada. A solução também é a da maioria. Dou partida, espero um minutinho depois saio, aumentando as rotações aos poucos pelo percurso. Dá para perceber que o barulho das válvulas é bem maior quando está muito frio durante as acelerações, diminuindo à medida em que o motor se aproxima da temperatura de trabalho.

    Nesse momento o torque é essencial para ir aquecendo o motor sem forçar. Após uns 5 ou 10km, o motor já está na temperatura de trabalho, então assumo a minha condução normal (esportiva, hehehehe)

    Se não me engano, percursos de menos de 10km são o que o fabricante enquadra na categoria de "maior esforço" do motor. Acho que vi algo à respeito no manual do proprietário.
    Ranger 4x4 Limited 3.0 PSE 2005

  • #7
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Queria saber como é feito na Europa.
    Eu morei na Alemanha, mas nunca me interessei em saber os tipos de penduricalhos que ajudam os carros a funcionarem bem nos invernos (-10ºC~-15ºc)
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #8
    Polêmica....

    Na gringa o pessoal adiciona um pouco de querosene no tanque, mas não sei se eles ficam esperando o carro "esquentar"... lembro do meu pai fazendo isso quando tinha uma Quantum a alcool nos anos 80....

    []´s

  • #9
    Beleza!
    Valeu a experiencia ai dos amigos.

    Pelo que ja li, nos paises gélidos usam: 100% etileno glicol no radiador, aditivo anti-congelamento do oleo do carter e alguns são fechado no radiador, nao tem entrada de ar pq nao precisa! O combustivel deles ja possui anti-freeze. Vi em um programa de tv uma toyota no extremo norte da Russia que o cara fabricou um parachoque em plastico do farol ate embaixo pra manter o motor quente.
    Não precisa dizer que a bateria tem de ser boa!
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #10
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Posts
    793
    Agradecimentos: 0
    Imagina em lugares que faz frio de verdade. Motor diesel, às vezes, sofre pra dar partida.














  • #11
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Fiquei até com pena dos carros.
    Dá pra ver que é um baita esforço, tanto pros motores quanto pras baterias.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/04/2011
    Idade
    50
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Percebi que a fumaça tem várias fases durante a partida. Primeiro, é pretão mesmo, sem choro. Depois, vai ficando cinza à medida que o motor vai pegando, depois branco (vapor de água?) para depois voltar ao normal. Dá para perceber fumaça azul nas desacelerações da Dodge vermelha (queima do óleo que se acumulou).

    Quando fui comprar a picape, fui logo cedo pela manhã. A loja acabara de abrir, e os motores ainda estavam frios. Olhei primeiro uma L200, mas fiquei meio desconfiado na partida, uma vez que a fumaça era predominantemente azul, mais até do que os outros fumos de queima do combustível. O cheiro de querosene de aviação era altíssimo, parecia até que colocaram mesmo querosene para ajudar a aquecer o motor. Pensei que isso talvez indicasse que muito óleo escoou para a câmara de combustão durante a noite, possivelmente indicando problemas diversos.

    De qualquer forma, nem me preocupei mais com isso quando liguei a Ranger. Foi um pretinho só e depois motor contando... mesmo acelerando o motror fazia fumaça preta discreta, nem olhei mais para trás... coitadinha da L200...
    Ranger 4x4 Limited 3.0 PSE 2005

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade