x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Agradecimentos: 0

Terceiro banco na Explorer

Comprei a Explorer já pensando em instalar o 3º banco e curtir os passeios com mais conforto, haja visto que meus 3 filhos já lotavam os carros de passeio.

Pretendo fazer a instalação de forma que, sem o banco sobressalente, o carpete do porta-malas fique sem peças salientes, dificultando transporte de algum material. A idéia é fazer os reforços por baixo da chapa, soldando por baixo do reforço as porcas para a fixação do banco com uso de manípulos na cabeça dos parafusos.

Antes de efetivamente iniciar qq ato para a instalação do terceiro banco, fui dias atrás ao Detran me informar sobre a possibilidade de legalizar essa instalação. A resposta foi positiva.
    Deve-se primeiro realizar uma vistoria antes de iniciar o trabalho. Após executada a instalação do banco, faz-se uma vistoria no Inmetro e retorna ao detran para concluir o processo.

Em seguida fui até o Inmetro (sessão de engenharia) que em Brasília fica em um prédio da UnB, e me informei sobre as exigências para obter o ok da inspeção.

O engenheiro que me atendeu foi muito gente boa, me mostrando a legislação e informando sobre os pontos de fixação do banco. Não houve alguma exigencia fora da lógica e conforme eu realizar o trabalho, vou detalhando melhor.

>>> 1º passo: a legalidade.
    Pela internet peguei o boleto para pagar pela vistoria de "alteração de características" (R$ 147,00). Após o pagamento marca-se a data.

>>> 2º passo: a compra do material.
    Eu pretendo realizar a montagem durante o feriado de carnaval, mas não consegui marcar vistoria a tempo. Ainda assim, irei ao Detran verificar essa possibilidade.
    Ontem retornei, pela terceira vez, ao setor de oficinas de Taguatinga (onde se resolve muitos problemas com peças). Eu não tinha um modelo de banco definido, tendendo mais pelos bancos traseiros do Scenic ou o 3º banco da pagero ou SW4, mas finalmente encontrei um banco que atendia aos meus anseios: Pajero full, de dois lugares

Fora do carro dá pra guardar em qq cantinho.

Quando instalado e rebatido, fica com o encosto na horizontal.

De couro e bem conservado.

Hoje retorno a loja, para pegar os cintos de segurança, engates e estudar melhor, como prover trilhos para que, rebatido, o banco fique à frente, junto ao encosto do banco traseiro e quando em uso, possa ser puxado para trás e dar espaço aos pés de quem estiver usando-o.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Alessandro,

Quando você vê a espessura das duas chapas do lastro da Explorer, vai desistir de reforço, mas se mesmo assim quiser um super reforço, veja se a estrutura que suporta o pneu socorro pode ser utilizada como apoio para alguma haste, evitando desta forma precisar soldar no lastro.

Pense na possibilidade de fazer um pequeno suporte, tipo o que é usado em cilindro de 25m³ convencional, para melhorar o conforto de pernas e pés.

Seu banco traseiro reclina? Se quiser instalar virado para traseira, veja na foto como fica.

Abraços
    4X4 Brasil
    Ford V6

Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Fala Orleans!

Hoje de manhã visitei a 'oficina' na casa de um colega daqui do forum e ele me alertou que eu não poderia fixar o banco partindo do chassis, pois o mesmo não acompanharia os pequenos movimentos que a lataria tem em relação ao chassis.

Boa idéia aproveitar a estrutura do socorro. Depois tirarei o estepe para conferir esse lastro, pois ainda não o visualizei. Essa sua dica me parece simplificar em muito o trabalho.

O banco tem reclinação (para trás) e pretendo montá-do virado para frente, como os demais bancos. O acesso será pelo rebatimento do 1/3 do banco traseiro, lado esquerdo. Ainda assim, terá acesso pela porta traseira do porta-malas, pois como é mais estreito que a largura do porta malas, não pretendo centralizá-lo, mas deixar espaço livre no lado direito (passageiro) com 17cm de chão (considerando o espaço livre ao lado da caixa de roda saliente na assoallho).
    4X4 Brasil
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Citação Postado originalmente por Alessandro, Ver Post
    O banco tem reclinação (para trás)

Sua Explorer é 4X2? Soldando uma barra no suporte do pneu socorro, com uma porca na outra extremidade direcionada para o local do parafuso, pode ser uma boa opção
    Ford V6

Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Orleans, obrigado pelas idéias.

Me desculpe a ignorância, mas quando vc cita: "lastro das duas chapas"; essas chapas seriam o reforço original desenhado abaixo?

A sugestão da solda sobre o suporte do socorro, seria como na figura abaixo?

Não iniciei o trabalho ainda, pq não consegui realizar a vistoria técnica no Detran antes do carnaval.
    Minha intenção é fazer um suporte aproveitando a furação dos parafusos do suporte, mas de forma a manter a possibilidade de reverter a instalação.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Terceiro banco na Explorer-barra-para-3banco.jpg  
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Hoje levei o carro numa oficina e pude, no elevador, verificar o que seria as tais chapas do lastro.

Orleans, certamente vc cortou metade do trabalho para fixar o banco. Eu não tinha percebido antes, a primeira chapa fixada sob o assoalho.

Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Chamo o assoalho de lastro por causa da espessura das chapas.
    Depois que você fizer o furo para fixar o banco, fica mais fácil decidir onde vai soldar o suporte.
    Ford V6

Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Não vou aproveitar as furações dos quatro ganchos do socorro pra fixar a base, é muito espaço!

Vou fazer uma base usando um perfil quadrado, que será parafusado no carro e o banco, encaixado sobre essa base.

Hoje estive na Cidade do Automóvel, que é um polo de agências local, e observei como esse banco é instalado originalmente na Pajero. Encontrei uma Full 2005, com a mesma forração do meu banco. Eu estava grilado em saber do esquema com a barra dianteira, onde possui duas travas e é rebatível, deslocando o banco para frente e rebaixando a parte anterior do assento.

Visão da parte de baixo do assento:

São duas travas, do tipo fechadua de porta:

Simplesmente, na Pajero essa barra articulada fica fixa quando o banco está instalado no carro. A articulação serve apenas para ocupar menos espaço, quando fora de uso.

Esse banco tem uma estrutura bem reforçada. Nessa foto, já mostra a fixação dos engates dos novos cintos:

Na parte posterior, por baixo do assento, percebe-se que foi extraído algum 'pé', que era soldado numa chapa de uns 1,5 mm:

>>> Ontem eu consegui fazer a vistoria para autorização de "modificação de característica". Já posso circular com o 3º banco por um período de até 30 dias.

>>> Próximo passo após instalar, é reapresentar o carro ao Detran e em seguida obter a aprovação do Inmetro.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Não consigo abrir as fotos.
    Com a base o banco ficará mais alto?
    Ford V6

Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Fiz upgrade das fotos no Picassa e depois inseri fotos pelo comando do forum. Estou apanhando com o programa da Google e não sei como ajustar o tamanho das fotos.

No meu computador está normal, a não ser pelo tamanho, que clicando sobre as fotos, o popup mostra a figura com o mesmo tamanho da mensagem. Vou aumentar a resolução das fotos na câmera fotográfica pra ver se melhora.

Para a base, comprei perfil quadrado de 40mm com chapa 16. Das três opções na loja (que é a maior da cidade), essa era a mais espessa.

Portanto, a altura final do banco deverá ficar com 75cm, com o apoio de cabeça e encosto a 90º. Ainda assim, sobrará um espaço para o teto de 70cm a partir do assento.

É pouco, não me cabe. Mas o propósito é servir aos meus filhos, as caçulas - gêmeas de 2 anos - e meu filho de 6. Mesmo considerando meu primogênito, esse espaço atenderá por pelo menos 3 anos.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem