x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 16

Hybrid View

Lightbulb Ranger - Estalo na transmissão - Help!

Amigos, peço a ajuda de vcs para tentar descobrir o problema na minha ranger 02 PS.

Estava na rodovia quinta a uns 90km/h qdo começou um estalo de metal batendo com metal. Parecia algo que se desprendeu e tava pegando na ventoinha. Começou de forma aleatoria, fazia um pouco de estalo e depois parava, depois começou a fazer forte, parei, motor ligado e fui verificar a ventoinha. Nada. Olhei por debaixo, nada. Cardã dianteiro, nada. Espelhos dos freios...nada.

Continuei e parou o barulho. Andei mais um km e voltou com tudo, parecia que tava triturando tudo na frente. Parei olhei, nada.

Andei o resto do dia e nao fez mais nada. Encostei numa loja e qdo fui sair, tec. Parei, primeira marcha, tec, fui em ré, tec. Barulho de lata batendo por debaixo da cabine...saí e nao fez mais.

Sábado, indo para trilha, 100km/h começou a fazer barulho de novo, tec, tec, tec....parei. Olhamos tudo, nada. Fui começar a andar e deu uns trancos muito feios. Estacionei, levantei no macaco a roda. Enquanto eu ficava ali no cardã, giraram a roda, tein...balançou o conjunto inteiro de transmissão, mas uma vez só e depois nada. Segui para trilha...nada de barulho.

Qdo a coisa ficou feia mesmo, numa subida molhada, tava em reduzida, primeira marcha, começou a fazer tec, tec, tec, parecia que a cada volta do cardã, batia em algo....é um barulho externo....com a cabeça para fora parece vir do cardã dianteiro.

Continuei a trilha passei por tudo e depois disso desliguei 4x4 e parou o barulho. Voltando começou de novo....

Fiz alguns testes qdo havia o barulho:

- desengatar o carro - continua
    - pisar na embreagem - continua
    - 4x4H, L ou 4x2 - continua
    - com buraco na rua - continua
    - sem buraco na rua (rodovia) - continua
    - eixo cardã dianteiro apresenta folga de menos de 1 mm, axial ou transversal...a junta homocinetica do cardã parece intacta. Coifa ok. Tinha uns parafusos meio frouxos, apertei nao resolveu nada.
    - olhei tudo por ali, nao tem nada perto que possa bater no cardã, nem escape solto, nada!
    - homocineticas das rodas - não percebi qq anomalia girando elas na mão. Nao tem coifa rasgada.

Alguém pode me ajudar? Não tem como levar em mecânico ainda pq senão vão querer desmontar metade do carro para não achar nada!

Certeza que é alguma bobeirinha....toda ajuda é bem-vinda.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

Parece ser a homocinetica do cardan dianteiro. Pra testar vc pode retirar este cardan e rodar por um periodo.

No meu caso, a coifa estava perfeita, mas a graxa havia desaparecido. Coloquei um cardan novo. O mecanico limpou e engraxou o velho e colocou em outra Ranger com problema e esta rodando ate hoje.

Boa sorte

Allan,

A sua tinha destes sintomas?

Conversei bastante hoje com um amigo entendido dessa mecanica e sugeriu tb testes no cardã. Vou tirar ele para examinar e enquanto isso rodo para eliminar essa variável.

Valeu.

Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Allan,

A sua tinha destes sintomas?

Conversei bastante hoje com um amigo entendido dessa mecanica e sugeriu tb testes no cardã. Vou tirar ele para examinar e enquanto isso rodo para eliminar essa variável.

Valeu.
    No meu caso, eu estava no asfalto a uns 80 km/h qndo ocorreu a 1° vez, foi um barulho parecido com qndo vc encosta uma folha de papel num ventilador, durou uns 3 seg e não dava pra identificar de onde vinha. Depois de uns 100km percorridos voltou o problema, e começou a ficar mais frequente. No final, em baixa velocidade dava cada estalo tenebroso, achei que tinha moido o diferencial dianteiro. Voltei no quincho.

Recentemente tive um problema parecido numa picape Band, a frequencia foi aumentando. Era na caixa de transferencia, e morri numa porrada de engrenagens, rolamentos etc.

Boa sorte

Ah, e como faz para desmontar o cardã? Achei q fosse com flange, mas não é...

Injetei com uma seringa oleo atf na homocinetica do cardã. Foram uns 7ml. Rodei com ela e parece que lubrificou tudo...

Até agora o barulho não voltou. Amanh irei pegar rodovia e postarei novidades.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem