Fala galera, sou novato neste fórum.

Adquiri uma Ranger XLT 4.0 V6 OHV 98/99 4x2 e estou na aventura para deixá-la em excelente condições porque pretendo usá-la em viagens frequentes.

Nesta última semana fiz uma manutenção na embreagem e câmbio porque as marchas não entravam. O causa estava no sistema de embreagem, pois diagnostiquei que na última troca o volante não sofreu usinagem no torno com pedra e por isso o disco sofreu desgaste prematuro. Já realizei a troca do disco, usinagem do volante, limpeza geral da caixa de câmbio, troca do retentor de saída, troca do cilindro escravo e troca do fluído do câmbio Mazda M5R1 (usei o Dextron III). O sistema tá zerado, apesar de muitos comentários a respeito do custo de manutenção, com alternativas para baratear isso é curioso se atentar para a robustez da caminhonete e por isso na prática o custo de manutenção não relevante no meu caso.

A próxima manutenção será no diferencial, pois removerei o óleo para limpeza, reparo do sistema e instalação do novo óleo (SAE 80W90).

O PROBLEMA

Notei vazamentos nas juntas do cárter e tampa do cabeçote. O nível do óleo do motor está bom, pois deve ter sido completado. Não existem ruídos incomuns após fazer algumas inspeções simples.

Gostaria de realizar a troca das juntas sem ter que gastar mais para terceirizar este serviço. Já adquiri o jogo de juntas.

A minha dúvida esta em ter que mexer no comando de válvulas, se tiver que trocar tuchos, varetas e molas dos balancins terei que ajustar algo com aquela régua de calibrar válvula?

Se isso for necessário, alguém tem as medidas e a ordem do procedimento de ajuste do comando de válvulas para esse motor?