x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário Avatar de fbmiguel4x4
    Entrada
    26/01/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    629
    Agradecimentos: 0

    Calor 35C + Trânsito = Agua Fervendo!!!




    Explorer XLT 94

    Tenho percebido essa situação o ponteiro passa do L (do NORMAL) chega próximo ao HOT e ouço o burbulho da água fervendo no reservatório de expansão. Depois que o trânsito começa a fluir volta ao normal. O manual diz que isso é normal, mas não cita nada sobre a água ferver. Andando em situação de trânsito livre ou estrada mesmo sob forte calor isso não acontece. Devo me preocupar? Algo mais a fazer além de trocar o óleo e fazer a limpeza do sistema de arrefecimento?

    Abraço
    F75 - 1975 Original
    7 Encontro Nacional de Rural e F75
    www.ruralef75.com.br

  • #2
    tenho uma explorer 97 xlt 4.0.
    uma das coisas que eu achei fantastica nela é justamente o fato de nao "ferver", mesmo em transito pesado, ou na rodovia, quando rodando em medias e altas rotações.
    quando eu tinha uma sportage 2003, excelente carro por sinal, ao transitar na rodovia em rotações elevadas por muito tempo ela fervia, mas era so voltar para os 110 de novo que parava.
    com a explorer, faz a limpeza do sistema de arrefecimento e da uma conferida se nao esta saindo muita ferrugem no liquido que vai sair.
    lembra de conferir se a ventuinha esta funcionando corretamente, e coloca liquido de arrefecimento na quantidade correta, a qual nao sei ao certo, pois o frentista que troca o oleo, é conhecido meu e o faz corretamente.
    da uma olhada na caixa de fuzivel, deve ter um responsavel pela ventuinha.
    agora eu acho que o carro fica com a frente muito quente, pelo menos a minha fica, porem mesmo sentindo aquele bafao na frente, ela nao ferve e a temperatura fica sempre no normal.
    se falei muta besteira, me corrijam.
    abraço.
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de fbmiguel4x4
    Entrada
    26/01/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    629
    Agradecimentos: 0

    Aconteceu dinovo

    Troquei óleo fiz limpeza em todo sistema de arreficimento e troquei o liquido adicionando 5 litros de aditivo recomendado. O radiador começou a vazar um pouquinho (uma gota a cada 10 segundos) mas a temperatura andando normalmente não passa do N (do Normal). Não passava, pois em viagem para Bragança Paulista, já dentro da cidade pegando umas subidas enormes meio dia, maior sol, carro lotado a temperatura começou a subir, depois que parei o carro, percebi a água voltando para o reservatório de expansão borbulhando, depois quando esfria um pouco a água deixa o reservatório de expansão e volta para o radiador, a água no reservatório fica no nível certo.

    Não sei se isso é normal.

    Será que entrar ar por onde vaza água e isso causa instabilidade no sistema como um todo? Viagei na maionese?

    Alquém já passou por isso?

    Abraço
    F75 - 1975 Original
    7 Encontro Nacional de Rural e F75
    www.ruralef75.com.br

  • #4
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Pode ser também a válvula termostatica não abrindo corretamente, ventilador, tampa do radiador...
    Está vazando água em qual local do radiador?

    O Luizinho teve um problema similar ao seu com a Explorer 1994 dele, como faz tempo que não aparece por aqui, pergunta por MP se ele já resolveu.

    O dono de uma Explorer que mora numa cidade vizinha instalou ventoinha auxiliar que é acionada quando usa GNV, caso encontre com ele tento tirar umas fotos da gambiarra.

    Não deixa isso para depois, tenta resolver o mais rápido possível, superaquecimento além de prejudicar o motor danifica a transmissão automática.

    Fredboell,

    A minha também funciona desta forma, sempre fria, mas com muito bafo quente.

    Abraço
    Ford V6

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/10/2008
    Local
    CURITIBA/PR
    Idade
    50
    Posts
    542
    Agradecimentos: 0

    Opa!

    Beleza Miguel, como citou o Orleans, eu acredito que seja a valvula termostatica!
    Tive o mesmo problema que vc, só que o motor da minha é 8!

    O sintoma foi exatamente igual ao seu, motor sempre abaixo da metade na temperatura e de repente começou a subir subtamente!

    Fiz um teste: Tirei a valvula fora, verifiquei que estava fechada como deveria estar, fervi uma agua e coloquei a valvula dentro da panela e como a temperatura de uma agua fervente é de 100graus a valvula teria que abrir, pois a maioria das valvulas abre apos 74/76/80graus, assim vai!

    E qual foi o resultado: Não abriu! Tambem 12 anos abrindo e fechando, cansou né!rsss...
    Troquei a valvula e o problema acabou!

    Tente resolver o quanto antes esse problema, pois um jogo de junta pro teu motor não se acha por menos de $1.800 o kit, fora a retifica o cabeçote que gira em torno de $500!! Se vc mesmo fizer o serviço não esqueça de tirar o ar do sistema apos o procedimento, OK!

    Abç...
    4X4 Brasil
    CHEVY C-14 V8 5.7 1964 MTR 32"OFFHOT
    JEEP CHEROKEE HEMI V8 5.7 2005

  • #6
    Usuário Avatar de fbmiguel4x4
    Entrada
    26/01/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    629
    Agradecimentos: 0
    Juliano e Orleans,

    Obrigado pelas dicas, a vâlvula esta ok, sei disso pois na primeira saida logo cedo observo o tempo todo o ponteirinho, ele vai subindo devagar (valvula fechada) e quando chega no R do Normal ele cai rapidamente para o N do Normal (acredito que isso acontece porque a valvula abre). Hoje peguei um trânsito infernal no final do dia e mesmo assim o ponteiro ficou oscilando entre o N e o O do Normal. Depois peguei umas subidas longas e o ponteiro chegou até a metade (m) e depois que acabou a subida ele aos poucos foi voltando para o N do Normal. Quando paro o carro observo a água enchendo o reservatório de expansão e alguns minutos depois a água volta para o radiador ficando o reservatório de expansão no nível certo, isso me garante que a tampa do radiador de 13 libras também esta funcionando.

    O vazamento é pela lateral do radiador (a lateral toda já foi trocada), o vazamento diminuiu a cada dia, esta quase zero agora.

    Tenho dúvida se a ventuinha está funcionando corretamente um mecânico me explicou que ela funciona livre (roda livre) e quando a temperatura sobe o rele liga e ela começa a girar na rotação do motor. É isso mesmo, tem como testar? Não consigo ouvir ou perceber se ela esta ligada. Quando abro a tampa do motor ela esta sempre girando forte.

    Coincidência ou não com o AR condicionado ligado o ponteiro sai do N do Normal e trabalha no meio. Se eu desligo o AR ele aos poucos volta para o N do Normal. Meu Ar esta fraco, acho que precisa de uma carga de GAS, não sei se por isso força o sistema.

    Estou observando e acompanhando. Vamos ver.

    Abraço
    F75 - 1975 Original
    7 Encontro Nacional de Rural e F75
    www.ruralef75.com.br

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade