Colegas, boa noite.
Após vários questionamentos aqui postados na procura de uma Explorer, finalmente comprei a minha.

Já se fazem duas semanas que estou com ela, uma XLT 97 que era do forista Morubixaba. Por todo esse período, eu quis anunciar a aquisição com algumas fotos minhas, mas o clima não colaborou. Tem chovido praticamente todo dia e não tive o gosto de curtir o brilho da pintura e dos cromos da 'Fordona'. Ainda assim, posto duas fotos que tirei após a ter lavado - e sujado já na primeira saída de casa... na chuva.

As impressões são ótimas! Hoje, depois de vários dias dirigindo apenas a Explorer, eu peguei a Ecoesport da minha esposa e logo senti diferenças favoráveis à prima maior da Ford: maior altura, com melhor visão; apesar do maior tamanho e peso, a direção e freio são mais leves - sem contar que a Ex tem ABS. Suspensão da Ex tb é mais macia.
Antes eu tinha um Marea, da Fiat. Um carro de passeio e de luxo, que só supera a XLT na esportividade do motor, que tb era automático, mas com melhor relação potência x peso, além da natural vantagem da estabilidade nas curvas. Claro que tem algumas diferenças de comodidade em relação aos acessórios, mas no quesito de dirigibilidade do dia a dia, não me sobra espaço para saudades, excerto em estacionamentos que não sejam mais generosos em espaços. Mas certamente ainda me falta prática para melhorar as manobras.
Minha primeira média de consumo foi baixa: 4,9 km/l. Já fiz outras três médias de consumo e a marca está em 5,7 km/l. Pelas leituras que fiz, está num patamar normal de consumo, podendo ainda melhorar um pouco.
Há dois dias, precisei apertar mais o acelerador, pois estava com horário corrido e precisava fazer um percurso misto de estrada/cidade de 26 km e me surpreendi com a desenvoltura da Fordona. Numa condução exijindo arranques, freadas, curvas e ultrapassagens mais fortes que o usual (mas não com manobras irresponsáveis) a Vtr não negou fôlego e demonstra obediência aos pedais e direção.
Sou muito grato com os colegas do forum que me ajudaram na decisão pela escolha da Vtr.

Mas... agora que estou conhecendo a minha Explorer, gostaria de sanar algumas dúvidas:
- Com o ar condicionado:
1 - não encontrei opção de entrada de ar externo ou recirculação do ar do habitáculo. É sempre com entrada do externo ou depende do comando pelo botão da direita?
2 - ao acionar simplesmente a ventilação forçada, sinto que o vento vem um pouco quente. Esse pouco calor, pode ser proveniente do motor do carro ou pode ser algum 'vazamento' de calor do aquecedor do AC?
- Suspensão:
3 - Estou com o carro há duas semanas e praticamente todo os dias peguei chuva com ela. Eu já esperava algum rangido na suspensão traseira proveniênte dos feixes de molas. Esses rangidos começaram a ocorrer em alguma irregualidade no asfalto ou quebra-molas. Como é feita a lubrificação?
4 - Há rangido na dianteira tb. Se fosse um carro de passeio, eu estaria certo que se trataria de pivô da bandeija, pois as características do som são idênticas. Considerando a Explorer, o rangido (que ocorre tanto no movimento vertical da suspensão como com o giro do volante) pode ser originado de outra(s) peça(s)?
Abs.