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Convex Datacenter
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  • #1
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    Explorer aut. V6 97/98 - como testar tração e suspensão?




    Olá a todos.

    Acabei de comprar uma explorer xlt v6 4x4 automatica, 97/98. E sou calou no ramo de 4x4.

    Gostaria de saber se alguém teria alguma dica e/ou orientação para eu testa a tração (4x4 e reduzida) bem como verificar a suspensão. Mesmo que no asfalto.

    Quanto à suspensão, sei que a explorer é um pouco mole, assim como outros SUVs semelhantes. Mas percebi que a parte trazeira está ligeiramente mais baixa que a dianteira. Isso é normal? Apenas uma arqueamento das molas resolveria o problema ou arrumaria outro?

    Desculpem a ignorância, mas como disse é o 1º veículo 4x4 que tenho. Gostei muito do carro, e quero mantê-lo por um bom tempo.

    Abraços

    RIcardo

  • #2
    Não tenho certeza mas acho que a explorer é mesmo mais baixa atraz, como a Cherokee Sport também é.
    Pode colocar a reduzida no asfalto, mas acelere de leve a só ande em linha reta (sem virar o volante).
    Nunca arqueie molas, se for preciso troque uma ou mais laminas.

  • #3
    se for preciso troque uma ou mais laminas
    a mola mestre dos feixes da Explo pode ser substituida pela da Silverado (tem vários modelos, ver a igual), que tem a mesma distância do olhal dianteiro até o espigão e "um dedinho" a mais para o lado dos jumelos, o q não tem problema...

    Essa mola de silverado é bem mais fácil de achar e com certeza mais barata...

    Sebastian

  • #4
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    Obrigado pela atenção pessoal.

    Então se eu ligar a tração e a reduzida e andar de leve está tudo normal, correto?

    A suspensão não está fazendo barulho, era só mesmo aquela impressão da traseira mais baixa.

    é que sou novato mesmo, tudo isso é novo p/ mim.

    Abraços

    Ricardo

  • #5
    Ricardo
    Comprei uma do mesmo ano e modelo, faz 10 dias.
    Tinha o mesmo problema. Acrescentei uma lâmina a mais.
    Ficou boa e mais firme.
    Acabei de fazer isto ontem.
    Por enquanto, 'tô gostando.
    Boa sorte.
    [ ] Fernando.

  • #6
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    Fernando,

    Obrigado pela informação.

    Qual o custo do serviço? Qto tempo demora? Acha importante ou apenas uma comodidade a mais? Isso não altera a estabilidade/resistência?

    Abraço
    Ricardo

  • #7
    Citação Postado originalmente por Ricardo Oliva
    Então se eu ligar a tração e a reduzida e andar de leve está tudo normal, correto?
    TEM QUE SER EM LINHA RETA, como já falei antes, nada de virar o volante... isso no asfalto ou outro piso aderente.

  • #8
    Ricardo
    No meu caso, tive que fazer outros serviços ao mesmo tempo.
    Trocar amortecedores, buchas dianteiras, os dois pivôs, etc...
    Levei a uma oficina só de suspensão, bem antiga, aqui em Curitiba.
    Como eu comprei a Explorer já com kit gás, o proprietário da
    oficina me recomendou que acrescentasse uma lâmina ao
    feixe. Ele também achou que a traseira estava mais baixa
    que o normal.
    Se fosse só a lâmina não teria sido caro e o serviço seria
    feito em menos de meio dia.
    Além disso, eu já estava com umas idéias, veja:
    http://www.explorer4x4.com/torsionbars.html
    pois uso em estradas e caminhos de chão, bem acidentados,
    quase todo fim de semana.
    um abraço
    Fernando.

  • #9
    acho que posso te ajudar.
    na parte da suspensao, leve em um especialista.
    aqui em curitiba, levei no molas kuzma.
    havia um feixe quebrado de cada lado, e em virtude do gnv, estava meio caidinha.
    trocaram as quebradas e colocaram mais 2 laminas de reforço de cada lado.
    entao tudo mudou, a monstrona deu uma empinada na rabeta, ficou firme, resistente,rigida nas curvas, mas ficou um pouco mais dura para andar nas estradas esburacadas.
    nao coloca molas de outra nao, se for por coloca as da ranger, que sao iguais, mas como sempre digo, leva em um especialista.
    abraço e boa sorte com a sua explorer.

  • #10
    o mais indicado para testar a 4x4 é coloca-la no elevador , aciona-la e ver se esta tudo rodando.
    quando engrena a 4x4 low, deve escutar um barulhinho na frente, mas cuidado, nao se passa de 40km/h a low e nao se aconselha a fazer curvas no asfalto seco.
    faz o procedimento do manual, carro parado, na posição N, e testa.

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