4x4 Auto: Em condições normais, a tração está nas rodas traseiras (4x2). Em caso de deslizamento de alguma das rodas traseiras, o sistema aciona automaticamente a tração integral (4x4). É chamado de TOD (tork on demand - tração quando necessário).
4x4 High: Quando selecionado, aciona a tração integral (4x4) permanente. Aconselha-se o uso somente em pisos escorregadios.
4x4 Low: A tração é integral (4x4) e reduzida. Deve ser utilizada somente em situações específicas em que há necessidade de mais torque - por exemplo, na situação que você descreveu: Empurrando outro veículo, numa subida e com piso escorregadio.
Se você usar a ferramenta de pesquisa aqui do fórum, vai encontrar informações bem detalhadas a respeito.
O câmbio das Explorer's não é, na verdade, hidramático, mas automático (CA no Brasil e AT aí nos EUA). Isto porque o câmbio hidramático não possui conversor de torque. Apesar disso, é bastante comum ele ser referenciado como hidramático, pela similaridade no sistema de transmissão de força (fluido hidráulico) e pelos primeiros CA's serem fabricados pela Hydramatic. Mas existe esta diferença.
Um abraço.
Márcio