x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/01/2010
    Idade
    64
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Ranger - Ascendendo a luz do óleo.




    Pessoal,
    Tenho uma Ranger 2006, 3.0, eletrônica, 4x4.
    Ela está com 230.000 km.
    Há uns dois meses atraz ouvi um barulho diferente no motor, alguma coisa parecida com junta do coletor queimada, escapando pressão...
    Levei a camionete para o mecânico e ele me falou que a vedação de um dos bicos tinha pifado. Acabou colocando um grude parecido com piche em volta do bico, o que solucionou provisoriamente a perda de pressão.
    Agora voltou a aparecer o ruido da perda de pressão e durante uma viajem que fiz, a luz do oleo começou a piscar e depois acabou ascendendo. Parei a camionete e revisei o nível do óleo e estava normal. A temperatura do motor não foi alterada em momento algum. Acabei lembrando da questão da perda de pressão direta do cilindro através do bico. Penso que esta perda acabou fazendo ligar a luz do óleo.
    Uma coisa interessante, é que ao vir em uma marcha devagar, entrando na cidade, ao acelerar para ultrapassar um carro, apagou a luz do óleo para em seguida voltar a ascender. Quer dizer, no momento em que aumentou a pressão do motor, apagou a luz...
    Minha dúvida é com relação aos danos que isso pode causar ao motor.
    Lógico que vou encaminhar para concerto, mas preciso saber se posso andar um pouco com ela ou não.

    abraço
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O melhor a fazer no momento é levar ela numa oficina especializada diesel e pedir pra medir a pressão da linha de óleo lubrificante, pra ter certeza se é pressão baixa ou falha do sensor de pressão. Se a pressão estiver baixa, manda trocar a bomba de óleo lubrificante antes de pensar em fazer retífica. Muitas vezes a bomba pode sofrer um desgaste prematuro e acaba ocorrendo isso. Se a luz está piscando com a rpm baixa, sempre que precisares usar ela, mantém uma rpm mais elevada, mas faz isso amanhã mesmo ou o mais breve possível, pois dependendo do problema pode trancar alguma biela no virabrequim e abrir um buraco no bloco.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    38
    Posts
    4,046
    Agradecimentos: 0
    tb aconteceu isso comigo, só não acendeu a luz. estava vazando ar e um pouco de óleo pelo bico. rodei uns 30milkm assim sem nenhum problema. o mecanico falou que era só trocar um anel de vedação que tem no bico. é coisa simples e barata. ele ja tinha feito isso em outras rangers.

  • #4
    Quando a luz do óleo acende tem que parar o veículo imediatamente e chamar um reboque. A vedação dos bicos não tem nada a ver com isso...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Tô com o Walter.

    Bico injetor vazando pressão não tem nada haver com a lubrificação do motor.

    Existem diversos relatos e comentários de dificuldades para desmontar os bicos desse motor. Se os desse motor nunca foram desmontados, sugiro uma atenção especial nesta operação, preferencialmente executada por um mecânico que tenha conhecimento e experiência nesta situação específica.


    Dúvidas:
    O mecânico colocou um grude no encaixe do bico no cabeçote? Resolveu por quanto tempo?
    Num motor velho onde a injeção de diesel não tem 1/3 da pressão desse daí só se consegue vedar direito mexendo nas arruelas de vedação nesse seu com não sei quantos PSI esse de arranjo técnico não devia durar nem 2 minutos.

    Outra dúvida a central não detectou nenhuma falha devido a perda de pressão nos bicos? Motor não entrou em modo de segurança nem nada?

  • #6
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Agora pra luz apagar com rpm alta, ou tem alguma coisa errada com a bomba que ta muito estranho ou nem passa perto, ou tem obstrução na linha do óleo, o que é mais provavel...

    Pra segurar essa pressão pequena de 1800 BAR , nem super bond dá jeito
    4X4 Brasil
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #7
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Quando a luz do óleo acende tem que parar o veículo imediatamente e chamar um reboque. A vedação dos bicos não tem nada a ver com isso...
    X2.

    Antes resolver o problema mais simples do que ter prejuízo maior depois.
    Falha no sistema de pressão de óleo é reboque, até se verificar qual a razão pela qual o sensor disparou.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #8
    Usuário
    Entrada
    15/01/2010
    Idade
    64
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Falei com o mecânico com mais calma e ele me disse que aquele grude que apareceu alí nada tem a ver com o conserto da primeira vez. Diz ele que é material do próprio motor que está escapando pelo bico. Parece um pixe. Falou ele que da primeira vez trocou a arruela para vedar os bicos. (acho que não fez). Explico. O cara não conseguiu tirar os bicos na primeira vez e meteu alguma coisa ali para "segurar" a pressão, mas não deu certo.
    Agora ele tirou um bico e vai tirar o outro, mas terá que utilizar um estrator. E para isso, os bicos irão direto para regulagem...(600,00)

    Depois que acertar essa parte dos bicos, vamos ver a parte do óleo. Só que dei uma olhada no manual do motor 3.0 e não aparece a bomba de óleo, apenas um cano de sucção no carter. Como é que funciona isso??? Tem ou não tem a bomba de óleo?

    abraço

  • #9
    Usuário
    Entrada
    29/04/2010
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    rpz, tbm me aconteceu isso, ranger 3.0 06/07, começou a piscar a luz do óleo aos 50.000km, ainda estava na garantia, levei na ford e disseram q não era nada, com 70.000k deu problema na bomba de óleo(parou a lubrificação) e ai vcs imaginam, motor foi embora. trocado em garantia.

    abraço
    Amarok High A/T 2014
    Hilux SRV Top 2012
    Hilux SRV 4x4 AT 2009

  • #10
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Gonca Ver Post
    Depois que acertar essa parte dos bicos, vamos ver a parte do óleo. Só que dei uma olhada no manual do motor 3.0 e não aparece a bomba de óleo, apenas um cano de sucção no carter. Como é que funciona isso??? Tem ou não tem a bomba de óleo?

    abraço
    Claro que tem!
    Ela é acoplada a tampa da caixa de distribuição.

    Sugiro a leitura da seguinte literatura de referência:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh....php?p=1228008

  • #11
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Não querendo dizer que é, mas to achando que teu motor foi dessa para outro lugar.

    O vazamento de pressao nos bicos ocorreram nas primeiras eletronicas
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #12
    Usuário
    Entrada
    15/01/2010
    Idade
    64
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,
    A questão dos vazamentos de pressão foi solucionado. Retirado os bicos (depois de muito trabalho e com extrator), foi colocada novas arruelas de "encosto" e por aí encerrou esse capítulo.
    A questão da luz do óleo: Trocamos o filtro. Não ascendeu mais a luz.
    Tava feio o filtro usado.
    Acho que foi por ai.
    Fiquei preocupado, mesmo assim, afinal de contas não considerei normail e ela pode estar perdendo eficiência (ou pressão). Dessa forma, acredito que vou trocar a bomba antes que ela me ferre. A camionete está com 230 - 240.000 km. (não sei bem porque o cigano que me vendeu mandou mexer no odómetro).
    No mais, apareceu outro problema agora.

    O motor não ficou batendo parelho em marcha lenta.
    Os bicos foram calibrados e recolocados no motor.
    Na lenta os pistões 3-4 estão batendo certo, porém os 1-4 não. Ficaram muito fora. A pressão dos 3-4 ficou em torno de 0,7 e para o 1 em 0,6 e para o 4 em 1,4(mais do que o dobro). Quando acelera, emparelha tudo em 0,98.
    To desconfiado de um bico.

    abraço
    4X4 Brasil Razão: complemento de informação

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade