Aloha a todos,
Acho que a maioria dos picapeiros sabe que a Ranger é bem capaz no off-road, mas o que peca é o sistema Ford de tração eletronica. Um dos maiores problemas desse sistema é a rodalivre automática que é ativada por vácuo pelo módulo eletronico da tração. Acontece que as mangueiras de vácuo depois de um tempo ressecam e/ou pegam sujeira, o que muitas vezes leva ao não travamento das rodas livres, e portanto sem tração dianteira. Isso só acontece das Rangers de 98 até 2000, as de 2001 pra cima não veem com roda-livre, o sistema delas é ligada direto.
Como sou (mal) acostumado com a tração super confiável do Samurai, que é roda livre manual, e nunca me deixou na mão, comecei a pesquisar. Vi que os colegas argentinos usam um sistema conhecido por eles como PITUTO (
http://www.clubranger4x4.com.ar/datos/pituto.htm) e coloquei as maos para trabalhar e fazer na minha Ranger.
Com esse sistema PITUTO voce aciona manualmente as rodas livres, e pode inclusive funcionar simultaneo ao sistema automático da Ranger. Por exemplo, voce seleciona 4x4 e deixa a roda livre automatica funcionar, se por um acaso nao travar, voce desce do carro e trava manualmente, como se fosse uma roda livre manual. E o melhor disso tudo é o custo, me saiu por R$ 20,00.
Primeiramente, voce terá que pedir a algum torneiro tornear uma barra MACIÇA de aluminio (em um diametro de 30mm) para fazer os PITUTOS ou os BOTÕES propriamente ditos. São duas peças, uma para cada roda, e o serviço do torneiro + pedaço da barra me custou R$ 20,00.
O botão PITUTO ja torneado
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As medidas para passar pro torneiro são essas
http://img214.exs.cx/img214/3628/pituto7ao.th.jpg
A: 30mm
B: 20mm
C: 22mm
D: 18.5mm
Obrigado ao amigo Chenghsien do forum ClubRanger4x4.com.ar que me passou essas medidas, só pedir pro torneiro fazer elas exatas.
Depois, eu fui pra Ranger, aproveitando que esse domingão tavam reformando a loja que eu tenho e tinha que ficar por lá para ver como tava o andamento, parei a Ranger perto e fui dar uma fuçada nela.
Tirei a tampa cromada da roda (que é a original) e fiquei cara a cara com a roda livre. Para desmontar a roda livre é bem simples, coloque uma chave de fenda num dos buracos ao redor (bem na ponta) e gire no sentido anti-horário. Com isso, deve se soltar e conseguir tirar as peças, e a roda livre sem o miolo ficará assim
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As peças retiradas são essas:
http://img201.exs.cx/img201/283/foto...r0078rw.th.jpg
No topo, o diafragma, na esquerda a tampa da rl e na direita o miolo.
O miolo (de plástico) voce notara que o funcionamento é bem simples, quando dado pouca pressão (cerca de metade do curso de pressionamento) ele fica travado, mas se voce der mais pressão (indo ate o final do curso) voce vai notar que a mola fica destravada e o miolo se abre. O que faremos sera somente permitir que façamos esse movimento de trava e destrava pelo botão.
Depois disso, voce terá que cortar a telinha de metal que fica na tampa, com uma furadeira e uma broca na medida, furei somente na tampa, retirando tambem as partes plásticas que ficam atrás dessa telinha de metal. Depois é so encaixar o pituto no buraco, com a parte maior para dentro.
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Depois coloque o diafragma no miolo (com cuidado, bem encaixado, pois o diafragma evita entrar agua e sujeira para a RL) e coloque na roda. É mais fácil deixar o miolo travado para colocar.
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Depois, prenda a tampa + pituto na roda livre, e para travar a tampa, basta com a chave de fenda girar a tampa no sentido horário.
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E pronto, voce ja tem roda livre manual na sua Ranger.
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Quando precisar, basta apertar o pituto ate um pouco mais do meio e a roda livre ficara destravada, ou apertar o pituto até o final, e tera a sua roda livre travada!
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Ahh claro, crianças, só facam isso em casa sob supervisão de um adulto
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