x
Convex Datacenter
Página 2 de 30 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 349
  • #13



    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Alberto ... antes de vc testar tdos os componentes, não saia por ai gastando grana. Se a sua Ranger for de entre 1998 e 2001 ela é sistema a vacuo e pode ter dado um problema nas rodas livres e não no motor de tração.

    Se for a roda livres, tem algumas formas de se resolver sem comprar a peça que é o pituto feito la pelos argentinos. Neste link tem a informação de como você pode fazer isso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524

    Se não for roda livre, ai sim pode ser motor de tração ... so que ... pelo menos aqui no DF ja tem gente que está conseguindo sim dar a manutenção nele é so ter paciência e conhecimentos em elétrica.
    Olá Pequeno Jr, bom dia ! Com sua licença deixa eu dar minha participação no fórum observando a sua opinião postada. A minha Ranger é 00/01 e não tem roda livre á vácuo. Ratifico a informação do Shimomoto, ou seja, a Ranger fabricada a partir de set/00 não possuem roda livre á vácuo.

  • #14
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Wagninho Ver Post
    Olá Pequeno Jr, bom dia ! Com sua licença deixa eu dar minha participação no fórum observando a sua opinião postada. A minha Ranger é 00/01 e não tem roda livre á vácuo. Ratifico a informação do Shimomoto, ou seja, a Ranger fabricada a partir de set/00 não possuem roda livre á vácuo.
    Eu assino embaixo e coloco mais uma observação: existem 00/00 sem roda livre, eu tenho uma, são as fabricadas após MAR/2000.

    []'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #15
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu acho o sistema bastante confiável desde que usado normalmente. Qualquer motor elétrico aonde fica muito tempo sem uso está sujeito a falhar mais do que um sistema usado com freqüência. Na minha uso o 4x4 seguiidamente, pelo menos mais de 1 vez por semana, nem que seja em estrada sob chuva forte eu ligo e nunca falhou. Porém tem muita gente que compra um 4x4 e não usa com medo de estragar e daí sim é que começam os problemas pois basta ter uma sujeira nas buchas que seguram o motor...
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #16

    Question

    Me tirem uma dúvida.Quando entramos em algum riacho e molha a parte do motor elétrico:
    1-Pode ligar a 4X4 durante a submersão na água?
    2-Ela não foi criada para poder molhar(ficar um pouco submersa durante travessias)?
    3-Quais os cuidados deveria ter?
    4-Qual a diferença do motor a vacuo do outro?
    5-Tem alguma manutenção preventiva?
    Obs:Tenho uma Ranger 2000/00 e vou olhar sua data de fabricação.

  • #17
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LUIZ ARTHUR PAIXAO Ver Post
    Me tirem uma dúvida.Quando entramos em algum riacho e molha a parte do motor elétrico:
    1-Pode ligar a 4X4 durante a submersão na água?
    2-Ela não foi criada para poder molhar(ficar um pouco submersa durante travessias)?
    3-Quais os cuidados deveria ter?
    4-Qual a diferença do motor a vacuo do outro?
    5-Tem alguma manutenção preventiva?
    Obs:Tenho uma Ranger 2000/00 e vou olhar sua data de fabricação.
    Luiz Antônio, vamos por partes.

    1- Nunca liguei em subemersão. Como todo componente elétrico, não é conveniente ligar sob a presença de água. Existe eletricidade no sistema no momento em que o motor aciona a tração (ou seja, o motor funciona e pára). Depois disso, só o sensor de posição que manda a informação para o painel.

    2- Sim. Pode ser usado em travessias. Mas não podemos esquecer que o motorzinho não é submarino.
    Não foi feito para ficar embaixo d´água.

    3 e 5- Boas medidas: Manter o carro limpo por baixo, verificar se a fiação não está solta embaixo (ai qualquer galho poderia danificar), evitar o acionamento em submersão (considerando que motores elétricos não gostam de funcionar submersos), e manter os contatos limpos (ai é com o Edintruder...ele é que manja disso - Edi, manda um roteirinho)

    4- Não existe motor a vácuo no acionamento da CT. Existe sim é o acoplamento da roda livre por sistema a vácuo! Isso sim. Mas desconheço onde ficam as tubulações e maiores detalhes do sistema.

    Abraços

  • #18
    Citação Postado originalmente por cbridi Ver Post
    Eu assino embaixo e coloco mais uma observação: existem 00/00 sem roda livre, eu tenho uma, são as fabricadas após MAR/2000.

    []'s
    A data exata do termino da roda livre na Ranger é 17/03/00:

    F87Z/ 3B396/BA/ JOGO DA RODA LIVRE AUTOMATICA DO EIXO DIANTEIRO

    SIMPLES 4X4 02 03/11/97 17/03/00
    DUPLA 4X4 02 02/03/98 17/03/00
    SUPERCAB 4X4 02 15/02/99 17/03/00

    abs

  • #19
    Usuário
    Entrada
    05/03/2007
    Local
    Recife/PE
    Idade
    60
    Posts
    106
    Agradecimentos: 0

    Problema Resolvido Amigos!

    Fiz o teste de acionar o motor apenas com a chave e ele não funcionou.

    Suspeita caiu na chave de acionamento e fusiveis. Mas antes de começar a ver este caminho, levei a um eletricista.

    Ele retirou o motor testou fora e tudo funcionou. Passou a trabalhar no conector dos fios que fica embaixo do carro no motor. Detetou que alguns fios estavam isolados. Limpou e o sistema voltou a funcionar.

    Não trocou motor, não trocou carretilhas, apenas limpeza.

    Recomendo então aos amigos proprietários de Ranger que deem um jeito de proteger bastante o conector que liga os fios ao motor que aciona o 4 x 4 se eles isolam o sistema pára. Imagina se isola com o 4 x 4 acionado ou pior não acionar numa hora de necessidade e longe de um mecânico...

    Valeu aos amigos pelo interesse neste meu problema e pelas dicas que me ajudaram.


    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Primeiro: Acione o 4x4 antes de parar na areia.
    Segundo: Confira o funcionamento do motor elétrico ligando o 4x4 com o motor desligado, apenas a bateria ligada. Se escuta o motor funcionando. Se não der sinal de vida tire ele e leve de volta no eletricista pois algo não está correto. Antes de gastar em motor novo tenta no www.baretaautopecas.com.br fala com o ariel que ele vende semi-novo.
    Essa de trocar carretilha e engrenagens está parecendo conversa pra boi dormir!

  • #20
    A única manutenção preventiva que já dei no bendito motor de acionamento 4x4, foi lavar meu carro por baixo (inclusive com vaselina) sempre que faço trilha, nunca limpei contatos e coisa e tal, prefiro esperar eles darem defeito, pelo menos uma vez por semana dou uma acionada, (só pra ver se tá ok assim não sou pego de surpresa, quem nunca viu uma televisão que tá muito tempo parada não funcionar quando é ligada), como já foi dito antes todo ascessório elétrico deve ser usado com frequência , até agora tem sido suficiente apenas matê-lo limpo, por aqui nunca ouvi falar desse motor dar problemas, toda vez que escuto falar de ranger ou s-10 dar problema em ligar tração são exatamente as mais antigas devido ao sistema de roda livre que realmente esses são problemáticos (nas antigas), antes da ranger tive uma s-10 2001, que já era esse modelo novo, motor mwm, e ela támbem nunca deu problema no acionamento da tração, um amigo meu tinha uma ranger 99, adiquiriu ela usada (3 anos de uso na época bem conservada) e a tração não funcionava ele fez uma mudança no sistema de roda livre, parece que retirou o sistema a vácuo (não sei bem o que foi feito) a partir daí foi só alegria, na época ele gastou umas 300 a 400 pilas (não me lembro bem), quem fez o serviço foi o antigo chefe de oficina da revendedora ford (salinas) que tem uma oficina aqui em natal. Más como sabemos cada caso é um caso.

    []´s.
    4X4 Brasil
    WILLYS CJ2-A 1947 ------ S10 CD 2009
    HONDA FOURTRAX ------ RANGERHINDRA CD 2011 (ex troller 2008)

  • #21
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O único problema que tive com o 4x4 foi quando o meu cachorro comeu os fios do chicote do motor...
    É importante além de limpar é que quando for aberto, o fechamento deve ser muito criterioso pois não pode entrar umidade caso o motor fique submerso, e como fica embaixo da viatura, basta pegar chuva forte para ter simulação de submersão...
    O bom é soltar o acoplamento do chicote e passar um limpa-contato em spray ligar novamente. Eu uso desengripante comum como os genéricos do WD40.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #22
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Alberto Vasconcelos Ver Post
    Fiz o teste de acionar o motor apenas com a chave e ele não funcionou.

    Suspeita caiu na chave de acionamento e fusiveis. Mas antes de começar a ver este caminho, levei a um eletricista.

    Ele retirou o motor testou fora e tudo funcionou. Passou a trabalhar no conector dos fios que fica embaixo do carro no motor. Detetou que alguns fios estavam isolados. Limpou e o sistema voltou a funcionar.

    Não trocou motor, não trocou carretilhas, apenas limpeza.

    Recomendo então aos amigos proprietários de Ranger que deem um jeito de proteger bastante o conector que liga os fios ao motor que aciona o 4 x 4 se eles isolam o sistema pára. Imagina se isola com o 4 x 4 acionado ou pior não acionar numa hora de necessidade e longe de um mecânico...

    Valeu aos amigos pelo interesse neste meu problema e pelas dicas que me ajudaram.
    Alberto,

    Nunca fiz manutenção alguma nos conectores do motor de tração da minha ranger e tão pouco fiz alguma coisa para protege-la. Qdo comprei em janeiro de 2004, a tração funcionou por um tempo sem problema algum e, num belo dia, que estava passando por umas erosões ela parou (algo em torno de 3 meses de uso desde a compra) ... fui diretamente na concessionária e troquei na ford aq no DF por um motor novo por, se não me engano, R$ 680,00 instalado e com desconto.

    Depois de trocado e testado o sistema, os consultores so me falaram uma coisa. Qto mais usa a tração elétrica menos dá problema. Desde então, é praticamente toda a semana que no mínimo uso por 1km a 4x4 Hi. Tem dias que vou voltando do trabalho procurando um novo local para passar e acionar a 4x4 Low.

    Atravessias de riachos, lameiros, poças d agua e muitas outras coisas em que a pick-up fica submersa ate altura do primeiro batente da porta eu tenho entrado com a RAnger sem nunca mais ter algum problema.

    A unica coisa que faço é me certificar antes de entrar no obstaculo que estou com a tração engatada.

    E olha que a minha é 99 com aquela famosa roda livre a vacuo.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #23
    Bom dia a todos!!!!! aproveitando o topico para nao abrir outro......

    neste fds fui testar o 4x4 da minha ranger..... o 4x4 entra normal,mas a reduzida nao entrou d jeito nenhum..... tem algum procedimento para engatar ou sera q deu pau?

    []" a todos

  • #24
    Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    38
    Posts
    4,046
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Gustavo Moreti Ver Post
    Bom dia a todos!!!!! aproveitando o topico para nao abrir outro......

    neste fds fui testar o 4x4 da minha ranger..... o 4x4 entra normal,mas a reduzida nao entrou d jeito nenhum..... tem algum procedimento para engatar ou sera q deu pau?

    []" a todos
    o procedimento correto pra engatar a reduzida é parar o carro, pisar no embreagem e no freio ao mesmo tempo e colocar na reduzida.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ranger - Problema com a tração
      Por colatino no fórum Ford
      Respostas: 24
      Última resposta: 23/10/2018, 01:14
    2. Tração 4x4 com problema
      Por Guto F-1000 no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 18
      Última resposta: 29/12/2014, 01:09
    3. Respostas: 2
      Última resposta: 21/03/2014, 00:35
    4. Ranger Argentina - Resolver problema tração
      Por ftartari no fórum Ford
      Respostas: 15
      Última resposta: 28/09/2011, 21:22
    5. Tração com problema.
      Por Eduardo Thum no fórum Suzuki
      Respostas: 14
      Última resposta: 16/09/2004, 21:07

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade