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Convex Datacenter
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  • #1
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    EMBREAGEM MUITO DURA - EXPLORER 97 V6 4X4




    Pessoal,


    A embreagem da minha explorer esta com o acionamento muito
    pesado, chega a dar dor na batata da perna. (isso é que é dura).

    1. O platô e o disco foram remanufaturados numa empresa conceituada de campinas SP.
    2. O atuador que vai na caixa seca foi recondicionado em outra
    também conceituada.
    3. Adaptei o cilindro mestre que vai no pedal, coloquei um de caminhão mercedes no lugar do original de plástico.

    Observei que o cilindro mestre de metal do caminhão tem o diametro interno maior do que o de plástico. Seria este o motivo da embreagem estar tão dura?????

    Sei que o diametro influência, mais não sei se neste ponto de ficar tão dura.

    Poderia ser o Platô?????? conversei com um amigo mecanico ele acredita que seja o PLATô disse que remanufaturado eles dão uma tempera nas molas de aço. Só que onde remanufaturei foi indicado por outro mecânico conceituado e detalista.

    O que acham é o cilindro mestre, é o atuador, ou é o Platô.

    Grato
    Marcelo Macedo

  • #2
    Provavelmente é o cilindro mestre, que tem quase o dobro do diâmetro. Obviamente quanto maior o diâmetro, menor o curso do embolo pra empurrar a quantidade de óleo necessária, então tem que ficar mais duro mesmo. Eu já tive um caminhão D608 78. E esse cilindro mestre era o que dava mais problema no caminhão.

    Marcelo, será que poderia existir uma empresa que recondiciona um cilindro atuador de plástico conceituada?
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
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    Walter,


    Aqui em campinas SP tem esta oficina que recondicionou o meu,
    fica bom, pois eles estão acostumados a fazer o serviço nos atuadores.
    Eles fazem a limpeza completa do mesmo e trocam a graxeta, acho que
    colocam um anel no lugar que é feito no torno. O nome da oficina é:
    PLINIO FREIOS. Paguei R$120,00 pelo serviço.

    A empresa que recondiciona a embreagem que me indicou o PLINIO
    Freios. O nome é: ROPLADISC fone - (019) 3241-4230 e 3243-4723
    fale com o Rovilson daí ele te passa o telefone do PLINIO FREIOS, pois
    estou sem no número no momento.

    Hoje, antes de ler sua resposta falei com o Rovilson questionando
    a embreagem dura, ele também me disse que é o cilindro mestre, tendo
    em vista o diametro muito maior. Ainda bem pois eu estava achando que
    iria ter que descer o cambio da bixinha....... UFÁ GRAÇAS A DEUS. A ele
    me disse que o platô sai do remanufaturamento calibrado. COM CERTEZA
    É O CILINDRO MESTRE.

    Você acha que devo tentar o de outro caminhão tem vários e são mais cumpridos, e acho que o diametro menor, ou devo comprar o original logo de uma vez. Valor do original R$ 290,00, o de caminhão R$140,00 e tem vantagem de ser de metal e também ser possível trocar
    somente a graxeta depois.

    GRATO MUITO OBRIGADO

    MARCELO MACEDO

  • #4
    Coloca o original mesmo que apesar de ser de plástico é muito confiável. O original vem com as mangueiras com engate rápido e reservatório cheio de óleo. Nem é preciso sangrar depois de instalado.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
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    Walter,

    Comprei o original ( é da SKF) novo na Rodofor em Campinas SP, Av. Barão de Itapura.
    VKCH101128. beleza amanhã vou montar, quero só ver o resultado, tem que ficar bem leve.

    Paguei R$260,00.

    Marcelo Macedo

  • #6
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    Walter,


    Montei o novo cilindro mestre, porem não da pedal, já sangrei e nada de embreagem.
    sangrei da seguinte forma: pisava no pedal 04 vezes e segurava precionado, abria o sangrador,
    fechava o sangrador e soltava o pedal, fiz isto várias vezes. Nada de dar pedal, agora estou sem
    embreagem!!!!!!!!! O que pode ser????? será que não fiz a sangria corretamente????

    Grato
    Marcelo Macedo

  • #7
    Marcelo,
    Curioso que o código do cilindro mestre da embreagem original que consta no catálogo de peças Ford é F2TZ7A543G ou F87Z7A543AA embora consultando pelo seu código no peças on-line também encontrei no estoque de uma autopeças.

    Se o cilindro que você comprou veio acompanhado com o reservatório cheio de óleo e tubulações, sendo que a que vai conectada a embreagem tem um engate rápido na maioria dos casos não precisa de sangria.
    Do contrário, a sangria tem que ser feita com o cilindro e reservatório fora do carro antes de ser fixado e com a haste virada pra baixo.
    No arquivo PDF abaixo tem as instruções para a sangria do sistema de embreagem da Ranger. Acho que serve pra Explorer...
    Boa sorte...
    EMBREAGEM MUITO DURA - EXPLORER 97 V6  4X4 Arquivos Anexos
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
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    Walter,

    Obrigado vou tirar o conjunto fora para fazer a sangria, pois o meu não veio completo com
    reservatorio e engate rápido.
    Vou fazer a sangria de acordo com o arquivo PDF. Com o cilindro mestre fora.

    Grato
    Marcelo Macedo

  • #9
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    Walter,


    Fiz a sangria da seguinte forma: desconectei a aste do pedal e retirei o cilindro mestre do
    interior, dai pelo lado de fora ( sem roda, e sem protetor paralama), virei o cilindro mestre para
    baixo com aste apontando para o chão precionei algumas vezes, e observei que o ar vai todo
    para o reservatório. BELEZA DEU PEDAL.

    2. Porém, não deu embreagem, ou seja olhando embaixo pela caixa seca, sem um borracha dá
    para ver o platô ele este sendo acionado só que o curso não é o suficiente para deixa livre o disco.

    3. Dei partida ( ela esta no cavalete) com a primeira engatada, piso na embreagem a roda não para
    de girar, daí pisei no freio com embreagem presionada lá embaixo, o MOTOR não morre.

    4. O que você acha que poderia ser, como o conjunto foi todo retificado, pode ser o disco que é
    com uma espessura muito grande????? OU atuador da caixa seca com problema????

    5. Se eu deixar o motor funcionando e pisar na embreagem e no freio ela vai se ajustar sozinha???

    Grato
    Marcelo Macedo

  • #10
    Marcelo,

    É difícil opinar a distancia, mas o procedimento que você fez, tira o ar apenas do cilindro mestre e da tubulação. Agora eu acho que falta tira o ar do cilindro auxiliar e então creio que deveria refazer aquele primeiro procedimento das 4 bombeadas, segura e sangra...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Ou simplesmente soltar o parafuso da sangria e deixar o óleo escorrer aos poucos que ele acaba trazendo o ar junto enquanto você cuida de manter o reservatório cheio.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
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    Walter,


    Já havia sangrado o atuador e não somente o cilindro mestre. Estava faltando muito pouco para dar embreagem. Eu consegui sair no trânsito com ela, só na hora de saídas (com veículo parado) eu desligava o motor engatava primeira e ia andando normal 2. 3. 4. 5 marchas normal.

    Fui com ela até o PLINIO FREIOS, para que eles verificassem se era o atuador ou ar no sistema
    e foi negativo a parte hidráulica estava OK funcionando normalmente.

    Daí fui até a ROPLADISC para que verificassem qual o motivo de não estar livrando totalmente
    o disco. Pedi que descessem o cambio pois só poderia ser o conjunto fora de medida plâto/disco/volante.

    Desceram o cambio e o diagnóstico que o Rovilson me passou foi:

    1. Algumas Rangers que ele fez trabalha com as molas do plâto quase retas e outros modelos trabalham com as molas mais em cone, ou seja com as pontas mais para fora que é onde encosta
    o rolamento do atuador. Logo aí estava o motivo de não estar livrando totalmente o disco.

    2. Ele fez a mudança no plâto e irão montar amanhã.

    3. Será que esta diferença é pelo fato de umas serem 4X4 e outras não. A minha Explorer é 4X4.

    SOLUCIONADO O PROBLEMA. 8)

    Um grande abraço.

    Marcelo Macedo

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