x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    65
    Agradecimento: 1

    Explorer - troca de óleo da caixa de transferência e do diferencial




    Prezados Colegas do Forum,

    Tenho uma explorer xlt V6 automática 98 4WD, e ela está no estaleiro "fazendo o motor".

    O manual fala em trocar o óleo do diferencial após 160.000 km, e, como ela está parada e já ultrapassou e muito essa km, bem como apareceram alguns sinais de vazamento, resolvi fazer a troca do óleo do diferencial e da caixa de trasferência.

    O manual que tenho apenas faz menção à quantidade de óleo que vai na caixa de transferência e no diferencial, mas não o tipo de óleo.

    Meu mecânico indicou Drexon III para a caixa de transferência e SAE 90 para o diferencial.

    Está certo? Alguém pode ajudar?

    Desde já agradeço.

    Att.

    Ricardo

  • #2
    Usuário
    Entrada
    22/01/2009
    Idade
    45
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    A especificação do óleo do câmbio e T-Case é Mercon V. Nesta especificação, o mais em conta é o Ipiranga Isamatic V.

    O diferencial da Explorer é autoblocante (LSD), então não use óleo 90. É necessário um óleo específico este tipo de diferencial. Eu uso Texaco Multigear LS 85W140.

    Sds,
    Guto
    Explorer 97

  • #3
    Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    65
    Agradecimento: 1
    Gutogoncalves,

    Obrigado pela resposta. Você está correto.

    Complementando, em contato com a ford, depois de uma longa espera, me informaram o seguinte:

    - caixa transmissão : XY-5-QM MerconV
    - diferencial: WSL-M2C192-A (numa pesquisa que achei da motorcraft, menciona que
    esse óleo é o SAE75W140).

    Agora resta a peregrinação para encontrar esses lubrificantes. Alguém do forum sabe algum lugar em curitiba-pr?

    Obrigado a todos pela ajuda.

    Ricardo

  • #4
    Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    65
    Agradecimento: 1
    Desculpem a nova dúvida.

    É q perguntando na propria ford a disponibilidade dos lubrificantes, me passaram para o chefe da oficina da concessionária Center da XV de novembro, me falou que não compram mais esse óleo e que usam o 90 no diferencial e o texamatic 7045E na caixa.

    Como não se pode confiar cegamente neles, retorno a dúvida. Já que como gutogoncalves falou e como o próprio SAC da ford informou, os lubrificantes são outros.

    Obrigado
    ricardo

  • #5
    Usuário
    Entrada
    03/08/2010
    Idade
    45
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    oleo

    O merconV vocÊ encontra na ford slaviero, (av Iguaçu , entra a mal. Floriano e Westphalen), já o oleo de diferencial eles tem um outro(85w140) não lembro mas na mesma especificação do manual pede um 80w140, comprei tudo lá, já troquei e não tive proplemas até agora, já rodei 10000 após a troca, se a tua for automática, o segredo é trocar o filtro da transmissão também, sai em torno de 180 lá na ford, vai ter que encomendar, leva uns quinze dias, fale com o atendente Tércio no setor de peças.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    65
    Agradecimento: 1
    alexball,

    obrigado pela dica, vou procurar lá.

  • #7
    vc pode procurar a automatic, fale com zezinho, ele manja de caixa automatia, mexeu na minha e sempre vejo explorer para arrumar la.
    fica na frente na coca-cola, bem no pe na passarela, na pista sentido curitiba. qualquer coisa lhe passo o telefone dele.
    abraço.

  • #8
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Na caixa de transferência pode usar o Dexon III.
    Na transmissão automática a melhor opção é o Mercon V, na própria vareta do óleo tem escrito, porém é melhor usar um Dexon III novo, até encontrar o Mercon V do que continuar com um ATF velho.
    Ford V6

  • #9
    Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    65
    Agradecimento: 1
    Pessoal obrigado pela ajuda.

    Agora chegou a hora de trocar os lubrificantes, portanto vou correr atrás.
    Fredboell, se puder passar o fone agradeço.
    Abraço a todos.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    04/01/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gutogoncalves Ver Post
    A especificação do óleo do câmbio e T-Case é Mercon V. Nesta especificação, o mais em conta é o Ipiranga Isamatic V.

    O diferencial da Explorer é autoblocante (LSD), então não use óleo 90. É necessário um óleo específico este tipo de diferencial. Eu uso Texaco Multigear LS 85W140.

    Sds,
    Guto
    Explorer 97
    Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e acabei de adquirir uma Explorer 94 XLT V6 manual. Sei que esse tópico é antigo mas não encontrei minha dúvida em nenhum lugar.

    Queria saber se os mesmos óleos indicados para o câmbio e diferenciais automáticos podem ser utilizados para câmbio e diferenciais manuais. Não tenho o manual do fabricante e não encontro em lugar nenhum para venda ou consulta.

    Outra dúvida é se devo usar o mesmo óleo, tanto no diferencial traseiro como no dianteiro. Ouvi em algum lugar que devo usar óleos com especificações diferentes e que também era preciso colocar um aditivo.

    Por último, pergunto sobre o fluido da direção hidráulica, qual usar?

    Obrigado,
    Henrique.

  • #11
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Amigo, vamos aguardar o pessoal da Explorer falar, pois não tenho um manual ao alcance para dizer. Se o câmbio da sua Explorer for o Mazda MR-I (mesmo usado nas Rangers V6), o "óleo" que vai nele é óleo hidráulico, especificação Dexron III.
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #12
    Usuário
    Entrada
    04/01/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelo retorno rfdex.

    Depois de muito procurar encontrei o manual, mas do ano 97. Acredito que esse manual seja muito similar ao 94, então, por favor, me corrijam se eu estiver errado.

    97expog1e.pdf

    No manual diz que o óleo do câmbio é o Motorcraft Mercon ATF. Liguei em uma autorizada Ford e o consultor disse que tem diferença sim entre o óleo do câmbio manual e do automático. Ele me indicou o Motorcraft Mercon LV ATF, mas procurando na net verifiquei que esse óleo é para câmbio automático...agora voltei à estaca zero, pois são as informações não batem. Assim volto a pedir ajuda para esclarecer de vez que óleo usar no câmbio.

    Sobre o diferencial, a informação parece ser mais clara. No diferencial da frente, utilizar o óleo com especificação SAE80W90. Esse óleo é fácil de achar, tem da texaco, petrobrás, elf, acdelco...

    No diferencial traseiro, é recomendado utilizar o mesmo óleo em veículos com diferencial convencional, porém se o diferencial for autoblocante, conforme o gutogoncalves falou, tem que usar o 75W140 + um aditivo (especificação Ford EST-M2C118–A). No caso da minha XLT V6 manual, isso vale também?

    Por último, onde encontrar esses óleos e esses aditivos aqui em SP? Liguei em um rei do óleo e eles me indicaram o óleo da marca TOTAL ELF, tanto para o câmbio (R$ 20,90 o litro) como para o diferencial (R$ 17,00 o litro). Logicamente com suas devidas especificações. É confiável? Meu mecânico disse que o câmbio dela exige cuidado especial, por isso vale a pena investir em um óleo recomendado pelo fabricante, mas por estar difícil achar e como o TOTAL ELF é um marca utilizada pela Citroën fiquei tentado a usá-lo. O que dizem os universitários?

    Obrigado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade