Gente,
Em primeiro lugar, saudações a todos. Parabenizo o fórum pq é o melhor que já vi. Sou novo aqui, há cerca de 8 meses comprei uma ranger 2001 XL CD 4X4 2.5 TDI, adorei o carro. Já troquei a famigerada correa dentada (não precisa me avisar). Mas há uma semana atrás, a bateria começou a arriar, fui verificar em uma elétrica e segundo o eletricista, ela tinha secado e eu rodei com ela seca. Não entendi pq se é bateria sem manutenção, pq tinha q por solução nela? Apesar de eu ter colocado quando ela descarregou na primeira vez.
Comprei então uma bateria nova. Depois de instalada, verifiquei que a luz interna, o acionamento do 4X4 H e L, limpador de parabrisas e sensores das portas pararam de funcionar. Já levei em outros 3 eletricistas que não conseguem descobrir a falha. Já testaram os reles na caixa externa de fusíveis, próxima a bateria, já testaram a caixa de fusíveis inteira e ninguem chegou ao veredito. O último, bateu o pé e quer que eu deixe a ranger lá pra ele se matar até encontrar o defeito e jurou pela mãe dele que isso não tem nada haver com o tal MÓDULO GEM.
Já fiz até alguns procedimentos aqui do fórum, como desligar a bateria, tocar um cabo no outro, etc. Senhores, peço a ajuda de vcs. Pequeno Júnior, sou seu vizinho aqui de Sobrado, dá uma força aí, que tá chovendo horrores aqui no DF e não dá pra ficar sem limpador de parabrisa não. Abraço