x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    Óleo da caixa da Ranger 3.0




    Acabei de comprar uma Ranger 3.0 2007 4x4 (inclusive abri um outro tópico reclamando de problemas com desempenho).

    Agora minha dúvida recai sobre o óleo do câmbio.

    Essa Ranger eu comprei com 75 mil km da concessionária Ford Slaviero e a oficina dessa concessionária trocou todos os óleos do carro logo antes de me entregar.

    Foi colocado o 80w90 no diferencial dianteiro e 75w90EP + aditivo no diferencial traseiro.
    Até aí tudo bem, certinho conforme o manual, até melhor, pois o manual recomenda trocar só com 100 mil km.

    Porém, trocaram também o óleo das caixas de mudança e de transferência, e usaram óleo 75w90EP em ambas, quando o recomendado pelo manual é usar ATF MERCON III na caixa de câmbio e MERCON ATF na caixa de transferência.

    Questionei o mecânico que estava mexendo na Ranger sobre isso, e ele disse que em todas as Rangers que eles trocam o óleo das caixas eles sempre colocam o 75w90, é procedimento padrão deles.

    O carro não rodou nem 500 km ainda depois dessa troca, mas pelo que eu percebi o acionamento e o funcionamento do câmbio me pareceu impecável.

    E agora? É realmente aceitável ignorar o que diz o manual e usar o 75w90 no lugar do ATF?
    Qual a diferença do ATF MERCON III para o ATF MERCON normal?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    11/09/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    82
    Agradecimentos: 0
    a caixa da linha fiesta, focus, ka, usa essa especificação 75w90, é meio difícil encontrar esse oleo. eu até quero ver se encontro ele. e sei que custa uma grana o litro.

    mas estou também na pesquisa, para substituir o 75w90

  • #3
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Amigo, troca de mecanico o mais rapido possivel, e troca esse óleo q ele colocou aí na transferencia e cambio. De jeito nenhum ignore o q o manual esta falando, tenho um centro de troca de óleo e ja vi muita gente perder cambio por colocar esses oleos em lugar do ATF indicado, chega a comer engrenagem e principalmente os aneis sincronizadores q em algum casos tem uma especie de lona na sua composição, que não aguenta esses 80w90 / 75w90.

    Mercon é a designação de ATF usada pela ford e Dexron, normalmente usada pela gm, vc pode usar tanto um ATF Mercon III como um Dexron III na transferencia e cambio. Mais não demore a fazer isso.

    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Leonardo Dic Ver Post
    Amigo, troca de mecanico o mais rapido possivel, e troca esse óleo q ele colocou aí na transferencia e cambio. De jeito nenhum ignore o q o manual esta falando, tenho um centro de troca de óleo e ja vi muita gente perder cambio por colocar esses oleos em lugar do ATF indicado, chega a comer engrenagem e principalmente os aneis sincronizadores q em algum casos tem uma especie de lona na sua composição, que não aguenta esses 80w90 / 75w90.

    Mercon é a designação de ATF usada pela ford e Dexron, normalmente usada pela gm, vc pode usar tanto um ATF Mercon III como um Dexron III na transferencia e cambio. Mais não demore a fazer isso.

    Abraço
    Concordo.

    Além disso, que se recomenda ATF tem que usar ATF. Esse óleo tem um sistema de lubrificação especial que atinge as partes "mais menores" da peça num menor espaço de tempo, garantindo lubrificação uniforme.

    Usar óleo não recomendado causará a má lubrificação do sistema, quem sabe até a corrosão, como falou o colega acima
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #5
    Bom, vou exigir que coloquem o ATF correto nas caixas e guardar a nota de serviço que mostra que eles colocaram o 75w90 anteriormente, caso eu tenha algum problema no câmbio no futuro.

  • #6
    Vai na autopeças e pede o BR75W90. R$8,00 o litro.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #7
    Usuário
    Entrada
    11/09/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    82
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Vai na autopeças e pede o BR75W90. R$8,00 o litro.
    onde vc viu isso?

  • #8
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Vai na autopeças e pede o BR75W90. R$8,00 o litro.
    Quando troquei o óleo de caixa do Bandeirante do mei pai a uns meses o óleo SAE 90 era mais caro que isso, na autopeças mais barata que achei. O 75w90 é no mínimo o triplo disso.

    E esse óleo é o incorreto para a caixa da Ranger. É o que está atualmente, que é novo.
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de Rau
    Entrada
    03/06/2010
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Troquei oleo do motor, câmbio e diferencial da Ranger na Concessionária, sendo q no câmbio usaram o que prescreve o manual do proprietario, esse ATF...que é o mesmo da direção hidráulica.
    Ranger XLT 2.5 Diesel - CD 2001

  • #10
    Usuário Avatar de RANGER FEDERAL
    Entrada
    28/12/2010
    Local
    Rodando pelo Sertão/PE
    Posts
    157
    Agradecimentos: 0

    Aditivo

    Alguem sabe me dizer que aditivo é esse que vai no eixo traseiro?
    Fiz as trocas do óleos do motor, eixo dianteiro, caixa de marcha e eixo traseiro.

    Faltou realizar troca da caixa de transferencia, pois na hora não sabia qual colocar, uma vez que apenas lendo o manual não fala lá na última página qual óleo devo usar, mas lendo aqui vi que MERCON é a mesma coisa de DEXRON III, estou certo. O mesmo óleo que vai na caixa de marcha, vai na caixa de transferência (4x4)?

    E esse aditivo quer vai no eixo traseiro é importante colocar? Pois não achei para vender nem na autorizada, aliás na autorizada eles nem sabiam desse aditivo.

  • #11
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Se pede o aditivo no manual é porque o diferencial é autoblocante. Então se não achar, compra o oleo pra diferencial autoblocante. Eu tenho usado o da Ipirança q é recomendado pro troller. O LS. Tem tb da Texaco.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Idade
    53
    Posts
    374
    Agradecimentos: 0
    Puxa vida!!!

    Ao amigo da Ranger:, como disseram alguns dos que responderam sua chamada, substitua urgentemente o fluído.
    De forma nenhuma os fluídos da caixa de câmbio e transferência deverão ter densidade superior ao equivalente ao SAE 10.
    O objetivo é justamente para penetrar em pequenos orifícios que levam a lubrificação em pontos de atrito, como rolamentos como mencionou outro colega.

    Te recomendaria do total que é 2,7 litros +-, adicionar 300ml de algum bom aditivo. Porém, como já inseriram um óleo com densidade elevada e ele não será retirado por completo, a não ser que se desmonte a caixa (algo impensável), basta apenas completar, após a retirada, com o MERCON ATF ou similar. Procure algum outro, caso você não queira usar o da Ford (motorcraft) similar (ATF ou sae 10 - por sinal o mesmo da direção hidráulica).

    Outra coisa, a partir de agora, tome cuidado com esse mecânico e protocole uma reclamação por escrito junto a agência do fato ocorrido, visando uma cobrança de responsabilidades futuras - isso é um direito seu!!!

    Apenas o diferencial trazeiro é que necessita o óleo para "tração positiva". O aditivo citado pelo manual, raramente se consegue. Basta você utilizar um óleo próprio para esse sistema e não tem erro.

    Recomendaria a você substituir os fluídos a cada 50000km (água, freio, etc.) menos o motor, claro.

    Saudações

    Marco
    Pajero Full 2014 Branca
    EX Pajero Dakar HPE 2013 Branca
    Ex : C/D-10; F1000-229D; F1000 4x4;Ranger 2.5L; Galloper; Ranger 3.0; Amarok HL

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade