x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/03/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    41
    Posts
    124
    Agradecimentos: 2

    Regulagem Avanço/Ponto BI RANGER




    rangeiros de plantão,

    É o seguinte, preciso saber o ponto de injeção de uma bomba bosch que equipa uma ranger 2.8 TGV. Acontece que, um mecânico mexeu na BI sem travar o parafuso lateral. Ele perdeu o ponto da BI. Coloquei + ou - com a mão. Como vou trocar a caixa de distribuição de meu motor, vou comprar o relógio comparador para regular a BI.


    Pesquisei em tudo que é canto, mas não encontrei o ponto de regulagem da bomba. Alguém poderia me ajudar?

    Obrigado.

    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.4

  • #2
    Vai aumentando o débito da BI e acelerando até uns 3.500 rpm; se não sair fumaça preta é porque a quantidade de diesel ainda é insuficiente.
    Dessa maneira você pode aproveitar o máximo da potência na pressão que a turbina está regulada.

    Anthon

  • #3
    Citação Postado originalmente por Matagato Ver Post
    rangeiros de plantão,

    É o seguinte, preciso saber o ponto de injeção de uma bomba bosch que equipa uma ranger 2.8 TGV. Acontece que, um mecânico mexeu na BI sem travar o parafuso lateral. Ele perdeu o ponto da BI. Coloquei + ou - com a mão. Como vou trocar a caixa de distribuição de meu motor, vou comprar o relógio comparador para regular a BI.


    Pesquisei em tudo que é canto, mas não encontrei o ponto de regulagem da bomba. Alguém poderia me ajudar?

    Obrigado.
    A informação que você procura está no manual de manutenção desse motor. O manual está disponível no site da MWM...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    nos mwm sprint ta escrito na chapinha do motor, tentou olhar ae no PS se nao tem tbm ?
    RAM 2500 - 2017

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/03/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    41
    Posts
    124
    Agradecimentos: 2
    Não se trata das regulagens de combustível, e sim do começo do estágio de injeção de diesel.

    No manual do motor também não tem. No manual, recomenda apenas a regulagem de rotação e que, as demais regulagens, deve ser feita em autorizada bosch!

    Quanto a plaquetinha da ranger, não identifiquei!

    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.4

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O ponto dessa BI não é medido com o relógio comparador. Tens que colocar a trava no volante do motor e a trava de 9mm da BI. Com isso a BI fica praticamente na posição correta, precisando ajuste fino na própria polia sincronizada da BI.
    Baixa o manual desse motor e veja como trocar a correia dentada.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    12/03/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    41
    Posts
    124
    Agradecimentos: 2
    Ed,

    A BI foi regulada por um bombista que usou o relógio na parte traseira da BI e travou ela pelo parafuso lateral.

    Na parte traseira da BI tem um parafuso, acredito que 10mmm, bem alinhado com o eixo da bomba. O Bombista tirou o parafuso e com um adaptador, inseriu o relógio comparador, fez a regulagem e travou a BI pelo parafuso lateral.

    Coloquei no carro tudo ok. Mas tive uma série de problemas com a correia. Levei em um meca que não travou a Bi pelo parafuso lateral, resultado, nada de o carro ficar no ponto. A mínima folga entre a ferramenta de sincronismo e o vão da polia da bomba, fez com que a BI ficasse fora de ponto.
    Com a ferramenta de sincronismo na bomba, avancei a polia e travei a bomba pela trava lateral e montei a caixa de distribuição.

    Como eu vou trocar a caixa de distribuição do motor, quero refazer a regulagem com o relógio comparador.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.4

  • #8
    Citação Postado originalmente por Matagato Ver Post
    Ed,

    A BI foi regulada por um bombista que usou o relógio na parte traseira da BI e travou ela pelo parafuso lateral.

    Na parte traseira da BI tem um parafuso, acredito que 10mmm, bem alinhado com o eixo da bomba. O Bombista tirou o parafuso e com um adaptador, inseriu o relógio comparador, fez a regulagem e travou a BI pelo parafuso lateral.

    Coloquei no carro tudo ok. Mas tive uma série de problemas com a correia. Levei em um meca que não travou a Bi pelo parafuso lateral, resultado, nada de o carro ficar no ponto. A mínima folga entre a ferramenta de sincronismo e o vão da polia da bomba, fez com que a BI ficasse fora de ponto.
    Com a ferramenta de sincronismo na bomba, avancei a polia e travei a bomba pela trava lateral e montei a caixa de distribuição.

    Como eu vou trocar a caixa de distribuição do motor, quero refazer a regulagem com o relógio comparador.
    É isso mesmo que o Edi descreveu, assim como está no manual. Eu pessoalmente já fiz o alinhamento. Não tem erro, se seguir o manual e se não ficar bom o problema é noutro lugar...

    Pra travar a bomba na posição correta você pode usar um broca 8 ou 9mm se não tiver a ferramenta indicada no manual.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #9
    Usuário
    Entrada
    12/03/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    41
    Posts
    124
    Agradecimentos: 2

    Exclamation

    Eu concordo com que o Edi escreveu!

    Quando coloca a trava na polia, ela fica uma folguinha. Essa folguinha, é tencionada pela came de comando, no meu caso, ela tenciona a polia p trás. Se simplesmente destravar a bi e monta com esse procedimento, a bomba fica tão fora de ponto que o motor não pega. Com o pino de sincronismo no lugar, avancei a polia com a mão e travei a BI da maneira correta e montei e está funcionando perfeitamente.

    Quando foi revisada a BI, o bombista tirou a polia. Talvez no tirar e botar, não tenha ficado 100% na posição oq simplesmente botar o pino de sincronismo se a BI não estiver travada 100% no ponto, não resolve no meu caso.

    Como vou tirar a BI p trocar a cx de distribuição, quero fazer a regulagem do avanço com o relógio comparador.


    Pesquisei em tudo que é canto, mas não sei onde econtrar o ponto do avanço da ranger. Sei que alguns carros possui esse ponto na plaquetinha do motor, mas da minha ranger e outra que olhei não possui.

    Se alguém tiver idéia de onde posso conseguir essa informação, ficaria muito agradecido.

    Em último caso, vou tentar entrar em contato com a BOSCH e postarei para esclarecer!


    Adi e Walter, agradeço muito pela atenção e as dicas!
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.4

  • #10
    Usuário
    Entrada
    12/03/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    41
    Posts
    124
    Agradecimentos: 2
    Pessoal,


    Entrei em contato com a autorizada da Bosc (Egon Frichmann). Conversei com o Sr. Bagé que me passou o ponto de injeção das seguintes BI:


    Ponto de avanço bomba Bosch

    Cod. da BI Reg. com relógio comparador
    0460-414-144 = saída AA 1,54mm
    0460-424-234 = saída AA 1,44mm
    0460-414-174 = saída AA 1,36mm
    0460-414-203 = saída AA 1,27 mm

    Todas tem uma tolerância de 0,02mm p mais ou menos.



    desde já, agradeço as dicas e atenções de todos.

    Qualquer dúvida, estarei a disposição no seguinte email:
    matagato41@hotmail.com

  • #11
    Usuário
    Entrada
    28/12/2014
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    35
    Posts
    17
    Agradecimento: 1
    Retomando o tópico.

    Alguém teria o ponto de ajuste da bomba 0460-414-127 Sprinter 310 Maxion HSD 2.5?

    O adaptador para relógio comparador é M8 ou M10?

  • #12
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    680
    Agradecimentos: 36
    Tá aí um assunto bem pouco explorado aqui no fórum!
    Não só o ponto da BI, mas o como é porque regula-lo.
    Não sei se alguém já reparou a mudança do som do motor após uma troca de correia dentada que tenha sido usada até a quilometragem recomendada, 96.000 no HS 2.5, ou 120.000 no PS 2.8, ou próximo a isso. Dá a sensação de que com a quilometragem, e desgaste da correia, a BI vai atrasando um pouquinho. Na verdade é imperceptível, vendo que ocorre ao longo dos 100 mil kms, mas que se torna clara quando tu faz a troca da correia e põe o motor pra funcionar. O castanhado mais alto é evidente (ao menos foi pra mim as duas vezes que fiz a troca).
    Outro ponto interessante, já repararam como uma Defender castanha mais que uma Ranger (ambas devidamente nos pontos corretos).
    Diante disso fui atrás dos valores do "deslocamento do pistão bombeador", que nada mais é do que quantos milímetros o pistão que empurra o diesel na BI, para os bicos, já avançou quando o pistão 1 está no PMS (ponto morto superior). O cara que abriu o tópico até conseguiu alguns valores. Se trata comumente do "avanço da BI", vejam que interessante:

    Ford Ranger Euro 2 - 1,27 mm
    Land Rover Euro2/300tdi - 1,54 mm

    Em sites de Landeiros no estrangeiro é comum quem quer dar um "plus" no desempenho e economia (e tb no barulho por consequência!) levar o avanço dos 1,54 mm até 1,60 mm.

    Diante dessa diferença entre a Ranger e a Land, coloquei a mão na massa e adiantei o ponto do meu carroção!
    Não o fiz da maneira mais ortodoxa, que seria com o relógio comparador apalpando o pistão bombeador da BI (parafuso ali bem no meio das saídas dos tubos alimentadores dos bicos), mesmo porque com a BI no lugar nem tem espaço pra fazer isso.
    Fiz uma "bagunça" ali na polia da BI mesmo (na caixa de distribuição), usando o processo descrito no link abaixo, sendo que por primeira vez só avancei 1mm na polia, ao contrário do 2mm que é mencionado.

    Advancing Pump Timing – 300TDi – Mudtrekker's Blog

    Testando essa semana pra ver o comportamento e talvez avançando mais um tantinho mais pra frente.

    Sds.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.4
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade