x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 89
  • #1

    Mais uma Ranger 3.0 com problemas de desempenho...




    Já li diversos tópicos aqui de Rangers 3.0 com problemas de desempenho, peneira da bomba entupida, bicos com problema, sensores, etc.
    Mas o meu caso até então parece ser diferente.


    O caso é o seguinte: comprei uma Ranger XLT CD 4x4 2006/2007 com 75 mil km nos semonivos da Ford Slaviero em Curitiba. Como ela estava muito boa de andar, justinha, firme, nem me preocupei em fazer um test-drive muito extenso, só uma volta na região central, e não tive oportunidade de esticar bem, ver que velocidade alcançava.

    Enfim, comprei o carro e só então percebi que o desempenho dela estava bem abaixo do que deveria ser. Nunca tinha andado em outra Ranger com a mesma motorização pra comparar.
    No plano ela não passa de 150 km/h e mesmo assim demora pra chegar nisso. Observando o comportamento do motor, a turbina começa a encher aos 2000rpm e aos 2500rpm chega no auge (dá aquela empurradinha gostosa), mas aos 3000rpm parece que perde um pouco do fôlego e vai assim meio molenga até os 4000rpm.
    O computador de bordo mostra todas as barrinhas do turbo encherem, normal, o barulho da soprada do turbo parece normal também, não parece ter ar vazando em falso.
    Além do desempenho fraco, também notei que o ponteiro do combustível oscilava muito (não dava pra saber se o carro estava com o tanque vazio ou tinha um quarto ainda), mesmo parado e no plano.

    Bom, deixei o carro na concessionária e detectaram que a oscilação do ponteiro era devido a bomba de baixa pressão, que estava com defeito.
    Então trocaram a bomba do tanque e trocaram também o tanque de combustível inteiro (porque segundo eles o encaixe da bomba no tanque estava empenado e poderia vazar). Como eles mesmo estão pagando, por mim tudo bem.
    Isso matou o possível problema da peneira da bomba estar entupida, e também do tanque ter sujeira. Inclusive eu tinha certeza de que isso ia resolver também o problema do desempenho fraco.
    Mas não resolveu. Agora por último trocaram um sensor de pressão de ar e me devolveram o carro para que eu pudesse usar esta semana. Ainda não está bom e vou deixar o carro na Slaviero de novo segunda-feira.

    Troquei também o óleo do motor (usei o Urania Turbo LD, que atende as especificações exigidas, SAE 15w40 e API CI-4) e também os filtros de diesel e de óleo (esses usei Mahle/Metal Leve, que o mecânico recomendou, já que não achei os genuínos International).

    Alguém tem uma mínima idéia do que pode ser isso? O carro está na garantia da loja, mas eu não estou confiando muito na oficina deles. A próxima aposta (minha) são os bicos injetores, ou algum outro sensor.

    Ah, hoje, notei algo que não tinha notado antes: a luz do óleo pisca bem fraquinho acima de 2500 rpm (bem na faixa que a turbina enche) e permanece piscando até os 4000 rpm. Isso é bem nítido em 1ª, 2ª e 3ª marchas, em 4ª não acontece.
    Algumas considerações minhas sobre isso:
    Como a luz só acende (na verdade pisca) em rotações mais altas (em marcha-lenta não acende e quando liga ela apaga normalmente), isso me leva a crer que deve ser um defeito do sensor de pressão de óleo.
    Eu creio que essa luz só acende se a pressão de óleo cair de 1 bar, não faz sentido ter 1 bar de pressão em marcha-lenta e menos que isso em rotação mais alta, acho até que já teria riscado bronzina ou camisa com pressão assim tão baixa.
    Eu acho que isso começou só agora, eu sou meio neurótico com luzes no painel (tive um Marea 2.4 por 3 anos), com certeza teria visto isso antes, ainda mais que estou direto testando o motor e olhando pro painel pra ver se a turbina está enchendo direito.

    Uma última consideração: o consumo no computador de bordo está marcando por volta dos 8 km/l em trecho urbano. Aquilo é confiável ou tem um erro grande?


    Muito obrigado a todos os colegas, abraços!

  • #2
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Carlos Daniel, já passaram scanner no teu carro pra verificar os parâmetros?

    Nele, é possível ver inclusive os códigos de erro gerados pela central e facilitar a busca pelo problema e consequente solução...

    Em todo o caso, saiba que não é muito incomum os bicos dos NGD 3.0 darem alterações na injeção, e isso afeta diretamente o desempenho e consumo. Ao contrário, como já mostrei recentemente os bicos costumam dar problema sem aviso, independente da kilometragem ou diesel usado, tirei uma foto de uma caixa lotada de bicos defeituosos de Ranger, Hilux, Ducato, Sprinter... todos bicos de motores eletrônicos CR...

    Abraços
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #3
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    43
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Bem, se vc ja deu uma passada no forum ja deve ter percebido que a primeira coisa que vc deveria ter feito era passar um Scanner.. problema no sistema de injeção da no scanner na lata...

    mas, lendo o que vc escreveu,.. Tem alguma coisa errada ai...

    Vc tem experiência com picape ou é a primeira que vc pilota ???

    Pergunto isso pq, até entao as incongruências, ao meu ver, estão na velocidade maxima, mas muito pouco tambem, ela nao vai MUITO mais que isso na reta nao, no manual fala em 165km/h de vel maxima... e nessa faixa de rpm descrita.. Vc ja mediu essa velocidade no GPS pra ver se o velocimetro esta correto ?

    Sobre a relação turbina/rpm, parece parece que ela esta enchendo um POUQQUINHO atrasada... ja que entra no apice POTENCIA/TORQUE COM 2200... entendidos e experientes em mecanica do forum poderao florear a informação... (hj a tarde vou buscar essa inf., na pratica)

    Raramente, mas MUIIIITTOOOO raramente mesmo consigo chegar a 4000 giros... no maximo, andando na boa, vc vai a 3000 giros.. isso pq, na 5a marcha, nessa faixa vc deve estar beirando os 150 km/h

    Acho que vc deveria passar um Scanner, em 1o lugar, e, se der tudo OK, vc deveria pegar uma S10, uma Frontier, com MWM, e outra Ranger 3.0, fazer um test drive, e dar uma esticada nelas.. quem sabe o problema não está na sua percepção.. picape diesel é MUITO diferente de carro a gasolina....
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #4
    Acho até engraçado como que o pessoal indica scanner com se fosse a coisa mais simples e corriqueira do mundo.

    Pessoal, scanner na mão de quem entende é coisa rara e cara.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Acho até engraçado como que o pessoal indica scanner com se fosse a coisa mais simples e corriqueira do mundo.

    Pessoal, scanner na mão de quem entende é coisa rara e cara.
    Mas é pra isso que existem as autorizadas, não?

    Meu amigo, deixe eu lhe dar uma dica: há quanto tempo você comprou o carro? Se foi menos de 7 dias, você tem o direito de receber seu dinehiro de volta de acordo com o art. 49 do CDC (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm)

    Além disso, no direito civil, existem os vícios redibitórios, que são vicios ocultos da coisa, que você adquire sem saber que pagou. Assim, você pode pleitear o abatimento no preço referente aos defeitos apresentados ou a dissolução do negócio. (art. 441 e ss. do Código Civil - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03...002/L10406.htm)

    Digo isso porque, ao que parece, você está com o carro há pouco tempo, então pense comigo: se nesse pouco tempo, ela já me deu tanto trabalho, como vai ser daqui pra frente?

    Bem, mas se quer resolver seu problema, é fundamental forçar a concessionária a resolver seu problema. Eles tem dinheiro e técnicos para isso. Você está no seu direito de exigir a solução para o seu problema. Além do que seu carro está provavelmente na garantia ainda.

    Outra coisa, quanto à parte mecânica, tem algo errado aí. A turbina é pra ficar com a "barra cheia" por volta de 2200~2300 rpm, então realmente deve estar um pouco atrasado, fazendo com que ela fique "xoxa" em altas rotações. Uma coisa que pode estar acontecendo (não sei realmente) é que a tua viatura não esteja no tempo certo, e isso pode causar inúmeros efeitos. Talvez na hora da montagem o mecânica tenha esquecido de travar o motor no PMS, não sei.

    Sobre a pressão do óleo, duas coisas podem estar acontecendo: ou o sensor está ruim e precisa ser substituído ou a ECU está interpretando as informações erradas, fazendo com que a luzinha acenda no painel.

    Então, no meu ver, a solução deve começar a partir de uma analisada parte eletrônica do motor (ECU e sensores - todos eles -) e partir depois para a parte mecânica.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #6
    Entrar numa concessionária com uma picape com 5 anos de uso pra reclamar que não passa dos 150Km/h.... Essa eu queria estar lá pra ver.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Bom... ele veio de um Marea 2.4... Bixo problemático, mas quando está bom, ninguém pega.

    Acho que ele está estranhando essa diferença. Ja tive uma Ranger 2008 e não passava muuuito disso ai não... ate pq nao costumo correr tanto. Mas conselho eu lhe dou: Manera o pé... 4.000 rpm pra ranger é pedir pra estourar a turbina...

  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    O melhor é o amigo levar esse carro numa autorizada MWM international, peça para retirarem os bicos ( se eles conseguirem né ) e colocar numa máquina de teste, para verificar os paramentros de funcionamento dos mesmos ( pressão , formato do spray ) etc .
    aproveite e peça para medir a compressão dos cinlindros .
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #9
    Alguma chance de ser mangueira furada ou abraçadeira solta? (turbo intercooler)


  • #10
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Marea foi carro problemático nas mãos de dono porco, que ao invés de colocar óleo sintético só faltava colocar óleo de máquina de costura no motor.

    O motor Fivetech roda há anos na Europa, e só veio dar tanto xabu aqui pq brasileiro "apaixonado por carros" é porco por natureza em manutenção de carros.

    Compram carro de 100 mil reais e ficam choramingando pelos cantos pq o carro ou bebe muito combustível ou tem revisões caras. Se não aguenta, pra que compra?

    Agora, sobre a Ranger e seus 150km/h... Sei não, até os 120km/h eu noto que ela chega até rápido. O problema é que a quarta e quinta marchas são longas pra cacete e isso obviamente influi no tempo que o carro leva pra alcançar velocidades mais altas...
    4X4 Brasil
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #11
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    43
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Marea foi carro problemático nas mãos de dono porco, que ao invés de colocar óleo sintético só faltava colocar óleo de máquina de costura no motor.

    O motor Fivetech roda há anos na Europa, e só veio dar tanto xabu aqui pq brasileiro "apaixonado por carros" é porco por natureza em manutenção de carros.

    Compram carro de 100 mil reais e ficam choramingando pelos cantos pq o carro ou bebe muito combustível ou tem revisões caras. Se não aguenta, pra que compra?

    Agora, sobre a Ranger e seus 150km/h... Sei não, até os 120km/h eu noto que ela chega até rápido. O problema é que a quarta e quinta marchas são longas pra cacete e isso obviamente influi no tempo que o carro leva pra alcançar velocidades mais altas...

    x2, se o turbo nao estiver cheio, na 5a marcha ela demora a embalar mesmo... marchas alongadas e coisa e tal..

    acontece...

    abs,
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #12
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    É assim na minha, que considero que anda bem:

    Se você quer andar no "sapatinho", passa a 5ª com 90 km/h e ela demora um bocadinho pra entrar nos 120km.... mas depois embala...

    Agora a 4ª dá uma margem bem boa pra você encher a turbina e passar a 5ª com 130 ou 140 tranquilamente. Fazendo assim, chega nos 150 rapidinho.

    Agora eu vi que não ficou bem claro o que ele quer dizer com demorar a dar 150km, depende muito do modo como ele dirige. A minha para comparação, no plano, e sem mudanças (por enquanto), tá 160 brincando. Nunca fui mais que isso por medo mesmo
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade