ainda assim eu pensaria seriamente em ter uma estrada/saveiro/montana etc de 2008 pra ca... manutencao mais em conta, menor tempo de rodagem, e pelo que entendi, servira perfeitamente pra vc.
só procure uma 4x4 se vc vai transitar em lugares onde ha necessidade de tal item (terra fofa, estrada ruim, atoleiros, etc) dificilmente vc encontrara essas situacoes (mesmo qdo chover) em estradinhas de terra ate 10km da pista de asfalto ainda mais no estado de SP.
Agora se a estrada onde vc vai andar é pessima, qdo chove fica intransitavel, ai pense num 4x4 pra te salvar de enrascada, porem, mesmo assim, um 4x2 bem conduzido e bem calçado, vai muito longe, se nao fosse assim, nao teríamos esse BR a dentro, explorado em c10, d10, f100 e fuscas por ai...
Ainda o 4x4 nao serve soh pra trilha nao, serve em asfalto por exemplo para melhorar a tracao em dias de chuva, em realizar uma forca extra num momento critico, etc.
O sistema em si, nao carece de muita manutencao, claro q sempre ha uma manutencao maior que o 4x2, mas nao eh algo q vc vai falar: nossa, hj nao posso comprar o leite das criancas pq preciso arrumar o carro. Eh raro dar problemas realmente dificieis.
Outra, o 4x4 consome (por causa do atrito e do peso extra) um tiquinho a mais.
Pelo que entendi, teu uso serve uma 2.3 gasolina (q eh bem economica e anda legal) ou uma pick up dessas menores tranquilamente.