x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19

Computador de Bordo Explorer Limited (consumo Instantâneo)

Pessoal, li no manual do carro que se pressionar o botão ECONO com o carro em movimento, ele alterna as informações de consumo médio para consumo instantâneo, porém no meu carro isto não acontece, é exibido apenas o consumo médio em litros / 100km.

Alguém sabe se o manual está errado ou se há algum macete pra aparecer a informação?

Govi
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004

Usuário
    Entrada
    09/02/2004
    Agradecimentos: 0
    Olá Gouveia, o computador de bordo só marca o consumo instântaneo acima dos 60 a 70 km por hora, Robert

Estranho... tenho feito os testes rodando em 80km/h mais ou menos... é só pressionar o botão ECON duas vezes?
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004

Não conheço o Computador de Bordo da Explorer, mas com certeza o manual não esta errado, o que pode acontecer é que o mesmo manual sai para todos modelos de Explorer, com opcionais e sem, talvez esteja vendo o manual em uma area que não diz respeito ao modelo de seu carro...

Abraços...

O manual está se refetindo à Limited sim. Acho que talvez possa ter alguma falha na função de consumo instantâneo com Comp. bordo da minha... se mais alguém tiver esse problema, por favor, avise. Vou dar uma olhada num manual técnico que tenho pra ver se conigo encontrar o problema... Estranho, pois se o sinal chega pra calcular a média, chegaria também pro consumo instantâneo. Imagino que seja um sinal só que venha da central e o computador de bordo é que faz os cálculos.
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004

Olá, Gouvêia.

A minha Explorer é XLT, mas instalei um Message Center. Você têm razão, tanto o consumo médio quanto instantâneo são calculados com base na mesma informação do PCM: Tempo de abertura dos injetores. E, pelo menos no meu caso, funciona em qualquer velocidade.
    A única observação que faço é que basta apertar 1 vez a tecla ECON (alterna para AVERAGE e INSTANT a cada acionamento).

Um abraço.

A propósito, parabéns pela viatura.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -message-center-1.jpg  

Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Olá, Gouvêia.

A minha Explorer é XLT, mas instalei um Message Center. Você têm razão, tanto o consumo médio quanto instantâneo são calculados com base na mesma informação do PCM: Tempo de abertura dos injetores. E, pelo menos no meu caso, funciona em qualquer velocidade.
    A única observação que faço é que basta apertar 1 vez a tecla ECON (alterna para AVERAGE e INSTANT a cada acionamento).

Um abraço.

A propósito, parabéns pela viatura.
    Obrigado Márcio. Essa instalação do message Center numa XLT é fácil? achei interessante.

Quanto a sua observação, vc pressiona a tecla ECON e aparece AVERAGE e pressiona de novo e aparece INSTANT? é que pra min só aparece AVERAGE. Se eu pressionar novamente ele deveria mudar para INSTANT?
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004

Citação Postado originalmente por Gouveia Ver Post
    Obrigado Márcio. Essa instalação do message Center numa XLT é fácil? achei interessante.
    Não é complexa, mas dá muito trabalho - principalmente para passar fiação, soldar terminais e conectar os sensores. É bom estar acostumado com diagramas e esquemas elétricos - além de ter disponível todo o material (conectores, terminais, cabos, etc.). Ficou faltando - e ainda não consegui - o sensor de temperatura do óleo e o do nível de água do lavador do pára-brisas.

Citação Postado originalmente por Gouveia Ver Post
    Quanto a sua observação, vc pressiona a tecla ECON e aparece AVERAGE e pressiona de novo e aparece INSTANT? é que pra min só aparece AVERAGE. Se eu pressionar novamente ele deveria mudar para INSTANT?
    Exatamente. É assim que funciona. Os outros controles (RANGE, STATUS, RESET, ENGLISH/METRIC) estão processando corretamente?

Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Os outros controles (RANGE, STATUS, RESET, ENGLISH/METRIC) estão processando corretamente?
    Sim, estes funcionam corretamente, pressiono os botões duas vezes e eles mudam a função. só o consumo instantâneo que não... eu tenho u mmanual da Explorer em Espanhol, mas nõa lembro se tem esquema do comp. bordo pra "estudar" o que pode ser...
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004

Olá, Gouvêia.

Segue o esquema elétrico de ligação do Message Center, mas acho que não deve ser por aí.

Dá uma olhada no conector C2007 (anexo), que "leva" as informações do teclado para o processador do Message Center. Mas eu apostaria em algum defeito no próprio teclado, talvez a tecla ECON não esteja "fechando" o contato ou tenha alguma sujeira embaixo dela. Se você retirar o Message Center, acho que dá para ter acesso à placa do teclado.

Já viu o acontece com quem tem a mania de "fazer lanchinho" na frente do micro? D rpnt algumas ltras comçam a falhar por causa do mau contato na placa - mas o cara ainda insist qu a culpa ´ dstas "porcarias MAD IN CHINA".

Boa sorte
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -message-center-esq-elet-1.jpg   -message-center-esq-elet-2.jpg   -message-center-plug-3.jpg   -message-center-plug-2.jpg   -message-center-plug-1.jpg  
    4X4 Brasil Razão: Incluir anexos

Obrigado Marcio. Vou dar uma olhada com calma e ver se acho algo. No teclado sei que não é pois toda vez que pressiono uma tecla escuto o "bip",.

Abraços
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004

Olá, Gouvêia.

Encontrei um procedimento para teste de diagnóstico do MESSAGE CENTER:

Mantendo as teclas RANGE e SYSTEM CHECK pressionadas simultaneamente durante a partida do motor, o sistema entra em TEST MODE. Para avançar no teste, pressione RANGE. Para concluir, basta voltar a chave para OFF.

DISPLAY ______ Descrição______________________________________Resultado (meu caso)

ROM Level _____ Nível da Memória Somente Leitura__________________23

NVM Level _____ Nível de Memória Não Volátil_______________________8

NVM Check_____ Status da Memória Não Volátil _____________________OK

Display Check __ Pressione ENGLISH/METRIC para verificar todos os caracteres no display

Tach Check ____ Verifica sinal do tacômetro ________________________ OK

A/D _________ Pressione ENGLISH/METRIC para verificar todos os sinais análogos de input
    _____________ A/D 0 - Bateria __________________________________ 151
    _____________ A/D 1 - Run (?) __________________________________ 160
    _____________ A/D 2 - Nível de Combustível _______________________ 48
    _____________ A/D 3 - Temperatura do Óleo _______________________ 255
    _____________ A/D 4 - Dimming __________________________________ 000
    _____________ A/D 5 - Temperatura do Arrefecedor _________________ 255
    _____________ A/D 6 - Switch Bank #2 ___________________________ 200
    _____________ A/D 7 - Switch Bank #1 ___________________________ 207

Digital Port ___ Pressione ENGLISH/METRIC para verificar todos os sinais digitais de input
    _____________ Port A _____________________ (BIT = 0)__(BIT=1) ____11101010
    _____________ Bit 7 => Uso Interno ___________ N/A _____ N/A ______1
    _____________ Bit 6 => Suspensão Dinâmica _____ ON _____ OFF ______ 1 (OFF)
    _____________ Bit 5 => Uso Interno ____________ N/A ____ N/A ______ 1
    _____________ Bit 4 => Capacidade do Tanque ___ N/A ____ N/A ______ 1
    _____________ Bit 3 => Uso Interno ____________ N/A ____ N/A ______ 1
    _____________ Bit 2 => Susp. Dinâmica Alarme ___ OK ____ CHECK _____ 0 (OK)
    _____________ Bit 1 => Nível de Água Limpador __ Baixo _____ OK ______ 1 (OK)
    _____________ Bit 0 => Motor __________________ V6 _____ V8 _______ 0 (V6)

_____________ Port B ______________________ (BIT = 0)___(BIT=1) ___ 10010110
    _____________ Bit 7 => Nível de Óleo ___________ OK _______ NOK _____ 1 (OK)
    _____________ Bit 6 => Reserva _______________ N/A _______ N/A _____ 0
    _____________ Bit 5 => Reserva _______________ N/A _______ N/A _____ 0
    _____________ Bit 4 => Uso Interno ____________ N/A _______ N/A _____ 1
    _____________ Bit 3 => Reserva _______________ N/A _______ N/A _____ 0
    _____________ Bit 2 => Uso Interno ____________ N/A _______ N/A _____ 1
    _____________ Bit 1 => Uso Interno ____________ N/A _______ N/A _____ 1
    _____________ Bit 0 => Uso Interno ____________ N/A _______ N/A _____ 1

Infelizmente, não consegui nenhuma tabela para "interpretar" os resultados obtidos nas portas análogas, mas com certeza referem-se à voltagem do sinal (p.ex.: A/D 5 = 255 é uma voltagem de 2,55 volts no sensor de temperatura da água de arrefecimento, que dá mais ou menos 30ºC).

Por enquanto, é isso.

Boa sorte.

Márcio

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem