Bem, minha experiência com Ranger restringe-se a 3.0 pois é minha primeira Ranger e, embora conheça dados técnicos de todos os conjuntos, a experiência com o modelo eu sinceramente não tenho.
A 2.8 foi lançada em 2002 com TGV para todas as versões, entretanto em 2004 apenas a XLT e a Limited passaram a vir com o TGV sendo a XL e XLS com turbo WG comum (tendo 132cv ante 135 da versão com TGV). Trata-se do motor HS 2.8, uma evolução do HS 2.5, de 2 válvulas por cilindro e bem disposto em baixa rpm (o TGV também ajuda). Experimentei várias 2.8 (todas com TGV) e o desempenho dela é muito bom. O consumo não falo pois sinceramente não andei o suficiente para poder julgar.
A 3.0 (a que tenho) é o NGD 3.0E
um motor novo, de 4 valvulas por cilindro, balancins de acionamento por roletes e tuchos hidráulicos. O consumo dela me agrada bastante (já fiz mais 13km/L a 110km/h) e o desenpenho depois de 1800rpm é excelente. Abaixo disso acho-a meio "chocha". Contribui para isso o diferencial longo (3,54:1) o que alonga muito as marchas (o que sinceramente me agrada. Opinião particular minha, saliento). O caro dela são os filtros. O tal de filtro "ecológico" de óleo lubrificante é caríssimo e só se acha na autorizada. Mas mesmo assim to muito satisfeito com a minha 3.0.
Abraços