Eu deixava banguela tambem.. até ler no proprio blog da international-MWM que engatado, usando o freio-motor, a CR fecha a injeção de combustivel.. enquanto que o motor no ponto morto, consome combustivel pra caramba..
Fiz o teste prático e confirmei, tanto no computador de bordo quanto na caneta.. consome menos, bem menos...
Até então eu achava que isso era daquelas lendas para vc ter mais segurança no transito...
Apenas para complemento didático:
Publicado em 8 de Abril de 2009 Clube do Diesel
Para proteger as peças internas do motor Diesel, é extremamente importante atentar aos detalhes e seguir regras simples de utilização.
Para iniciar a aceleração em um motor Diesel, aguarde a luz de pressão do óleo apagar. Dessa forma, o motor estará com a máxima eficiência de lubrificação e as peças internas estarão protegidas e não sofrerão danos.
A troca de marcha deve ser realizada na faixa de torque máxima. Essa informação é obtida no manual do proprietário. Recomenda-se trocar a marcha entre 2.000 a 3.500 rpm. Lembre-se que o regime de giro de um motor Diesel é diferente dos motores à gasolina.
Uma dica aos usuários que utilizam veículos a Diesel em regiões frias, é girar a chave, e antes de dar a partida, aguardar a luz da vela aquecedora apagar. Isso indica que a vela aqueceu a câmara de combustão e consequentemente o motor terá um melhor rendimento.
Manutenção