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Convex Datacenter
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  • #1
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    Freio a disco traseiro na Ranger




    Olá!
    Gostaria de saber se alguém já adaptou freios a disco na traseira da Ranger.
    Será que é possível utilizar os mesmos discos / pinças dianteiras das rodas traseiras?

    Atc;
    Paulo
    4X4 Brasil

  • #2
    o ideal seria procurar pelas pecas do sistema traseiro da explorer...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #3
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    Difeencial da Explorer: Tem bloqueio.
    Todas as peças internas fecham com o dif. da ranger.
    Somente as cacaças são diferentes:
    Compre completo.
    Trasfira todas as peças para a carcaça da ranger.

    grande abraço

  • #4
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    A opção do Adams é a melhor. Eu andei vendo e o mis complicado é encontrar um disco de freio que encaixe no flange do semi-eixo, e fica-se sem o freio de estacionamento, que no caso da Explorer está resolvido.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Usuário Avatar de Italo Xavier Santos
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    Só para colocar pilha no assunto... já dirigi bastante ranger e realmente o freio a disco nas 4 da explorer faz a frenagem melhor que MUITO carro pequeno e na ranger não é ruim mas fica devendo um pouco quando está com carga.

  • #6
    Usuário Avatar de fverna
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    21/11/2008
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    Já pensei neste assunto tb. Com minha vasta inexperiencia, achei que seria mais conveniente tirar um eixo e colocar outro já com freio a disco... Pelo que lí não é bem assim, né?

  • #7
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    Alguem sabe informar qual a pinça que tem melhor equlização com a frenagem do freio dianteiro?
    Me aconselharam a usar a do focus 2010 que possui um embolo de 39mm. Tem várias outras que facilitam a instalação do freio de mão, como do tempra, pegeot, golf etc.

    Os discos vou procurar os da explorer mesmo, mas alguém sabe de um outro modelo mais facil e barto de encontrar?

  • #8
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    Alguém já encontrou algo plug and play além da Explorer?

    Meu eixo traseiro traseiro já vem original com bloqueio e ABS, só precisaria da parte do freio mesmo.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    Alguém já encontrou algo plug and play além da Explorer?

    Meu eixo traseiro traseiro já vem original com bloqueio e ABS, só precisaria da parte do freio mesmo.

    Alguém já colocou os freios a discos traseiros ?

  • #10
    Usuário Avatar de RicardoFLN
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    31/10/2014
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    Citação Postado originalmente por Dimmy Ver Post
    Alguém já colocou os freios a discos traseiros ?
    Desenterrando o tópico!!

    Comecei os estudos pra cortar esse mal da Ranger pela raiz! Esses freios a tambor não tem solução! Tu até podes trocar lonas, tambor....eles vão funcionar bem por um tempinho e depois volta os famosos trancaços quando molha. Eu enchi o saco disso!
    Dei o primeiro passo que foi comprar os discos traseiros da Explorer, pois são plug & play na Ranger. Comprei da marca Fremax, a referência é BD7928.

    Freio a disco traseiro na Ranger-img_20180228_165523.jpg
    Dando um confere.

    Agora o negócio é ir atrás de um par de pinças, com freio de mão de acionamento na própria pinça, que o sistema original de freio de mão da Explorer é uma baita jabuticaba, com aquelas lonas internas ao disco!
    A ideia inicial era buscar as pinças da Ford Transit, mas vai ser difícil de achar. Ainda mais que preciso de duas pinças do mesmo lado, uma vez que devido a posição dos amortecedores, uma pinça vai ficar pra frente do eixo e a outra pra trás.
    Pensei então na do Fusion, mas as alavancas de acionamento do freio de mão talvez sejam problema.
    Na real tem de ir garimpar e ver uma pinça de algum carro mais pesado e com diâmetro de disco parecido, e área de pastilha parecida com as da Explorer. As do Troller são uma boa opção tb!
    Achando a pinça é partir do projeto da flange. Gostei bastante da flange de um kit americano, North Racecars, bem simples. Uma chapa cortada no laser e depois dobrada.
    Freio a disco traseiro na Ranger-img0114ae.jpg

    Modelagem semi-eixo, carcaça, disco.
    Freio a disco traseiro na Ranger-montagem-disco-semi-eixo-2.jpg
    Pretendo fazer essa alteração juntamente com a troca da relação do diferencial, uma vez que precisas tirar os semi-eixos, consequentemente precisa abrir o diferencial pra retirar os c-clips.
    Bom....mas antes disso tenho de colocar a TGV.....ou seja vai levar uns 10 anos pra ficar pronto!!! kkk

    Abs.
    4X4 Brasil
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #11
    Usuário Avatar de Coophamat
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    Quando vc colocou os amortecedores para fora precisou mudar a posição das molas?

  • #12
    Usuário Avatar de RicardoFLN
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    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Quando vc colocou os amortecedores para fora precisou mudar a posição das molas?
    Não, nada. Fica tudo no mesmo lugar.

    Att.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
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