x
Convex Datacenter
Página 1 de 9 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 100
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0

    Problemas no engate da tração da ranger




    Oi pessoal, sei que já tem alguns tópicos falando sobre isso, mas fiquei meio perdido na variedade de informações e resolvi criar um novo tópico. Me ajudem por favor!

    Finalmente comprei minha Ranger (1999 - V6 - 4x4) na semana passada, e estou adorando o carro.

    Mas estou tendo alguns problemas: a pessoa que me vendeu disse que às vezes a luz da tração e reduzida ficava piscando no painel, e que o mecânico dele disse que o problema era no motor de engate da caixa de transferência. Gostei tanto do carro que decidi comprar mesmo assim e tentar solucionar o problema.

    Logo que comprei, consegui engatar 4x4 e reduzida normalmente. Isso aconteceu umas 3 vezes, até que na quarta vez aconteceu o problema: não engatou mais e começou a piscar as luzes no painel.

    Como peguei estrada no fim de semana, achei melhor desconectar o plugue do motor para evitar possíveis engrenamentos indesejados. E não entendi porque as luzes continuaram piscando.

    Alguém tem alguma sugestão? Que testes posso fazer pra saber onde está o problema: circuito? Chicote? Sensores? Caixa de transferência? Motor?

    Obrigado

  • #2

    Lightbulb

    se ele funciona as vezes com certeza e mal contato, vai numa auto eletrica e manda a brir o motorzinho e da uma geral nos cabos...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #3
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ghlight=pituto

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ghlight=pituto


    Colega, Dê uma olhada nestes dois tópicos que acho que vão te dar a resposta.

    Cliquei em pesquisar somente.... mas tinha que saber que o nome era "PITUTO"....heheheh
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Se o problema for mesmo o motor de tração, não compre outro zerado que custa o olho da cara. TEm dicas no forum para vc mesmo arrumar (desde que saiba algo de eletrônica) e com isso até melhorar o sistema, fazendo uma vedação decente.

  • #5
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Colega, Dê uma olhada nestes dois tópicos que acho que vão te dar a resposta. Cliquei em pesquisar somente.... mas tinha que saber que o nome era "PITUTO"....heheheh
    Acho que o problema dele é elétrico/eletrônico e não nas rodas livres.

    De qualquer forma, acho interessante o colega se familiarizar com o pupito.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    20/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas respostas.

    Quando peguei o carro percebi que só uma das RL estava travada, mas eu já desmontei, lubrifiquei e resolvi este problema. Ainda não consegui ligar a tração depois disso pra saber se a RL vai travar e destravar livremente.

    Acredito que a RL não tem uma ligação direta com esse problema da luz piscando no painel, ou estou enganado? Eu tentei mas não consegui seguir a mangueira do vácuo da RL. A ranger tem um sério problema de espaço, não consigo enxergar nada no motor dela.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Luz piscando no painel normalmente é o motor elétrico que não está informando a posição. Experimenta tirar e limpar ele. Tem um circuito impresso numa placa de cerâmica, a graxa com o tempo começa a não deixar passar o contato ou as lâminas se desgastam, sendo necessário regular elas novamente.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    A luz continuou piscando porque você desconectou o motor com ele fora da posição. Você tem que reconectar para que ele se posicione.

    Se nada disso acontecer é porque o motor novo tem problema ou a mau contato no conector...

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Oi Edi, vou limpar o motor assim que tiver um tempo livre pra ver se melhora.

    Só não entendi porque mesmo com o chicote desplugado as luzes continuam piscando.

    Fiquei pensando: provavelmente o sistema que aciona a tração é independente do sistema que faz a luz se acender. Como mesmo desplugado as luzes continuam piscando, será que pode ser algum movimento na caixa de transferência (TC) , que aciona um sensor para as luzes do painel?

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O Dudas entende muito bem desse sistema. Ele pode te ajudar melhor que eu, porém só para te explicar, ele tem 3 posições de trabalho, e entram 5 fios no circuito de contatos. O que esse módulo faz é mandar corrente para o circuito, e em determinados pontos esses fios darão ou cortarão o sinal para o módulo GEM de acordo com a posição entre 4x2, 4x4hi e 4x4low. Então se o módulo não receber sinal nenhum, ele ficará piscando no painel.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11

    a pedidos..rs.rs..

    Pronto, agora virei helpdesk da eletronica da traçao..rs.rs..

    Bom, antes de dar a minha contribuiçao, estou com uma chave da traçao desmontada, a documentação, e uma vontade enorme de achar a soluçao para isso baseada em reles. Nao sei quantos anos vou demorar, mas pretendo achar um tempo e desenhar isso. Posto tudo depois, claro. Mas se alguem quiser ajudar nessa "pensorreia", será bem vindo!

    Sobre o funcionamento da traçao, resumo geral:

    - motor eletrico acoplado a Caixa de Transferencia, acionando um eixo por rosca sem fim. O eixo é solidario a um disco de ceramica, com as trilhas de posição e contatos metalicos. Os contatos informam o que ocorreu ao modulo GEM,
    - chave de 3 posições no painel, pinos 1-4 lampada, pinos 2-3 ligados a 3 resistores. A posição da chave muda cada resistor, informando o modulo GEM em qual tração deve posicionar o motor.
    - sensores: pedais da embreagem, pedal do freio, velocidade (vem do painel). Tambem ligados ao modulo GEM, que decide se deve ou nao acionar a caixa de reles, e por consequencia, o motor.
    - rele de acinonamento do motor, dentro do painel. É acionado pelo Modulo GEM.
    - saida das lampadas do painel, que são informadas pelo modulo GEM.

    Entao como da pra ver, tudo vai e volta para o modulo GEM. Se o painel pisca, é o modulo GEM informando erro.
    A chave de posiçao informa ao modulo GEM que traçao o motorista escolheu. O modulo compara a escolha, com a posiçao dos contatos no disco de ceramica. Se a posiçao nao é a mesmo, o GEM aciona a caixa de reles. O conector c223, p17 e p16 é esse acionamento. Entao, se estamos em 4x2 e viramos para 4x4h, o modulo aciona a caixa de reles. Ele aciona ou o p17, ou o p16. Nunca os dois. Na verdade, o motor eletrico recebe "-" (terra/negativo) o tempo todo. Porem, quando o GEM aciona o p17, ele fecha uma bobina do rele (sao 2) e dá "+" (12v positivo) a um dos polos do motor, deslocando o eixo e disco de ceramica. Quando o disco de ceramica atinge a posição desejada, o GEM solta o rele, parando o motor. Quando o usuário "solta" a tração, o GEM energiza o p16, fechando o outro rele, e girando o motor para o outro lado, ate que os contatos no disco de ceramica informem que chegou.

    Entao, um dos pontos a se testar, é a caixinha de reles debaixo do painel. São somente 6 pinos, mas o que interessa é o cinza (p16) e o marrom com lista pink (p17). Ao mudar a chave seletora com o carro funcionando, um deles deve ser energizado, independente de qual traçao estamos/escolhemos. Se nao for energizado, problema pra tras da caixinha de rele. Ou no chicote, ou no GEM, ou na chave, ou nos pedais, ou no cabo que vem do painel (velocidade).

    Por outro lado, ao mudar a chave e ter os pinos energizados, o problema esta abaixo. Ou o disco de ceramica, ou o motor. Ae vale desmontar para olhar/limpar.

    Normalmente da pra ouvir os contatos do rele, nem precisa testar com multimetro. Se a chave seletora faz os reles acionarem, problema abaixo do carro. Se a chave nao faz os reles acionarem, problema dentro do carro.

    No caso das 99/00 com roda livre, o GEM aciona um solenoide pelos p3 e p7 do C223 que comandam o vacuo. Ou seja, quando a chave entra na posiçao 4x4h ou 4x4L.
    As R/L nao mandam retorno p/ GEM, e não influenciam no acionamento do motor da CT. O GEM "considera" que o hub-lock das R/L engrenou.

    Espero ter dado uma luz. Vou ver se posto as imagens dos conectores.
    att
    4X4 Brasil

  • #12
    Citação Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    conectores
    A imagem do chicote é invertida, ou seja vista pelo lado do motor.
    Os conectores do GEM podem ser acessados removendo-se o painel central.
    att
    Dudas
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -gem-20-20c222-20c-20223.gif   -shift-20ctrl-201.gif   -gem-20-20chicote.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade