x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 52
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/01/2005
    Idade
    46
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Reportagem: Nova Ranger




    Fonte: Carsale - Nova Ranger

    RECIFE (PE) - Em setembro de 2004, a Ford lançou no mercado nacional a 3a geração da Ranger. Cinco meses depois, a picape ganha opção de ser equipada com o novo motor turbodiesel 3.0 Power Stroke, moderno sistema de injeção de combustível conhecido como "common-rail". A nova motorização chega às concessionárias apenas em abril e substitui o 2.8 vendido atualmente. O objetivo é aprimorar o desempenho e o conforto, além de adequar o modelo à nova legislação Conama 272 (Euro III), que exige a redução de emissões de gases poluentes por veículos a diesel.



    A Ranger é a primeira picape com motor eletrônico a ser apresentada no Brasil, mas não a primeira a chegar ao mercado. Isso porque as vendas da nova Toyota Hillux, também equipada com o novo sistema, começam em março. Na comparação com o propulsor 2.8 Power Stroke, a nova motorização eletrônica da Ford ganhou 28 cavalos, além de maior torque. Além disso, o consumo de combustível e o nível de ruído estão menores. Outras mudanças da picape ficam por conta dos freios e escapamento. No visual externo, a única novidade é introdução do adesivo 3.0 Power Stroke Electronic na tampa traseira.

    MOTOR

    O novo motor 3.0 Power Stroke eletrônico, de 16 válvulas e 4 cilindros em linha, produzido pela International, conta com injeção direta "common-rail" de terceira geração. Esse sistema mantém a pressão constante nos quatro injetores piezo-elétrico, que utilizam cristais sintéticos para alterar sua geometria de acordo com a passagem de corrente elétrica. Segundo a equipe de engenharia da Ford, os injetores "piezo" proporcionam alta precisão e repetibilidade e otimizam a taxa de injeção.

    Os resultados deste trabalho são respostas mais precisas e ágeis, aliadas à diminuição do consumo de combustível e do nível de ruído em relação aos motores alimentados com bomba injetora. Há ainda um módulo eletrônico que funciona de maneira semelhante a dos propulsores com injeção direta de gasolina. Além de obter benefícios em consumo, desempenho e ruído, a motorização eletrônica da Ranger diminui o nível de emissões de poluentes. E este é o principal objetivo da introdução do novo propulsor, já que a partir de julho de 2005, as picapes a diesel devem passar a atender as exigências da Conama 272.

    A nova cilindrada (3.000 cc) e as configurações eletrônicas, garantem 163 cavalos de potência, ante 135 cv do propulsor 2.8 Power Stroke. O torque também foi aprimorado: são 38,7 kgfm entre 1.600 e 2.200 rpm. Seu predecessor desenvolve 32,2 kgfm a 1.600 rpm. Assim como na Ranger 2.8 Power Stroke, a picape com motorização eletrônica traz câmbio manual de cinco marchas, mas com a introdução de algumas melhorias. Entre as quais, sistema de transmissão por correntes e tensionadores hidráulicos, que proporcionam trabalho mais silencioso. Além disso, a quinta marcha foi alongada, para estar de acordo com a potência extra do motor.

    DESEMPENHO
    Avaliamos a Ranger eletrônica na bela cidade de Recife (PE), em um percurso que reuniu trechos urbanos, auto-estradas e trilhas fora-de-estrada. Apesar dos 28 cavalos extras, o desempenho da picape - que já era muito bom com o motor 2.8 - não sofreu grandes alterações. A maior mudança está na arrancada, mais forte e eficiente com o propulsor 3.0 do que a do 2.8 atual. Entretanto, acima de 100 km/h, fica difícil notar a diferença no desempenho.
    Segundo a Ford, a Ranger eletrônica acelera de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos, 1,2 segundo mais rápida do que na picape com motor 2.8. A velocidade máxima (controlada eletronicamente) é de 165 km/h, ante 160 km/h da Ranger 2.8. Os números equivalem às comparações entre as picapes equipadas com tração 4x4 e na configuração cabine dupla. Apesar do pequeno ganho no desempenho, os novos pedais eletrônicos ligados a bombas injetoras deixaram as respostas mais precisas. A marca afirma também que o consumo médio de combustível da Ranger 3.0 é 10,9 km/l, ante 9,6 km/l do modelo equipado com motor 2.8.

    Outra novidade incorporada para aprimorar o desempenho foi o freio ABS nas quatro rodas, com sensor G de desaceleração longitudinal, herdado do Ecosport. O recurso está disponível apenas para as versões XLT e Limited. As opções de acabamento inferiores, XL e XLS, utilizam freio LSV, que conta com válvula equalizadora da pressão dos freios. Durante o teste, observamos que outra importante melhoria da picape é a diminuição do ruído do motor. Segundo a Ford, o nível médio ficou em 73,2 decibéis, ante 77,8 decibéis da Ranger 2.8 Power Stroke.

    O resultado foi obtido graças à redução dos picos de pressão do propulsor e à introdução de um novo escapamento. Algumas atividades do motor eletrônico podem ser acompanhadas por meio de um computador de bordo, localizado no painel de instrumentos - com novo estilo - da Ranger. Além disso, a introdução da nova motorização permitiu a incorporação de um novo sistema de segurança: a picape agora está disponível com Ford DPATS, recurso que só permite o acionamento do motor com uso da chave de ignição, dificultando a possibilidade de roubo.

    MERCADO
    Para viabilizar o desenvolvimento e produção do novo motor 3.0 eletrônico, a International investiu US$ 30 milhões. A Ford prefere não revelar os investimentos aplicados em sua fábrica na Argentina para adaptar a motorização às características da Ranger. A picape chega ao mercado tendo como única concorrente a Toyota Hillux. Entretanto, até julho, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier também deverão ter propulsores "common-rail", visando a adequação à nova legislação.

    A Ford ainda não divulgou os preços oficiais da picape, sob o pretexto que esta só chegará no mercado em abril, e por isso ainda é cedo para definir este importante aspecto. Entretanto, o fabricante revela que a Ranger eletrônica deve custar entre 4% e 10% a mais do que a versão equipada com motor 2.8. Sabe-se também que a versão mais barata (XL), cabine simples, 4x2, vai custar R$ 56.735 e a mais cara, LTD, cabine dupla, 4x4, sairá por R$ 98,1 mil.

    Segundo Antonio Baltar, gerente de marketing de picapes da marca norte-americana, a produção anual para o mercado brasileiro será mantida: cerca de 8.600 unidades. O executivo afirma também que o objetivo é alcançar o mesmo patamar de vendas de 2004, cerca de 8 mil picapes. Entretanto, este número pode ser maior, já que em janeiro a 3a geração da Ranger alcançou pela primeira vez a liderança do segmento. A produção modelo com motor 2.8 vai ser mantida para suprir o mercados argentino e mexicano. E, segundo Antonio Maciel Neto, presidente da Ford, em 2005 a Ranger ganhará outras novidades, ainda não reveladas, mas já em processo de desenvolvimento pela equipe de engenheiros da marca.



  • #2
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    So mudou os instrumentos! O painel é o mesmo Até a tampa do airbag, a mesma desde 1995 hehe...

  • #3
    OLÁ PESSOALL,

    CADÊ OS 180 cv E OS 41kgf.m???

    AÍ TEM COISA...

    []'S COM CHEIRO DE FUTUROS LANÇAMENTOS
    Atenciosamente, Joel Alves
    S10 - 2.8 diesel eletronic 4X4
    CS 2007 e CD 2006

  • #4
    Que painel sem-vergonha! Até minha dakota a gasolina tem mais instrumentos... cadê o indicador de pressão de óleo e o de pressâo do turbo? Indicador de carga da bateria nem pensar né...

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Até o painel do gol turbo traz indicador de pressão! Como a anger nunca truxo mesmo até vai, mas tiraram o indicador de pressão do óleo e bateria!!! Parece mesmo o painel do Gol, se acender azul e vermelho é que ficou igual mesmo!
    Mas lendo a matéria até que se mostra um veículo bem interessante!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Qual é pessoal, o painel indica a até o consumo em tempo real.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Não sei se é fiel, nos Monzas que tive ambos marcavam para mais. O Instantâneo não sei se erra tanto, mas a média nunca acertou! O problema desse dispositivo é que o boneco passa de olho para manter a média sempre alta, ehehehe. Eu meso fico dde olho no nível de combustível, o bom é que sempre rodo 220 km até o ponteiro começar a baixar, daí dá uma falsa sensação de estar com o tanque cheio por mais tempo.
    Ah! aproveitando outro Rangeiro, Walter, eu abasteço sempre até o gargalo para tirar as médias exatas, sempre abasteço de 70 a 75 litros da metade do último quarto (no painel) até a boca do tanque. No manual consta que o tanque possui capacidade para 75 litros, porém já abasteci diversas vezes 75 litros. Então rodo sempre os 740 km e não deixo o marcador baixar além da metade do último quarto do tanque. Pergunta: Já tivesses alguma vez uma pane seca e abastecesses tudo? Sabes pelo menos a capacidade real do tanque?
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Edin.
    Eu também faço exatamente como você, e já abasteci 78 litros e fique meio desconfiado. Nunca passei por pane seca, o mais próximo disso foi que tive de andar mais de 80Km com aquela luz do combustível acesa. Não tinha posto no trecho daquela estrada e não enchi o tanque porque o diesel tava caro no posto que parei.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Ela acende luz na reserva?!? Eu não sabia disso! ahahah
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Edintruder
    Ela acende luz na reserva?!? Eu não sabia disso! ahahah
    po ... comigo ja aconteceu isso umas 2 ou 3x ... mas foi na mesma ideia fiquei querendo abastecer + barato e rodei, rodei ... putz ... aquela Luz acessa.
    pior nem foi isso, foi aguentar meu pai no ouvido falando q se tivesse abastecido mesmo + caro nao iria acontecer aquilo e se o carro parasse d vez ele nao iria me ajudar a voltar a funcionar o carro.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #11
    Qual é pessoal, o painel indica a até o consumo em tempo real.
    Isso deve ser no computador de bordo, que provavelmente só vem nos modelos top, que custam uma fortuna (tipo a XLT das fotos)... é uma pena que as montadoras queiram economizar tirando acessórios úteis que custam barato...

  • #12
    É verdade, eu fiz o teste drive na Ranger XLS e o painel era bem mais simples. Em compensação, a top não só indica o consumo em tempo real como também a pressão do turbo, e o mais curioso é que o novo motor 3.0 vai até 1.5Kgf, diferente do 2.8 que vai ao Maximo a 1,15Kgf.
    A XLS não tem mais o medidor da tensão da bateria e nem da pressão do óleo. Cá entre nos, Qual a utilidade prática desses medidores?
    No caso do de pressão do óleo, agente só vai lembrar de olhar pra ele se a luz espia acender.
    O da tensão da bateria, não teve o seu comportamento alterado quando a minha bateria chegou ao fim. Se o alternador pifar a luz espia vai acender.
    Na verdade um medidor mais importante que todos esses seria o medidor da temperatura do óleo. Se acontecer da água do sistema de arrefecimento vazar, o medidor da temperatura não indica o superaquecimento do motor e o de óleo indicaria.
    Qualquer hora, instalo um desses na minha Ranger...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade