x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1

    Lightbulb Voltimetro Ranger




    Amigos, só para tirar a duvida:

    Na minha ranger o ponteiro do voltimetro marca ligeiramente abaixo do meio com tudo desligado.
    Medi a tensão ele ele ta mandando 13,8V.
    Uso bateria normal de 80A nova.
    Qdo ligo os farois o ponteiro cai quase um quarto.

    Na de vcs acontece isso tb?

  • #2
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Quando ligo os faróis dá para ver o ponteiro mexer (para baixo) mas não chega a ser 1/4.

  • #3
    Usuário Avatar de Italo Xavier Santos
    Entrada
    16/03/2006
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    43
    Posts
    109
    Agradecimentos: 0
    O meu normalmente fica um pouco abaixo também e quando ligo os farois, os milhas com o ar ligado dá uma abaixada mas não chaga a 1/4.

  • #4
    Ta, acho q exagerei, tipo, mexe uns 3 mm para baixo...
    Mas se vcs tb percebem este comportamento, acho que está normal.

  • #5
    Usuário Avatar de Clodoberto
    Entrada
    08/08/2008
    Idade
    44
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Veja a voltagem com um auxilio de um multimetro pois o relogio ele perde sua precisão com o passar dos anos. Minha S-10 quando ligo o farol e o ar ela cai bastante (praticamente 1/4), então fui no eletricista ver se estava certo. Com o multimetro digital marcava 13.75v com tudo ligado (farol alto e ar) e 13.95v sem nada ligado ai ele explicou que o ponteiro da bateria no painel perde muito a precisão.

  • #6

    Amperimetro

    Penso que o ideal nessa situaçao seria um amperimetro...
    Tem opções de relogios no mercado que montadas corretamente podem indicar se a bateria esta carregando ou descarregando. Me lembro de ter visto ateh no mercado livre, um amperimetro de leds para isso.
    Dessa forma pode-se controlar se a carga que o alternador esta fornecendo esta maior ou menor que a carga que o circuito do carro esta puxando. Assim, saberiamos se a bateria esta carregando ou descarregando, e se devemos economizar no consumo eletrico. Mesmo com o motor em funcionamento, se temos mais consumo que o fornecido pelo alternador, a bateria se descarregará.
    att

  • #7
    Usuário Avatar de Italo Xavier Santos
    Entrada
    16/03/2006
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    43
    Posts
    109
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Penso que o ideal nessa situaçao seria um amperimetro...
    Tem opções de relogios no mercado que montadas corretamente podem indicar se a bateria esta carregando ou descarregando. Me lembro de ter visto ateh no mercado livre, um amperimetro de leds para isso.
    Dessa forma pode-se controlar se a carga que o alternador esta fornecendo esta maior ou menor que a carga que o circuito do carro esta puxando. Assim, saberiamos se a bateria esta carregando ou descarregando, e se devemos economizar no consumo eletrico. Mesmo com o motor em funcionamento, se temos mais consumo que o fornecido pelo alternador, a bateria se descarregará.
    att
    Dudas, mas como seria feito isso? partindo da amperagem nominal da bateria em stand-by com a amperagem durante o funcionamento?

  • #8
    Tenho aqui na loja o amperimetro digital da guster, mas por enquanto acho desnecessario.

    Ele mede a corrente da bateria+alternador. Então vc sabe que com tudo desligado, estará marcando X amperes. Qdo vc começa a acionar cargas, essa amperagem começa a diminuir...

  • #9

    indicaçao do sentido da corrente

    Italo,
    o instrumento que o Nava menciona tem no site uma boa explicaçao sobre isso, confira em www.guster.com.br
    De qualquer forma, em linhas gerais, funciona assim:
    - o Amperimetro fica ligado em "paralelo" com o resto da carga do carro, como farois, buzina, radio, etc., etc.
    Ele mede a corrente que é puxada pelo circuito todo, menos a corrente que o alternador esta fornecendo. Repare que a corrente + ou a corrente - é somente convençao, pois o que nos interessa é saber se a bateria esta carregando ou descarregando. Dessa forma, um dos instrumentos da Guster, que é um amperimetro de barra de leds, é imbativel. Ele mede entre 70 e -70 amperes sendo que o "0" é no meio. Dessa forma, fica uma indicaçao visual muito clara do seu "balanço energético". Significa que se ele estiver no meio, o que o seu alternador esta provendo de energia é o tanto que os equipamentos do carro estao consumindo. Se ele estiver no lado do positivo, siginifica que o alternador esta entregando ao conjunto mais carga do que o conjunto esta consumindo. E, se ele estiver no negativo, siginifica que mesmo com o motor funcionando, o carro esta consumindo mais que gerando. Ou seja, ele te mostra a tendencia de carga.
    Repare que enquando o amperimetro mostra para onde a sua carga esta indo (p/ cima ou pra baixo) o voltimetro te mostra a foto instantanea, ou seja, como estamos no momento. Os dois instrumentos combinados seriam o melhor dos mundos.

  • #10

    Ainda o amperimetro

    Colocando num exemplo pratico, considerando que todas as peças estao funcionando na forma ideal:
    - imagine que estamos usando um guincho eletrico durante a noite, em uma situaçao complicada, com farois, farois auxiliares, um sealed-bean no acendedor, alem do consumo normal do carro.
    O voltimetro do carro esta no nivel normal, mas ao ligarmos tudo isso (principalmente o guincho) ele começa a despencar...
    O amperimetro tambem entra no vermelho, marcando -20, -30, -40 amperes, que significa que a bateria esta se escoando, e a carga provida pelo alternador esta sendo insuficiente para o consumo instantaneo. Se permanecer nessa situaçao, com certeza acabara a bateria, mesmo com o motor funcionando, isso se nao tivermos algum outro porblema de aquecimento de cabos, etc.

    Podemos entao desligar algum farol, e o amperimetro muda de nivel, por exemplo retornando ao -20. Se permanecemos nessa situaçao, o voltimetro continuará caindo. Mais lento que antes, mas ainda caindo.
    Mais um farol desligado, o o sealed-bean, e o amperimtro marca +10... dessa forma, se mantemos o motor ligado, o ponteiro do voltimetro subirá. Lento, mas subirá.
    Entao, podemos ir alternando minutos de serviço com iluminaçao, a minutos sem serviço, onde o conjunto carrega.

    Att

  • #11
    Show de explicação.
    lembrando que um guincho 10k por exemplo, de qq marca puxa fácil 300A em carga média.
    O amperimetro nesta situação bateria fundo de escala -70A, por exemplo e ficaria ali até acabar toda a carga da bateria.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1317
      Última resposta: 17/03/2016, 12:02
    2. Nova Ranger
      Por Luiz Marcos no fórum Ford
      Respostas: 693
      Última resposta: 12/04/2011, 03:21

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade