Amigos;

Uma vez mais recorro a ajuda de vocês para solucionar um problema em minha Explorer XLT 1997 A/T, com o Control Trac.

No último feriado, fui com uns amigos para uma Expedição à Serra da Canastra.

Após algumas mudanças de tração (alternando entre Auto - 4x4 High e 4x4 Low), num dado instante, a tração travou em 4x4 low.
Enquanto andava, as luzes do Over Drive, do 4x4 High e do 4x4 Low no painel piscavam alternadamente. Terminamos o passeio e, no hotel, a noite, o meu grande amigo Fernando ligou para o Sebastian (que sempre está no fórum) e o Seba nos orientou o que fazer: retiramos o motor, colocamos no HIGH e, no dia seguinte, fiz os passeios em HIGH. Para retornar a São Paulo, o próprio Seba nos orientou a cortar um fio marrom, de forma a desligar a tração dianteira que teimava em ficar ligada o tempo todo.

Chegando em Sampa, levei a Explorer para um auto elétrico de confiança. O motor da tração foi todo desmontado, revisado lubrificado e remontado. O fio cortado foi soldado.

Com tudo de volta no lugar, foi a hora e testar e, para minha completa decepção, as luzes no painel continuaram piscando, o motor seletor da tração não funcionou e, ao se passar o scanner, foi apresentado um problema descrito como Sensor de Transmissão.

O Seba já está sabendo do caso e em breve deverá repassar ao Fernando algumas informações.

Alguém mais teria experiências parecidas neste caso?

Alguém sabe indicar algum especialista neste problema?

Algum caminho das pedras para facilitar minha luta?

Agradeço a atenção dos colegas.

[]'s destracionados por falta de seletor de tração.