Tenho algumas duvidas sobre esses componentes em minha viatura, Ranger 3.0 2005, gostaria de compartilhar com os colegas...
Ando sempre (100% do tempo) com ac ligado, a ventuinha fica ligada a maior parte do tempo, em razáo disso (pelo menos em cidade), o carro fica um pouco lerdo e com um consumo relativamente alto 7,7 a 8 km/l na cidade..
Até ai, tudo normal, pelo menos pelo que conversei com alguns mecanicos...
Bem, fui arrumar meu a/c que não estava la essas coisas (as vezes desligava e saia ar quente ao inves de frio).. dai o tecnico disse que iria completar o gas que estava um pouco abaixo mas me fez uma recomendação interessante, disse para colocar uma ventuinha ligada que acionasse diretamente quando o ac ligar... falou que isso foi aprimorado nas novas rangers e s-10s e etc... e que eu ia me sentir no polo norte (excelente,

De fato, o que achei estranho a maioria dos carros que conheço que tem ac, tem essa ventuinha na frente do radiador..
Pergunto:
A viatura de vcs tem ou náo uma outra ventiunha ??? essa de ar condicionado (geralmente menor e que vai a frente do radiador ???)
O que vcs acham da sugestáo do cara ? Pensei que pode ser até positivo, pq pode diminuir o acionamento da ventuinha principal, que costuma a nos levar uns cavalos de potencia e aumentar o consumo de combustivel...
Não gosto muito "gabiarras", mas acho que essa vou encarar...