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Convex Datacenter
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  • #1
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    Diferencial ou caixa: travamento no peso?




    Olá, amigos. Ontem carreguei 400 kg na caçamba e ao movimentar a ranger na 1ª marcha percebi uma espécie de travamento curto, como se fosse uma engranagem com problemas de encaixe. Aconteceu durante todo o tempo que mantive a carga, mas somente ao iniciar na 1ª e depois de rodar uns dois metros. Vazio, não deu mais problema. Desconfiei na caixa, mas como só aconteceu com carga estou encucando com o diferencial. Alguma idéia? Um abraço a todos.
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • #2
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    pode se redução

    Olá Amigo,

    Se a tua máquina for 4x4, pode ser a redução da caixa.

  • #3
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    25/12/2004
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    Olha os rolamentos. Repara que se empurrares a ranger para os lados de forma a embalar num "vai e vém", começará a escutar umas batidas secas. Essas batidas são as folgas dos rolamentos traseiros, comuns nesse tipo de montagem com rolamentos "côncavos" aonde o peso da picape força os semi-eixos pra fora. Com o peso extra algum rolamento pode estar mostrando sinais de desgaste.
    Normalmente trancos oriundos das caixas, tem roncos ou estralos durante o uso normal.
    Finalmente o diferencial também pode fazer esse tipo de coisa também.
    E por último, se usasses o 4x4 e fizesses alguma curva ou mannobra com o 4x4 acionado, esse efeito é normal também.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
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    26/12/2006
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    De fato, balançando a caçamba escutam-se essas batidas secas, mais uma outra metálica... Se o peso movimenta em alguns graus o semi-eixo, não seria questão de verificar as engrenagens do conjunto planetárias/satélites procurando desgaste nos dentes? Uma inspecção visual resolve?
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • #5
    Pelo fato de ser fácil a retirada da tampa do diferencial, vale a verificação dos dentes(desgaste ou quebra). Aproveita para trocar o óleo.
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #6
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    26/12/2006
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    Iuri,
    Olá, seja bem-vindo! Quando aconteceu o problema não estava usando tração, nem na alta nem na reduzida. Estava carregado em 4x2.
    Um abraço.

    Anthon,
    Vou sim tirar a tampa e olhar até onde puder enxergar. Apesar de ter trocado o óleo recentemente, vou substitui-lo novamente (+ um aditivo molicote), mas tenho dificuldades de achar o óleo que uso (lubrax 75W90).
    Abs
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

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